A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Aparecida Marques da [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67904
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo levantar, nos dados disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, pesquisas realizadas no âmbito de universidades brasileiras, no período entre 1996 a 2010, sobre o processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down, com o fim de conhecer e discutir, como o tema é abordado na produção acadêmica, ou seja, como a inclusão escolar desses alunos é descrita e discutida, quais as dificuldades, os desafios e as possibilidades mais apontados nos trabalhos sobre o tema. Foram selecionados e analisados cinqüenta e oito resumos a partir dos seguintes aspectos: os anos de publicação, o nível de pesquisa (mestrado ou doutorado), as instituições onde as pesquisa foram realizadas, os temas tratados e os resultados. A análise dos resumos possibilitou verificar que muitas são as críticas às formas como o processo de inclusão vem sendo realizado no país, este processo tem sido permeado por dificuldades e suscitado polêmicas, entretanto também são apontadas as possibilidades de concretização deste e seus benefícios, destacando a sua importância para a efetivação do direito dessas crianças à escola e, consequentemente, pelo que pode desencadear de transformação dos modos de conceber esses alunos e fazer sua educação. A pesquisa toma como fundamento teórico as contribuições de autores que abordam o tema no campo da educação especial e as contribuições da psicologia histórico-cultural de Vygotski, que enfoca o desenvolvimento e a educação de crianças com deficiência de uma perspectiva social.
id UFSP_311f0b68a9ade1a54e6310f1ccb71b82
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67904
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Luciana Aparecida Marques da [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)http://lattes.cnpq.br/1875338693729537Carvalho, Maria de Fátima2023-06-07T14:12:17Z2023-06-07T14:12:17Z2011SILVA, Luciana Aparecida Marques da. A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010). Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2011.https://repositorio.unifesp.br/11600/67904Monografia - Luciana Marques - pdf.pdfA presente pesquisa tem por objetivo levantar, nos dados disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, pesquisas realizadas no âmbito de universidades brasileiras, no período entre 1996 a 2010, sobre o processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down, com o fim de conhecer e discutir, como o tema é abordado na produção acadêmica, ou seja, como a inclusão escolar desses alunos é descrita e discutida, quais as dificuldades, os desafios e as possibilidades mais apontados nos trabalhos sobre o tema. Foram selecionados e analisados cinqüenta e oito resumos a partir dos seguintes aspectos: os anos de publicação, o nível de pesquisa (mestrado ou doutorado), as instituições onde as pesquisa foram realizadas, os temas tratados e os resultados. A análise dos resumos possibilitou verificar que muitas são as críticas às formas como o processo de inclusão vem sendo realizado no país, este processo tem sido permeado por dificuldades e suscitado polêmicas, entretanto também são apontadas as possibilidades de concretização deste e seus benefícios, destacando a sua importância para a efetivação do direito dessas crianças à escola e, consequentemente, pelo que pode desencadear de transformação dos modos de conceber esses alunos e fazer sua educação. A pesquisa toma como fundamento teórico as contribuições de autores que abordam o tema no campo da educação especial e as contribuições da psicologia histórico-cultural de Vygotski, que enfoca o desenvolvimento e a educação de crianças com deficiência de uma perspectiva social.This paper aims to raise from the available database of thesis and papers from CAPES, researches done at the Brazilian universities scope from 1996 to 2010 about the process of school inclusion of students with Down Syndrome, and has the objective of knowing and discussing how this theme is dealt in the academic production, it means, discussing how the school inclusion of this students is approached, the difficulties, challenges and the possibilities that are more mentioned on papers about this theme. It was selected and analyzed fifty eight summaries that were based on the following aspects: the year of publication, the level of the research (master’s or doctor’s degree), the institutes where the researches were done, the themes discussed and the results. The analysis of these summaries gave me the opportunity to see that there are a lot of critics to the ways of how the process of inclusion has been done in Brazil, this process has had difficulties and controversies, however, it also shows the possibilities of concreting this, its benefits, points out the importance of these kids’ right to go to school be permanent and as a result it promotes a change of the ways of education for these students. The research is based on the contributions of authors that talk about this theme into the special education area and also Vygotski historical-cultural psychology contributions that focus on the development and education of unable children with a social perspective64 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Inclusão EscolarSíndrome de DownEducação InclusivaSchool inclusionDown syndromeIncluded educationA inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)The school inclusion of students with Down syndrome: a study of academic production on the theme (1996-2010)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679042023-06-07 11:12:17.991metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67904Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The school inclusion of students with Down syndrome: a study of academic production on the theme (1996-2010)
title A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)
spellingShingle A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)
Silva, Luciana Aparecida Marques da [UNIFESP]
Inclusão Escolar
Síndrome de Down
Educação Inclusiva
School inclusion
Down syndrome
Included education
title_short A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)
title_full A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)
title_fullStr A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)
title_full_unstemmed A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)
title_sort A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010)
author Silva, Luciana Aparecida Marques da [UNIFESP]
author_facet Silva, Luciana Aparecida Marques da [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1875338693729537
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Aparecida Marques da [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Maria de Fátima
contributor_str_mv Carvalho, Maria de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Escolar
Síndrome de Down
Educação Inclusiva
topic Inclusão Escolar
Síndrome de Down
Educação Inclusiva
School inclusion
Down syndrome
Included education
dc.subject.eng.fl_str_mv School inclusion
Down syndrome
Included education
description A presente pesquisa tem por objetivo levantar, nos dados disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES, pesquisas realizadas no âmbito de universidades brasileiras, no período entre 1996 a 2010, sobre o processo de inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down, com o fim de conhecer e discutir, como o tema é abordado na produção acadêmica, ou seja, como a inclusão escolar desses alunos é descrita e discutida, quais as dificuldades, os desafios e as possibilidades mais apontados nos trabalhos sobre o tema. Foram selecionados e analisados cinqüenta e oito resumos a partir dos seguintes aspectos: os anos de publicação, o nível de pesquisa (mestrado ou doutorado), as instituições onde as pesquisa foram realizadas, os temas tratados e os resultados. A análise dos resumos possibilitou verificar que muitas são as críticas às formas como o processo de inclusão vem sendo realizado no país, este processo tem sido permeado por dificuldades e suscitado polêmicas, entretanto também são apontadas as possibilidades de concretização deste e seus benefícios, destacando a sua importância para a efetivação do direito dessas crianças à escola e, consequentemente, pelo que pode desencadear de transformação dos modos de conceber esses alunos e fazer sua educação. A pesquisa toma como fundamento teórico as contribuições de autores que abordam o tema no campo da educação especial e as contribuições da psicologia histórico-cultural de Vygotski, que enfoca o desenvolvimento e a educação de crianças com deficiência de uma perspectiva social.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T14:12:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Luciana Aparecida Marques da. A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010). Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67904
dc.identifier.file.none.fl_str_mv Monografia - Luciana Marques - pdf.pdf
identifier_str_mv SILVA, Luciana Aparecida Marques da. A inclusão escolar de alunos com Síndrome de Down: um estudo da produção acadêmica sobre o tema (1996-2010). Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2011.
Monografia - Luciana Marques - pdf.pdf
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764230214025216