Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health service
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revisbrato |
Texto Completo: | https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41840 |
Resumo: | Objetivo: apresentar como uma equipe de saúde mental infantil se reinventou para manter o cuidado, em meio à pandemia de COVID-19, e destacar a participação da terapia ocupacional nesse processo. Síntese dos elementos do estudo: foi necessária parceria e diálogo para superar os desafios, reconstruir o fluxo interno e adotar novas ações. A terapia ocupacional se destacou devido suas contribuições para qualificar e adaptar o cotidiano da população atendida, bem como sua preocupação, sempre presente, com as pessoas em maior vulnerabilidade. Conclusão: A pandemia evidencia a necessidade de uma equipe colaborativa, baseando-se na integralidade e colocou o trabalho da terapia ocupacional em evidência.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Equipe multiprofissional. Covid-19. Saúde MentalAbstractObjective: Presenting how a team of children’s mental health workers reinvented themselves in order to keep on providing care in the midst of the COVID-19 pandemic and to highlight the participation of occupational therapy in this process. Synthesis of the study elements: partnership and dialogue were needed to overcome the challenges, rebuild the internal flow, and adopt new actions. Occupational therapy stood out due to its contributions to qualify and adapt the daily life of the population served, as well as its ever-present concern for the most vulnerable people. Conclusion: Pandemic highlights the need for a collaborative team, based on integrality, and put the work of occupational therapy in evidence.Keywords: Occupational Therapy. Health Care Team. COVID-19. Mental Health. ResumenObjetivo: Presentar como un equipo de salud mental infantil se reinventó para mantener los cuidados en medio a la pandemia de COVID’19 y destacar la participation de la terapia ocupacional en este proceso.. Síntesis de los elementos de estudio: Ha sido necesario trabajo en equipo y dialogo para superar los desafíos, reconstruir el eje interno y adoptar nuevas acciones. La terapia ocupacional se destacó debido sus contribuciones para calificarse y adaptarse al cotidiano de la población atendida, así como, su preocupación siempre presente con las personas con nivel más grande de vulnerabilidad. Conclusión: La pandemia evidencia la necesidad de un equipo colaborativo, basándose en la integridade, y poner en evidencia el trabajo de la terapia ocupacional. Palabras clave: Terapia Ocupacional. Equipo Multiprofesional. Covid-19. Salud Mental |
id |
UFRJ-14_56d0df43403f9d920c28da9b716f265a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.revistas.ufrj.br:article/41840 |
network_acronym_str |
UFRJ-14 |
network_name_str |
Revisbrato |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health serviceFisioterapia e Terapia Ocupaiconal; Saúde; SociologiaTerapia Ocupacional. Equipe Multiprofissional. COVID-19. Saúde Mental.Terapia Ocupacional. Equipe Multiprofissional. COVID-19. Saúde Mental.Objetivo: apresentar como uma equipe de saúde mental infantil se reinventou para manter o cuidado, em meio à pandemia de COVID-19, e destacar a participação da terapia ocupacional nesse processo. Síntese dos elementos do estudo: foi necessária parceria e diálogo para superar os desafios, reconstruir o fluxo interno e adotar novas ações. A terapia ocupacional se destacou devido suas contribuições para qualificar e adaptar o cotidiano da população atendida, bem como sua preocupação, sempre presente, com as pessoas em maior vulnerabilidade. Conclusão: A pandemia evidencia a necessidade de uma equipe colaborativa, baseando-se na integralidade e colocou o trabalho da terapia ocupacional em evidência.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Equipe multiprofissional. Covid-19. Saúde MentalAbstractObjective: Presenting how a team of children’s mental health workers reinvented themselves in order to keep on providing care in the midst of the COVID-19 pandemic and to highlight the participation of occupational therapy in this process. Synthesis of the study elements: partnership and dialogue were needed to overcome the challenges, rebuild the internal flow, and adopt new actions. Occupational therapy stood out due to its contributions to qualify and adapt the daily life of the population served, as well as its ever-present concern for the most vulnerable people. Conclusion: Pandemic highlights the need for a collaborative team, based on integrality, and put the work of occupational therapy in evidence.Keywords: Occupational Therapy. Health