Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Nunes, Flaviana Gasparotti, Parra, Henrique Zoqui Martins
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000p99b
Texto Completo: https://pimentalab.milharal.org/files/2019/08/Educacao-Expandida-Ciencia-Amadora-Henrique-Parra-2013.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53353
id UFSP_340025c3d2d9c146121abaadb3d3b544
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/53353
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.educação expandidaciência amadoratecnologias digitaisciência e tecnologiaconhecimentoEd.UFGDhttp://lattes.cnpq.br/8314245614310718Ferraz, Cláudio Benito OliveiraNunes, Flaviana GasparottiParra, Henrique Zoqui Martins2020-05-27T19:19:47Z2020-05-27T19:19:47Z2013info:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion79-10279-102application/pdfhttps://pimentalab.milharal.org/files/2019/08/Educacao-Expandida-Ciencia-Amadora-Henrique-Parra-2013.pdfBARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009. COLECTIVO SITUACIONES. Sobre el militante investigador. Disponível: http:/ eipcp.net/transversal/0406/colectivosituaciones/es. Acesso em 31/01/2013. COULON, Alain. A reviravolta etnometodológica. In: Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 13-29. DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2007, p. 219-226. DUBET, François. A Formação dos indivíduos: a desinstitucionalização. Contemporaneidade e Educação. Ano III, n. 3, março, 1998. Disponível: http://ensino. pimentalab.net/textos/Dubet-Francois-formacao-individuos-desinstitucionalizacao. pdf FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France 1970-1982. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.483-502, set/dez. 2005. GAGNEBIN, Jeanne Marie. O método desviante. Algunas teses impertinentes sobre o que não fazer num curso de filosofia, 2007. Disponível em: http://oficinadefilosofia.wordpress.com/2007/02/21/o-metodo-desviante-por-jeanne-marie-gagnebin/ . Acesso em 31/01/2013. GOODY, Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977. GORZ, Andre. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pago, n.5, p.7-41, 1995. HUWS, Ursula. Expression and expropriation: The dialectics of autonomy and control in creative labour. Ephemera , theory & politics in organization . Vol.10 (3/4), p. 504-521, 2010. Disponível: http://www.ephemeraweb.org/journal/10-3/10- 3huws.pdf LAFUENTE, Antonio. El carnaval de la tecnociência: Diario de una navegación entre las nuevas tecnologías y los nuevos patrimonios. Madrid: Gadir, 2007. LAFUENTE, Antonio & ALONSO, Andoni. Ciência expandida, naturaleza común y saber profano. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2011. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002. Disponível: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ ArtPdfRed.jsp?iCve=27501903 LÈVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. MACDOUGALL, David. Significado e Ser. In: BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009, p. 61-70. MARTINS, Hermínio. Reflections on the metaphysic of information and the prospects for the human condition. In: Proceedings of the International Congress on Digital Culture and Citizenship. Madrid, 2004. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2006. MOULIER-BOUTANG, Y.. Riqueza, propiedade, libertad y rent em el “capitalismo cognitivo. 2001. Disponível: http://multitudes.samizdat.net/article319.html . Acesso em: 10 de janeiro de 2007. OLIVEIRA Jr., Wenceslao M. (coordenador). Projeto Imagens, Geografias e Educação, CNPq 477376/2011-8, 2012-2013. PAIXÃO, Lea P. Socialização na Escola. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro & ZAGO, Nadir (orgs.) Sociologia da Educação. Petrópolis: Vozes. 2007, p. 222-244. PARRA, Henrique Z.M. Controle social e prática hacker: tecnopolítica e ciberpolítica em redes digitais. Sociedade e Cultura, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiânia, v. 15, n. 1, p. 109-120, jan./jun. 2012. Disponível: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/download/20677/12114. _______________. Conhecimento e Tecnologias Visuais: Dimensão Sócio- -Técnica, Linguagem e Limites do Humano. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.26, p. 64-80, jul. 2012a. Disponível: http://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/20511/18919 _______________. O Leviatã e a Rede: mutações e persistências político-estéticas. Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Disponível: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448289. RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34/ EXO, 2005. _______________. O Mestre Ignorante. São Paulo: Autência, 2010. ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. 2007. Disponível: . Acesso em: 31/01/2013. SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Ed. Cortez, 2004. _______________. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Ed. Cortez, 2000. WEIZMAN, Eyal. Forensic Architecture: An Interview with Eyal Weizman. In: MCLAGAN, Meg & MCKEE, Yates (orgs.) Sensible Politics. MIT Press: Zone Books, 2012, p. 429-452.9788581470542https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53353ark:/48912/001300000p99bporImagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações.1Dourados - MSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T00:11:43Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/53353Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:28:50.884089Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.
title Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.
spellingShingle Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.
Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
educação expandida
ciência amadora
tecnologias digitais
ciência e tecnologia
conhecimento
title_short Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.
title_full Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.
title_fullStr Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.
title_full_unstemmed Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.
title_sort Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.
author Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
author_facet Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
Nunes, Flaviana Gasparotti
Parra, Henrique Zoqui Martins
author_role author
author2 Nunes, Flaviana Gasparotti
Parra, Henrique Zoqui Martins
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8314245614310718
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
Nunes, Flaviana Gasparotti
Parra, Henrique Zoqui Martins
dc.subject.por.fl_str_mv educação expandida
ciência amadora
tecnologias digitais
ciência e tecnologia
conhecimento
topic educação expandida
ciência amadora
tecnologias digitais
ciência e tecnologia
conhecimento
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-05-27T19:19:47Z
2020-05-27T19:19:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://pimentalab.milharal.org/files/2019/08/Educacao-Expandida-Ciencia-Amadora-Henrique-Parra-2013.pdf
BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009. COLECTIVO SITUACIONES. Sobre el militante investigador. Disponível: http:/ eipcp.net/transversal/0406/colectivosituaciones/es. Acesso em 31/01/2013. COULON, Alain. A reviravolta etnometodológica. In: Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 13-29. DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2007, p. 219-226. DUBET, François. A Formação dos indivíduos: a desinstitucionalização. Contemporaneidade e Educação. Ano III, n. 3, março, 1998. Disponível: http://ensino. pimentalab.net/textos/Dubet-Francois-formacao-individuos-desinstitucionalizacao. pdf FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France 1970-1982. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.483-502, set/dez. 2005. GAGNEBIN, Jeanne Marie. O método desviante. Algunas teses impertinentes sobre o que não fazer num curso de filosofia, 2007. Disponível em: http://oficinadefilosofia.wordpress.com/2007/02/21/o-metodo-desviante-por-jeanne-marie-gagnebin/ . Acesso em 31/01/2013. GOODY, Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977. GORZ, Andre. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pago, n.5, p.7-41, 1995. HUWS, Ursula. Expression and expropriation: The dialectics of autonomy and control in creative labour. Ephemera , theory & politics in organization . Vol.10 (3/4), p. 504-521, 2010. Disponível: http://www.ephemeraweb.org/journal/10-3/10- 3huws.pdf LAFUENTE, Antonio. El carnaval de la tecnociência: Diario de una navegación entre las nuevas tecnologías y los nuevos patrimonios. Madrid: Gadir, 2007. LAFUENTE, Antonio & ALONSO, Andoni. Ciência expandida, naturaleza común y saber profano. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2011. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002. Disponível: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ ArtPdfRed.jsp?iCve=27501903 LÈVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. MACDOUGALL, David. Significado e Ser. In: BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009, p. 61-70. MARTINS, Hermínio. Reflections on the metaphysic of information and the prospects for the human condition. In: Proceedings of the International Congress on Digital Culture and Citizenship. Madrid, 2004. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2006. MOULIER-BOUTANG, Y.. Riqueza, propiedade, libertad y rent em el “capitalismo cognitivo. 2001. Disponível: http://multitudes.samizdat.net/article319.html . Acesso em: 10 de janeiro de 2007. OLIVEIRA Jr., Wenceslao M. (coordenador). Projeto Imagens, Geografias e Educação, CNPq 477376/2011-8, 2012-2013. PAIXÃO, Lea P. Socialização na Escola. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro & ZAGO, Nadir (orgs.) Sociologia da Educação. Petrópolis: Vozes. 2007, p. 222-244. PARRA, Henrique Z.M. Controle social e prática hacker: tecnopolítica e ciberpolítica em redes digitais. Sociedade e Cultura, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiânia, v. 15, n. 1, p. 109-120, jan./jun. 2012. Disponível: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/download/20677/12114. _______________. Conhecimento e Tecnologias Visuais: Dimensão Sócio- -Técnica, Linguagem e Limites do Humano. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.26, p. 64-80, jul. 2012a. Disponível: http://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/20511/18919 _______________. O Leviatã e a Rede: mutações e persistências político-estéticas. Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Disponível: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448289. RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34/ EXO, 2005. _______________. O Mestre Ignorante. São Paulo: Autência, 2010. ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. 2007. Disponível: . Acesso em: 31/01/2013. SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Ed. Cortez, 2004. _______________. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Ed. Cortez, 2000. WEIZMAN, Eyal. Forensic Architecture: An Interview with Eyal Weizman. In: MCLAGAN, Meg & MCKEE, Yates (orgs.) Sensible Politics. MIT Press: Zone Books, 2012, p. 429-452.
