Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9742766 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64850 |
Resumo: | A Banca da Ciência (BC), iniciativa de difusão científica que utiliza materiais didáticos (MD) lúdicos de baixo custo para exposições e eventos tem como público-alvo principalmente, escolas públicas do ensino fundamental. Em 2018, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no campus Guarulhos, junto com o projeto da BC uniram-se numa iniciativa de formação dos mediadores e futuros professores para atuação nos processos interativos de difusão científica nas escolas bilíngues (Língua Brasileira de Sinais/Português). Considerando as estratégias de acessibilidade voltadas crianças surdas e a falta de formação específica dos mediadores do PIBID/BC quanto à cultura surda, o presente trabalho teve por objetivo investigar o processo formativo de futuros professores para a educação científica com crianças surdas na perspectiva da difusão científica. Para alcançar tal objetivo, foi feito: o levantamento bibliográfico sobre o tema estudado; a capacitação de mediadores quanto a Libras e a cultura surda; a análise de discurso proposta por Orlandi (2009) do diário de campo (que é um blog que os mediadores preenchem após as intervenções e reuniões de planejamento) dos mediadores referente às oito intervenções realizadas com duas turmas com crianças surdas de uma escola polo bilíngue de Guarulhos. Foram sujeitos desta pesquisa três estudantes da graduação da pedagogia da UNIFESP que atuaram como mediadores do PIBID/BC em quatro intervenções com as crianças surdas. A partir dos resultados e discussão é possível notar que a Libras é o ponto central de questionamentos dos sujeitos de pesquisa e membros do Grupo PIBID Bilíngue. O domínio da Libras foi o maior desafio levantado — acima das questões de Ciências da Natureza e materiais didáticos —, não sendo questionada a sua importância para a comunicação e mediação de atividades com crianças surdas. Para os sujeitos de pesquisa, Libras não é o problema, mas a solução de diversas dificuldades durante a comunicação com as crianças. |
id |
UFSP_2d8c17d4eb0d49e38c557196d417cc17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/64850 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Franca, Virginia Gaiba De [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloSantos, Emerson Izidoro Dos [UNIFESP]2022-07-25T12:28:25Z2022-07-25T12:28:25Z2020-02-28https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9742766https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64850VIRGINIA GAIBA DE FRANCA.pdfA Banca da Ciência (BC), iniciativa de difusão científica que utiliza materiais didáticos (MD) lúdicos de baixo custo para exposições e eventos tem como público-alvo principalmente, escolas públicas do ensino fundamental. Em 2018, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no campus Guarulhos, junto com o projeto da BC uniram-se numa iniciativa de formação dos mediadores e futuros professores para atuação nos processos interativos de difusão científica nas escolas bilíngues (Língua Brasileira de Sinais/Português). Considerando as estratégias de acessibilidade voltadas crianças surdas e a falta de formação específica dos mediadores do PIBID/BC quanto à cultura surda, o presente trabalho teve por objetivo investigar o processo formativo de futuros professores para a educação científica com crianças surdas na perspectiva da difusão científica. Para alcançar tal objetivo, foi feito: o levantamento bibliográfico sobre o tema estudado; a capacitação de mediadores quanto a Libras e a cultura surda; a análise de discurso proposta por Orlandi (2009) do diário de campo (que é um blog que os mediadores preenchem após as intervenções e reuniões de planejamento) dos mediadores referente às oito intervenções realizadas com duas turmas com crianças surdas de uma escola polo bilíngue de Guarulhos. Foram sujeitos desta pesquisa três estudantes da graduação da pedagogia da UNIFESP que atuaram como mediadores do PIBID/BC em quatro intervenções com as crianças surdas. A partir dos resultados e discussão é possível notar que a Libras é o ponto central de questionamentos dos sujeitos de pesquisa e membros do Grupo PIBID Bilíngue. O domínio da Libras foi o maior desafio levantado — acima das questões de Ciências da Natureza e materiais didáticos —, não sendo questionada a sua importância para a comunicação e mediação de atividades com crianças surdas. Para os sujeitos de pesquisa, Libras não é o problema, mas a solução de diversas dificuldades durante a comunicação com as crianças.The Stand of Science (SS), a scientific dissemination initiative that uses low-cost recreational teaching materials (TD) for exhibitions and events is mainly targeted at public elementary schools. In 2018, the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships (PIBID) of the Federal University of São Paulo (UNIFESP) on the Guarulhos campus, together with the BC project, joined in an initiative to train mediators and future teachers to act in the processes interactive programs for scientific dissemination in bilingual schools (Brazilian Sign Language/Portuguese). Considering the accessibility strategies aimed at deaf children and the lack of specific training of PIBID/SS mediators regarding deaf culture, the present study aimed to investigate the training process of future teachers for science education with deaf children in the perspective of scientific diffusion. To achieve this objective, the following was done: a bibliographic survey on the studied subject; the training of mediators regarding Libras and deaf culture; the speech analysis proposed by Orlandi (2009) of the field diary (which is a blog that mediators fill out after interventions and planning meetings) of mediators regarding the eight interventions carried out with two classes with deaf children from a bilingual school in Guarulhos. The subjects of this research were three undergraduate students of the pedagogy of UNIFESP who acted as mediators of PIBID/SS in four interventions with deaf children. From the results and discussion it is possible to notice that Libras is the central point of questioning of the research subjects and members of the Bilingual Group. The dominance of Libras is the biggest challenge raised - above the issues of Natural Sciences and didactic materials - and its importance for communication and mediation of activities with deaf children is not questioned. For the research subjects, Libras is not the problem, but the solution of several difficulties when communicating with children.