Care Team. COVID-19. Mental Health. ResumenObjetivo: Presentar como un equipo de salud mental infantil se reinventó para mantener los cuidados en medio a la pandemia de COVID’19 y destacar la participation de la terapia ocupacional en este proceso.. Síntesis de los elementos de estudio: Ha sido necesario trabajo en equipo y dialogo para superar los desafíos, reconstruir el eje interno y adoptar nuevas acciones. La terapia ocupacional se destacó debido sus contribuciones para calificarse y adaptarse al cotidiano de la población atendida, así como, su preocupación siempre presente con las personas con nivel más grande de vulnerabilidad. Conclusión: La pandemia evidencia la necesidad de un equipo colaborativo, basándose en la integridade, y poner en evidencia el trabajo de la terapia ocupacional. Palabras clave: Terapia Ocupacional. Equipo Multiprofesional. Covid-19. Salud MentalUniversidade Federal do Rio de JaneiroBissa, Cinthia Alves de AraújoUchôa-Figueiredo, Lucia da Rocha2021-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/4184010.47222/2526-3544.rbto41840Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 656-6652526-3544reponame:Revisbratoinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJporhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41840/pdfhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41840/14549https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41840/14550/*ref*/American Occupational Therapy Association (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(3), 1-49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49 Brandão, A. T., Lima, C. C., Mesquita, G. S. & Costa, W. D. (2020). Impactos da pandemia de coronavírus em um Caps Infantojuvenil do Distrito Federal. Health Residencies Journal, 1(1), 01-20. https://doi.org/10.51723/hrj.v1i1.19 Cid, M.F.B., Fernandes, A.D.S.A., Morato, G.G., & Minatel, M.M. (2020). Atención Psicosocial y Pandemia de COVID-19: Reflexiones sobre la Atención a Infancia y Adolescencia que Vive en Contextos Socialmente Vulnerables. Multidisciplinary Journal of Educational Research, 10(2), 178-201. http://dx.doi.org/10.447/remie.2020.5887 Corrêa V.A.C., Nascimento C.A.V. & Omura K.M. (2020). Isolamento social e ocupações. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Suplemento, 4(3), 351-369. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34486 Dutra, E. B., Lemos, A. S. P. & Guizardi, F. L. (2020) Trabalho em equipe para a construção de práticas colaborativas na saúde. In: Dutra, E. B., Guizardi, F. L. & Passos, M. F. D. (Eds.), Em mar aberto: colaboração e mediações tecnológicas na educação permanente em saúde (pp. 183-215). Rede Unida Farias, M. N., & Leite Junior, J. D. (2021). Vulnerabilidade social e Covid-19: considerações com base na terapia ocupacional social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2099. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN2099 Merhy, E.E. (2002). Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec Minervino, A.J., Oliveira, M. B., Cunha, K. A. L. & Almeida, Y, T. (2020). Desafios em saúde mental durante a pandemia: relato de experiência. Revista Bioética, 28 (4), 647-54. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422020284428 Brasil (2020). Sobre a doença. Explica e orienta sobra a doença COVID-19. Site do Ministério da Saúde brasileiro. https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca/*ref*/Morrison, R., & Silva, C. (2020). Terapia ocupacional en tiempos de pandemia. Revista Chilena de Terapia Ocupacional, 20(1), 7-12. doi:10.5354/0719-5346.2020.57813 Organização Mundial da Saúde (2010). Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra, Suíça. https://www.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf Organização Mundial da Saúde (2020ª, 12 março). WHO announces COVID-19 outbreak a pandemic. https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemic Organização Mundial da Saúde (2020b, 18 março). Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf Pastore, M. D. N. (2021). Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos? Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2797. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN2116 Brasil (2002). Portaria 336, de 19 de fevereiro de 2002. Estabelece que os Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I, CAPS II e CAPS III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html Silva M.R., Silva P.C., Rabelo H.D. & Vinhas B.C.V. (2020) A Terapia Ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: reformulando a prática profissional. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171 Yasui, S. (2009). A atenção psicossocial e os desafios do contemporâneo: um outro mundo é possível. Cad. Bras. Saúde Mental, 1(1), 1-9, CD-ROOM.Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATOinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-08T15:31:43Zoai:www.revistas.ufrj.br:article/41840Revistahttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/indexPUBhttps://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/oai||revisbrato@gmail.com2526-35442526-3544opendoar:2021-11-08T15:31:43Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health service |
