Eros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishima

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariano, Helena [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/65806
Resumo: Yukio Mishima, pseudônimo de Kimitake Hiraoka, nasceu em 1925 e foi um dos mais prolíficos e célebres escritores japoneses do pós-guerra. Sua ampla obra não foi composta apenas de literatura - dentre romances e contos -; o escritor também atuou como dramaturgo, diretor, ator, modelo fotográfico e artista marcial. Tendo iniciado sua produção ainda na adolescência, caracteriza-se por explorar ardentemente as temáticas da beleza destrutiva, da morte, do erotismo e, posteriormente, do patriotismo. Desenvolveu uma sólida linguagem do corpo, explorando a fisicalidade, e a associou à sua busca política ultra-nacionalista, tendo cometido o seppuku, suicídio samurai por esventramento, em 1970 após um motim. Um dos trabalhos mais distintos e significativos de Mishima é o curta Yûkoku - Rito de Amor e Morte, produzido e lançado em 1965. Baseado no conto Patriotismo, de 1960, a produção audiovisual foi roteirizada, dirigida e atuada pelo próprio Mishima - que representou o protagonista da narrativa -, e contém em si as bases principais do escritor: o erotismo, a morte e o patriotismo inter-relacionados. A presente dissertação possui como objetivo analisar essa obra de modo conceitual, estético e formal, buscando compreender como a linguagem do corpo se mostra presente nela e de que formas o pensamento de Mishima se desenvolveu para a consolidação de sua produção artística.
id UFSP_31e6b5cddb0dbae7c684f41435844c10
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/65806
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Ariano, Helena [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0208755448348992http://lattes.cnpq.br/1801238997224040http://lattes.cnpq.br/3118222606852565Baumgarten, Jens Michael [UNIFESP]Ishiki, Michiko Okano [UNIFESP]Guarulhos2022-10-26T16:06:32Z2022-10-26T16:06:32Z2022-09-23https://repositorio.unifesp.br/11600/65806Yukio Mishima, pseudônimo de Kimitake Hiraoka, nasceu em 1925 e foi um dos mais prolíficos e célebres escritores japoneses do pós-guerra. Sua ampla obra não foi composta apenas de literatura - dentre romances e contos -; o escritor também atuou como dramaturgo, diretor, ator, modelo fotográfico e artista marcial. Tendo iniciado sua produção ainda na adolescência, caracteriza-se por explorar ardentemente as temáticas da beleza destrutiva, da morte, do erotismo e, posteriormente, do patriotismo. Desenvolveu uma sólida linguagem do corpo, explorando a fisicalidade, e a associou à sua busca política ultra-nacionalista, tendo cometido o seppuku, suicídio samurai por esventramento, em 1970 após um motim. Um dos trabalhos mais distintos e significativos de Mishima é o curta Yûkoku - Rito de Amor e Morte, produzido e lançado em 1965. Baseado no conto Patriotismo, de 1960, a produção audiovisual foi roteirizada, dirigida e atuada pelo próprio Mishima - que representou o protagonista da narrativa -, e contém em si as bases principais do escritor: o erotismo, a morte e o patriotismo inter-relacionados. A presente dissertação possui como objetivo analisar essa obra de modo conceitual, estético e formal, buscando compreender como a linguagem do corpo se mostra presente nela e de que formas o pensamento de Mishima se desenvolveu para a consolidação de sua produção artística.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)151 f.porUniversidade Federal de São PauloYukio MishimaMorteErotismoCorpoJapão pós-guerraEros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishimainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteArte, circulações e transferênciasORIGINALeros-e-morte_ a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdferos-e-morte_ a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf11765318${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65806/1/eros-e-morte_%20a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdfd9ea369aab9948b703021c3f33e2836cMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85843${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65806/2/license.txt0171ed6a1ffb1f813efe467c1cac34c4MD52open accessTEXTeros-e-morte_ a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdf.txteros-e-morte_ a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdf.txtExtracted texttext/plain381898${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65806/6/eros-e-morte_%20a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdf.txtd37f3e684e8f967080d251175863e80bMD56open accessTHUMBNAILeros-e-morte_ a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdf.jpgeros-e-morte_ a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3990${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65806/8/eros-e-morte_%20a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdf.jpgf2202728081d6444a8edbddc8936759eMD58open access11600/658062023-05-15 09:28:49.84open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-25T12:36:51.733288Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Eros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishima
title Eros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishima
spellingShingle Eros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishima
Ariano, Helena [UNIFESP]
Yukio Mishima
Morte
Erotismo
Corpo
Japão pós-guerra
title_short Eros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishima
title_full Eros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishima
title_fullStr Eros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishima
title_full_unstemmed Eros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishima
title_sort Eros e morte: a linguagem do corpo no curta yûkoku - rito de amor e morte de yukio mishima
author Ariano, Helena [UNIFESP]
author_facet Ariano, Helena [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0208755448348992
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1801238997224040
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3118222606852565
dc.contributor.author.fl_str_mv Ariano, Helena [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baumgarten, Jens Michael [UNIFESP]
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Ishiki, Michiko Okano [UNIFESP]
contributor_str_mv Baumgarten, Jens Michael [UNIFESP]
Ishiki, Michiko Okano [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Yukio Mishima
Morte
Erotismo
Corpo
Japão pós-guerra
topic Yukio Mishima
Morte
Erotismo
Corpo
Japão pós-guerra
description Yukio Mishima, pseudônimo de Kimitake Hiraoka, nasceu em 1925 e foi um dos mais prolíficos e célebres escritores japoneses do pós-guerra. Sua ampla obra não foi composta apenas de literatura - dentre romances e contos -; o escritor também atuou como dramaturgo, diretor, ator, modelo fotográfico e artista marcial. Tendo iniciado sua produção ainda na adolescência, caracteriza-se por explorar ardentemente as temáticas da beleza destrutiva, da morte, do erotismo e, posteriormente, do patriotismo. Desenvolveu uma sólida linguagem do corpo, explorando a fisicalidade, e a associou à sua busca política ultra-nacionalista, tendo cometido o seppuku, suicídio samurai por esventramento, em 1970 após um motim. Um dos trabalhos mais distintos e significativos de Mishima é o curta Yûkoku - Rito de Amor e Morte, produzido e lançado em 1965. Baseado no conto Patriotismo, de 1960, a produção audiovisual foi roteirizada, dirigida e atuada pelo próprio Mishima - que representou o protagonista da narrativa -, e contém em si as bases principais do escritor: o erotismo, a morte e o patriotismo inter-relacionados. A presente dissertação possui como objetivo analisar essa obra de modo conceitual, estético e formal, buscando compreender como a linguagem do corpo se mostra presente nela e de que formas o pensamento de Mishima se desenvolveu para a consolidação de sua produção artística.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-26T16:06:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-26T16:06:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/65806
url https://repositorio.unifesp.br/11600/65806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65806/1/eros-e-morte_%20a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65806/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65806/6/eros-e-morte_%20a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/65806/8/eros-e-morte_%20a-linguagem-do-corpo-no-curta-yukoku-de-yukio-mishima_helena-ariano.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d9ea369aab9948b703021c3f33e2836c
0171ed6a1ffb1f813efe467c1cac34c4
d37f3e684e8f967080d251175863e80b
f2202728081d6444a8edbddc8936759e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1783460315507195904