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)126 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Formação Inicial De ProfessoresEnsino De CiênciasLibrasInitial Teacher TrainingScience TeachingBrazilian Sign LanguageLibras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoLinguagens E Saberes Em Contextos FormativosORIGINALVIRGINIA GAIBA DE FRANCA.pdfVIRGINIA GAIBA DE FRANCA.pdfapplication/pdf1876010${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64850/1/VIRGINIA%20GAIBA%20DE%20FRANCA.pdfe627b8336005482eea2a7f1dbe875adeMD51open accessTEXTVIRGINIA GAIBA DE FRANCA.pdf.txtVIRGINIA GAIBA DE FRANCA.pdf.txtExtracted texttext/plain279383${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64850/8/VIRGINIA%20GAIBA%20DE%20FRANCA.pdf.txtdc2a635f1c40b11896a9123817901e43MD58open accessTHUMBNAILVIRGINIA GAIBA DE FRANCA.pdf.jpgVIRGINIA GAIBA DE FRANCA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3398${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64850/10/VIRGINIA%20GAIBA%20DE%20FRANCA.pdf.jpga56a5c71924e6049cf53d2112ead3266MD510open access11600/648502023-05-15 10:40:58.835open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64850Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:40:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia |
title |
Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia |
spellingShingle |
Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia Franca, Virginia Gaiba De [UNIFESP] Formação Inicial De Professores Ensino De Ciências Libras Initial Teacher Training Science Teaching Brazilian Sign Language |
title_short |
Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia |
title_full |
Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia |
title_fullStr |
Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia |
title_full_unstemmed |
Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia |
title_sort |
Libras e educação científica na infância: uma experiência na formação inicial em Pedagogia |
author |
Franca, Virginia Gaiba De [UNIFESP] |
author_facet |
Franca, Virginia Gaiba De [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franca, Virginia Gaiba De [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Santos, Emerson Izidoro Dos [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Santos, Emerson Izidoro Dos [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial De Professores Ensino De Ciências Libras |
topic |
Formação Inicial De Professores Ensino De Ciências Libras Initial Teacher Training Science Teaching Brazilian Sign Language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Initial Teacher Training Science Teaching Brazilian Sign Language |
description |
A Banca da Ciência (BC), iniciativa de difusão científica que utiliza materiais didáticos (MD) lúdicos de baixo custo para exposições e eventos tem como público-alvo principalmente, escolas públicas do ensino fundamental. Em 2018, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) no campus Guarulhos, junto com o projeto da BC uniram-se numa iniciativa de formação dos mediadores e futuros professores para atuação nos processos interativos de difusão científica nas escolas bilíngues (Língua Brasileira de Sinais/Português). Considerando as estratégias de acessibilidade voltadas crianças surdas e a falta de formação específica dos mediadores do PIBID/BC quanto à cultura surda, o presente trabalho teve por objetivo investigar o processo formativo de futuros professores para a educação científica com crianças surdas na perspectiva da difusão científica. Para alcançar tal objetivo, foi feito: o levantamento bibliográfico sobre o tema estudado; a capacitação de mediadores quanto a Libras e a cultura surda; a análise de discurso proposta por Orlandi (2009) do diário de campo (que é um blog que os mediadores preenchem após as intervenções e reuniões de planejamento) dos mediadores referente às oito intervenções realizadas com duas turmas com crianças surdas de uma escola polo bilíngue de Guarulhos. Foram sujeitos desta pesquisa três estudantes da graduação da pedagogia da UNIFESP que atuaram como mediadores do PIBID/BC em quatro intervenções com as crianças surdas. A partir dos resultados e discussão é possível notar que a Libras é o ponto central de questionamentos dos sujeitos de pesquisa e membros do Grupo PIBID Bilíngue. O domínio da Libras foi o maior desafio levantado — acima das questões de Ciências da Natureza e materiais didáticos —, não sendo questionada a sua importância para a comunicação e mediação de atividades com crianças surdas. Para os sujeitos de pesquisa, Libras não é o problema, mas a solução de diversas dificuldades durante a comunicação com as crianças. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-25T12:28:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-25T12:28:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9742766 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64850 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
VIRGINIA GAIBA DE FRANCA.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9742766 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64850 |
identifier_str_mv |
VIRGINIA GAIBA DE FRANCA.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
126 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64850/1/VIRGINIA%20GAIBA%20DE%20FRANCA.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64850/8/VIRGINIA%20GAIBA%20DE%20FRANCA.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64850/10/VIRGINIA%20GAIBA%20DE%20FRANCA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e627b8336005482eea2a7f1dbe875ade dc2a635f1c40b11896a9123817901e43 a56a5c71924e6049cf53d2112ead3266 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764248382701568 |