title |
Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health service |
spellingShingle |
Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health service Bissa, Cinthia Alves de Araújo Fisioterapia e Terapia Ocupaiconal; Saúde; Sociologia Terapia Ocupacional. Equipe Multiprofissional. COVID-19. Saúde Mental. Terapia Ocupacional. Equipe Multiprofissional. COVID-19. Saúde Mental. |
title_short |
Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health service |
title_full |
Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health service |
title_fullStr |
Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health service |
title_full_unstemmed |
Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health service |
title_sort |
Uma equipe colaborativa enfrentando a pandemia: a perspectiva de uma terapeuta ocupacional em um serviço de saúde mental infantil/A collaborative team facing the pandemic: the perspective of an occupational therapist in children's mental health service |
author |
Bissa, Cinthia Alves de Araújo |
author_facet |
Bissa, Cinthia Alves de Araújo Uchôa-Figueiredo, Lucia da Rocha |
author_role |
author |
author2 |
Uchôa-Figueiredo, Lucia da Rocha |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bissa, Cinthia Alves de Araújo Uchôa-Figueiredo, Lucia da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fisioterapia e Terapia Ocupaiconal; Saúde; Sociologia Terapia Ocupacional. Equipe Multiprofissional. COVID-19. Saúde Mental. Terapia Ocupacional. Equipe Multiprofissional. COVID-19. Saúde Mental. |
topic |
Fisioterapia e Terapia Ocupaiconal; Saúde; Sociologia Terapia Ocupacional. Equipe Multiprofissional. COVID-19. Saúde Mental. Terapia Ocupacional. Equipe Multiprofissional. COVID-19. Saúde Mental. |
description |
Objetivo: apresentar como uma equipe de saúde mental infantil se reinventou para manter o cuidado, em meio à pandemia de COVID-19, e destacar a participação da terapia ocupacional nesse processo. Síntese dos elementos do estudo: foi necessária parceria e diálogo para superar os desafios, reconstruir o fluxo interno e adotar novas ações. A terapia ocupacional se destacou devido suas contribuições para qualificar e adaptar o cotidiano da população atendida, bem como sua preocupação, sempre presente, com as pessoas em maior vulnerabilidade. Conclusão: A pandemia evidencia a necessidade de uma equipe colaborativa, baseando-se na integralidade e colocou o trabalho da terapia ocupacional em evidência.Palavras-chave: Terapia Ocupacional. Equipe multiprofissional. Covid-19. Saúde MentalAbstractObjective: Presenting how a team of children’s mental health workers reinvented themselves in order to keep on providing care in the midst of the COVID-19 pandemic and to highlight the participation of occupational therapy in this process. Synthesis of the study elements: partnership and dialogue were needed to overcome the challenges, rebuild the internal flow, and adopt new actions. Occupational therapy stood out due to its contributions to qualify and adapt the daily life of the population served, as well as its ever-present concern for the most vulnerable people. Conclusion: Pandemic highlights the need for a collaborative team, based on integrality, and put the work of occupational therapy in evidence.Keywords: Occupational Therapy. Health Care Team. COVID-19. Mental Health. ResumenObjetivo: Presentar como un equipo de salud mental infantil se reinventó para mantener los cuidados en medio a la pandemia de COVID’19 y destacar la participation de la terapia ocupacional en este proceso.. Síntesis de los elementos de estudio: Ha sido necesario trabajo en equipo y dialogo para superar los desafíos, reconstruir el eje interno y adoptar nuevas acciones. La terapia ocupacional se destacó debido sus contribuciones para calificarse y adaptarse al cotidiano de la población atendida, así como, su preocupación siempre presente con las personas con nivel más grande de vulnerabilidad. Conclusión: La pandemia evidencia la necesidad de un equipo colaborativo, basándose en la integridade, y poner en evidencia el trabajo de la terapia ocupacional. Palabras clave: Terapia Ocupacional. Equipo Multiprofesional. Covid-19. Salud Mental |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-08 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41840 10.47222/2526-3544.rbto41840 |
