O trabalho em equipe no cotidiano de Terapeutas Ocupacionais em diferentes equipes de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palacios, Marcella Giovanna Souza [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000sbns
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70350
Resumo: O Sistema Único de Saúde foi estruturado baseado nos princípios da universalidade de acesso, da integralidade do cuidado, da equidade da atenção e da participação da comunidade. O período histórico de reestruturação do cenário político-social, reforçou a implementação nas articulações e ampliação de diálogo no âmbito institucional e profissional, propondo a transgressão do antigo conceito de cuidado em saúde. Este processo reverberou no desenvolvimento de estratégias mais eficientes para reverter o modelo de atenção à saúde hegemônico até então estabelecido no processo acadêmico formativo em saúde. As Práticas Interprofissionais Colaborativas vem contribuindo para o cenário brasileiro com um novo modo de colaboração e interação em equipe, sendo ampliado os cuidados em saúde por meio do respeito à integralidade do indivíduo, a resolutividade e o trabalho em equipe. Objetivo: Conhecer como se dá o trabalho em equipe no cotidiano de terapeutas ocupacionais em diferentes equipes de saúde. Método: Pesquisa de caráter quali-quantitativa, em que participou 30 Terapeutas Ocupacionais.Os participantes responderam a Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe (AITCS II-Br) que contém 23 assertivas, e são divididas em três dimensões: participação, cooperação e coordenação, e uma entrevista semiestruturada, que foi interpretada por meio de categorias temáticas que emergiram a partir das respostas, sendo os dois eixos “Importância, desafios e possibilidades da educação e trabalho interprofissional” e “Formação em saúde para a prática interprofissional”, fundamentada na análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Nas três dimensões contempladas pelo instrumento AITCS II-Br apenas 10 das 23 assertivas apresentaram Zonas de Conforto, e as medidas obtidas das três dimensões apresentou Zona de Alerta de acordo com a AITCS II-Br, identificando que há dificuldades iminentes no contexto das equipes. Na entrevista semiestruturada, as categorias encontradas na análise foram: Formação (Teórico-Prático); Trabalho em Equipe; Prática Colaborativa; Atenção Centrada na Pessoa; Trabalho Multiprofissional, e Abordagens na Terapia Ocupacional, para apresentar o viés dos participantes adotou-se o uso da citação direta. Considerações Finais: Os profissionais quando têm a oportunidade de aprender em seu processo formativo através da Educação Interprofissional em Saúde conseguem desenvolver com mais desenvoltura o trabalho em equipe pela prática interprofissional colaborativa, desta forma proporcionando um cuidado integral centrado na pessoa e família e oferecendo um serviço de melhor qualidade.
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As Práticas Interprofissionais Colaborativas vem contribuindo para o cenário brasileiro com um novo modo de colaboração e interação em equipe, sendo ampliado os cuidados em saúde por meio do respeito à integralidade do indivíduo, a resolutividade e o trabalho em equipe. Objetivo: Conhecer como se dá o trabalho em equipe no cotidiano de terapeutas ocupacionais em diferentes equipes de saúde. Método: Pesquisa de caráter quali-quantitativa, em que participou 30 Terapeutas Ocupacionais.Os participantes responderam a Escala de Avaliação da Colaboração Interprofissional em Equipe (AITCS II-Br) que contém 23 assertivas, e são divididas em três dimensões: participação, cooperação e coordenação, e uma entrevista semiestruturada, que foi interpretada por meio de categorias temáticas que emergiram a partir das respostas, sendo os dois eixos “Importância, desafios e possibilidades da educação e trabalho interprofissional” e “Formação em saúde para a prática interprofissional”, fundamentada na análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Nas três dimensões contempladas pelo instrumento AITCS II-Br apenas 10 das 23 assertivas apresentaram Zonas de Conforto, e as medidas obtidas das três dimensões apresentou Zona de Alerta de acordo com a AITCS II-Br, identificando que há dificuldades iminentes no contexto das equipes. Na entrevista semiestruturada, as categorias encontradas na análise foram: Formação (Teórico-Prático); Trabalho em Equipe; Prática Colaborativa; Atenção Centrada na Pessoa; Trabalho Multiprofissional, e Abordagens na Terapia Ocupacional, para apresentar o viés dos participantes adotou-se o uso da citação direta. Considerações Finais: Os profissionais quando têm a oportunidade de aprender em seu processo formativo através da Educação Interprofissional em Saúde conseguem desenvolver com mais desenvoltura o trabalho em equipe pela prática interprofissional colaborativa, desta forma proporcionando um cuidado integral centrado na pessoa e família e oferecendo um serviço de melhor qualidade.The Unified Health System was structured based on the principles of universal access, comprehensive care, equity of care and community participation. The historical period of restructuring of the political and social scene, reinforced the implementation in the articulations and expansion of dialogue in the institutional and professional scope, proposing the transgression of the old concept of health care. After the development of a more efficient strategy to reverse the hegemonic health care model in the academic training process in health. The Collaborative Interprofessional Practices marked the Brazilian scenario with a new way of collaboration and team relationship, expanding health care through respect for the integrality of the individual, resoluteness and teamwork. Objective: To know how teamwork occurs in the daily life of occupational therapists in different health teams. Method: Quali-quantitative research, in which 30 Occupational Therapists participated. coordination, and a semi-structured interview, which was interpreted through thematic categories that emerged from the responses, the two axes being “Importance, challenges and possibilities of education and interprofessional work” and “Training in health for interprofessional practice”, based on in Bardin's content analysis. Results: In the three dimensions contemplated by the AITCS II-Br instrument, only 10 of the 23 assertions presented Comfort Zones, and the measures obtained from the three dimensions presented Alert Zone according to AITCS II-Br, identifying that there are imminent difficulties in the context of the teams. In the semi-structured interview, the categories found in the analysis were: Training (Theoretical-Practical); Team work; Collaborative Practice; Person-Centered Care; Multiprofessional Work, and Approaches in Occupational Therapy, to present the bias of the participants, the use of direct citation was adopted. Final Considerations: When professionals have the opportunity to learn in their training process through Interprofessional Education in Health, they are able to develop teamwork more easily through collaborative interprofessional practice, thus providing comprehensive care centered on the person and family and offering a service of better qualityUniversidade Federal de São PauloUchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3179063226554474http://lattes.cnpq.br/2217521642011374Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Palacios, Marcella Giovanna Souza [UNIFESP]2024-01-10T17:00:15Z2024-01-10T17:00:15Z2023-07-10info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion116 f.application/pdfPALACIOS, Marcella Giovanna Souza. O trabalho em equipe no cotidiano de Terapeutas Ocupacionais em diferentes equipes de saúde. 2023. 116 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de São Paulo, Instituto de Saúde e Sociedade, Santos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70350ark:/48912/001300000sbnsporSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T17:11:10Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70350Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:35:15.949203Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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