9788581470542
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53353
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000p99b
url https://pimentalab.milharal.org/files/2019/08/Educacao-Expandida-Ciencia-Amadora-Henrique-Parra-2013.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53353
identifier_str_mv BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009. COLECTIVO SITUACIONES. Sobre el militante investigador. Disponível: http:/ eipcp.net/transversal/0406/colectivosituaciones/es. Acesso em 31/01/2013. COULON, Alain. A reviravolta etnometodológica. In: Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 13-29. DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2007, p. 219-226. DUBET, François. A Formação dos indivíduos: a desinstitucionalização. Contemporaneidade e Educação. Ano III, n. 3, março, 1998. Disponível: http://ensino. pimentalab.net/textos/Dubet-Francois-formacao-individuos-desinstitucionalizacao. pdf FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France 1970-1982. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.483-502, set/dez. 2005. GAGNEBIN, Jeanne Marie. O método desviante. Algunas teses impertinentes sobre o que não fazer num curso de filosofia, 2007. Disponível em: http://oficinadefilosofia.wordpress.com/2007/02/21/o-metodo-desviante-por-jeanne-marie-gagnebin/ . Acesso em 31/01/2013. GOODY, Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977. GORZ, Andre. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pago, n.5, p.7-41, 1995. HUWS, Ursula. Expression and expropriation: The dialectics of autonomy and control in creative labour. Ephemera , theory & politics in organization . Vol.10 (3/4), p. 504-521, 2010. Disponível: http://www.ephemeraweb.org/journal/10-3/10- 3huws.pdf LAFUENTE, Antonio. El carnaval de la tecnociência: Diario de una navegación entre las nuevas tecnologías y los nuevos patrimonios. Madrid: Gadir, 2007. LAFUENTE, Antonio & ALONSO, Andoni. Ciência expandida, naturaleza común y saber profano. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2011. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002. Disponível: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ ArtPdfRed.jsp?iCve=27501903 LÈVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. MACDOUGALL, David. Significado e Ser. In: BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009, p. 61-70. MARTINS, Hermínio. Reflections on the metaphysic of information and the prospects for the human condition. In: Proceedings of the International Congress on Digital Culture and Citizenship. Madrid, 2004. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2006. MOULIER-BOUTANG, Y.. Riqueza, propiedade, libertad y rent em el “capitalismo cognitivo. 2001. Disponível: http://multitudes.samizdat.net/article319.html . Acesso em: 10 de janeiro de 2007. OLIVEIRA Jr., Wenceslao M. (coordenador). Projeto Imagens, Geografias e Educação, CNPq 477376/2011-8, 2012-2013. PAIXÃO, Lea P. Socialização na Escola. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro & ZAGO, Nadir (orgs.) Sociologia da Educação. Petrópolis: Vozes. 2007, p. 222-244. PARRA, Henrique Z.M. Controle social e prática hacker: tecnopolítica e ciberpolítica em redes digitais. Sociedade e Cultura, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiânia, v. 15, n. 1, p. 109-120, jan./jun. 2012. Disponível: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/download/20677/12114. _______________. Conhecimento e Tecnologias Visuais: Dimensão Sócio- -Técnica, Linguagem e Limites do Humano. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.26, p. 64-80, jul. 2012a. Disponível: http://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/20511/18919 _______________. O Leviatã e a Rede: mutações e persistências político-estéticas. Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Disponível: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448289. RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34/ EXO, 2005. _______________. O Mestre Ignorante. São Paulo: Autência, 2010. ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. 2007. Disponível: . Acesso em: 31/01/2013. SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Ed. Cortez, 2004. _______________. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Ed. Cortez, 2000. WEIZMAN, Eyal. Forensic Architecture: An Interview with Eyal Weizman. In: MCLAGAN, Meg & MCKEE, Yates (orgs.) Sensible Politics. MIT Press: Zone Books, 2012, p. 429-452.
9788581470542
ark:/48912/001300000p99b
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações.
1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 79-102
79-102
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Dourados - MS
dc.publisher.none.fl_str_mv Ed.UFGD
publisher.none.fl_str_mv Ed.UFGD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602494012424192