url |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41840 |
identifier_str_mv |
10.47222/2526-3544.rbto41840 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/view/41840/pdf https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41840/14549 https://revistas.ufrj.br/index.php/ribto/article/downloadSuppFile/41840/14550 /*ref*/American Occupational Therapy Association (2015). Estrutura da prática da Terapia Ocupacional: domínio & processo. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 26(3), 1-49. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v26iespp1-49 Brandão, A. T., Lima, C. C., Mesquita, G. S. & Costa, W. D. (2020). Impactos da pandemia de coronavírus em um Caps Infantojuvenil do Distrito Federal. Health Residencies Journal, 1(1), 01-20. https://doi.org/10.51723/hrj.v1i1.19 Cid, M.F.B., Fernandes, A.D.S.A., Morato, G.G., & Minatel, M.M. (2020). Atención Psicosocial y Pandemia de COVID-19: Reflexiones sobre la Atención a Infancia y Adolescencia que Vive en Contextos Socialmente Vulnerables. Multidisciplinary Journal of Educational Research, 10(2), 178-201. http://dx.doi.org/10.447/remie.2020.5887 Corrêa V.A.C., Nascimento C.A.V. & Omura K.M. (2020). Isolamento social e ocupações. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. Suplemento, 4(3), 351-369. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34486 Dutra, E. B., Lemos, A. S. P. & Guizardi, F. L. (2020) Trabalho em equipe para a construção de práticas colaborativas na saúde. In: Dutra, E. B., Guizardi, F. L. & Passos, M. F. D. (Eds.), Em mar aberto: colaboração e mediações tecnológicas na educação permanente em saúde (pp. 183-215). Rede Unida Farias, M. N., & Leite Junior, J. D. (2021). Vulnerabilidade social e Covid-19: considerações com base na terapia ocupacional social. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2099. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN2099 Merhy, E.E. (2002). Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec Minervino, A.J., Oliveira, M. B., Cunha, K. A. L. & Almeida, Y, T. (2020). Desafios em saúde mental durante a pandemia: relato de experiência. Revista Bioética, 28 (4), 647-54. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422020284428 Brasil (2020). Sobre a doença. Explica e orienta sobra a doença COVID-19. Site do Ministério da Saúde brasileiro. https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca /*ref*/Morrison, R., & Silva, C. (2020). Terapia ocupacional en tiempos de pandemia. Revista Chilena de Terapia Ocupacional, 20(1), 7-12. doi:10.5354/0719-5346.2020.57813 Organização Mundial da Saúde (2010). Marco para ação em educação interprofissional e prática colaborativa. Genebra, Suíça. https://www.paho.org/bra/images/stories/documentos/marco_para_acao.pdf Organização Mundial da Saúde (2020ª, 12 março). WHO announces COVID-19 outbreak a pandemic. https://www.euro.who.int/en/health-topics/health-emergencies/coronavirus-covid-19/news/news/2020/3/who-announces-covid-19-outbreak-a-pandemic Organização Mundial da Saúde (2020b, 18 março). Mental health and psychosocial considerations during the COVID-19 outbreak. https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/mental-health-considerations.pdf Pastore, M. D. N. (2021). Infâncias, crianças e travessias: em que barcos navegamos? Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2797. https://doi.org/10.1590/2526-8910.ctoEN2116 Brasil (2002). Portaria 336, de 19 de fevereiro de 2002. Estabelece que os Centros de Atenção Psicossocial poderão constituir-se nas seguintes modalidades de serviços: CAPS I, CAPS II e CAPS III, definidos por ordem crescente de porte/complexidade e abrangência populacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html Silva M.R., Silva P.C., Rabelo H.D. & Vinhas B.C.V. (2020) A Terapia Ocupacional pediátrica brasileira diante da pandemia da COVID-19: reformulando a prática profissional. Rev. Interinst. Bras. Ter. Ocup. 4(3), 422-437. https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34171 Yasui, S. (2009). A atenção psicossocial e os desafios do contemporâneo: um outro mundo é possível. Cad. Bras. Saúde Mental, 1(1), 1-9, CD-ROOM. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO; v. 5, n. 4 (2021): Dossiê Temático - Infâncias; 656-665 2526-3544 reponame:Revisbrato instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Revisbrato |
collection |
Revisbrato |
repository.name.fl_str_mv |
Revisbrato - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revisbrato@gmail.com |
_version_ |
1814253326189985792 |