Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/001300000p99b |
Texto Completo: | https://pimentalab.milharal.org/files/2019/08/Educacao-Expandida-Ciencia-Amadora-Henrique-Parra-2013.pdf https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53353 |
id |
UFSP_340025c3d2d9c146121abaadb3d3b544 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/53353 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos.educação expandidaciência amadoratecnologias digitaisciência e tecnologiaconhecimentoEd.UFGDhttp://lattes.cnpq.br/8314245614310718Ferraz, Cláudio Benito OliveiraNunes, Flaviana GasparottiParra, Henrique Zoqui Martins2020-05-27T19:19:47Z2020-05-27T19:19:47Z2013info:eu-repo/semantics/bookPartinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion79-10279-102application/pdfhttps://pimentalab.milharal.org/files/2019/08/Educacao-Expandida-Ciencia-Amadora-Henrique-Parra-2013.pdfBARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009. COLECTIVO SITUACIONES. Sobre el militante investigador. Disponível: http:/ eipcp.net/transversal/0406/colectivosituaciones/es. Acesso em 31/01/2013. COULON, Alain. A reviravolta etnometodológica. In: Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 13-29. DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2007, p. 219-226. DUBET, François. A Formação dos indivíduos: a desinstitucionalização. Contemporaneidade e Educação. Ano III, n. 3, março, 1998. Disponível: http://ensino. pimentalab.net/textos/Dubet-Francois-formacao-individuos-desinstitucionalizacao. pdf FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France 1970-1982. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.483-502, set/dez. 2005. GAGNEBIN, Jeanne Marie. O método desviante. Algunas teses impertinentes sobre o que não fazer num curso de filosofia, 2007. Disponível em: http://oficinadefilosofia.wordpress.com/2007/02/21/o-metodo-desviante-por-jeanne-marie-gagnebin/ . Acesso em 31/01/2013. GOODY, Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977. GORZ, Andre. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pago, n.5, p.7-41, 1995. HUWS, Ursula. Expression and expropriation: The dialectics of autonomy and control in creative labour. Ephemera , theory & politics in organization . Vol.10 (3/4), p. 504-521, 2010. Disponível: http://www.ephemeraweb.org/journal/10-3/10- 3huws.pdf LAFUENTE, Antonio. El carnaval de la tecnociência: Diario de una navegación entre las nuevas tecnologías y los nuevos patrimonios. Madrid: Gadir, 2007. LAFUENTE, Antonio & ALONSO, Andoni. Ciência expandida, naturaleza común y saber profano. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2011. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002. Disponível: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ ArtPdfRed.jsp?iCve=27501903 LÈVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. MACDOUGALL, David. Significado e Ser. In: BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009, p. 61-70. MARTINS, Hermínio. Reflections on the metaphysic of information and the prospects for the human condition. In: Proceedings of the International Congress on Digital Culture and Citizenship. Madrid, 2004. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2006. MOULIER-BOUTANG, Y.. Riqueza, propiedade, libertad y rent em el “capitalismo cognitivo. 2001. Disponível: http://multitudes.samizdat.net/article319.html . Acesso em: 10 de janeiro de 2007. OLIVEIRA Jr., Wenceslao M. (coordenador). Projeto Imagens, Geografias e Educação, CNPq 477376/2011-8, 2012-2013. PAIXÃO, Lea P. Socialização na Escola. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro & ZAGO, Nadir (orgs.) Sociologia da Educação. Petrópolis: Vozes. 2007, p. 222-244. PARRA, Henrique Z.M. Controle social e prática hacker: tecnopolítica e ciberpolítica em redes digitais. Sociedade e Cultura, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiânia, v. 15, n. 1, p. 109-120, jan./jun. 2012. Disponível: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/download/20677/12114. _______________. Conhecimento e Tecnologias Visuais: Dimensão Sócio- -Técnica, Linguagem e Limites do Humano. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.26, p. 64-80, jul. 2012a. Disponível: http://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/20511/18919 _______________. O Leviatã e a Rede: mutações e persistências político-estéticas. Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Disponível: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448289. RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34/ EXO, 2005. _______________. O Mestre Ignorante. São Paulo: Autência, 2010. ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. 2007. Disponível: . Acesso em: 31/01/2013. SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Ed. Cortez, 2004. _______________. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Ed. Cortez, 2000. WEIZMAN, Eyal. Forensic Architecture: An Interview with Eyal Weizman. In: MCLAGAN, Meg & MCKEE, Yates (orgs.) Sensible Politics. MIT Press: Zone Books, 2012, p. 429-452.9788581470542https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53353ark:/48912/001300000p99bporImagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações.1Dourados - MSinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-11T00:11:43Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/53353Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:28:50.884089Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos. |
title |
Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos. |
spellingShingle |
Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos. Ferraz, Cláudio Benito Oliveira educação expandida ciência amadora tecnologias digitais ciência e tecnologia conhecimento |
title_short |
Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos. |
title_full |
Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos. |
title_fullStr |
Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos. |
title_full_unstemmed |
Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos. |
title_sort |
Educação Expandida e Ciência Amadora: primeiros escritos. |
author |
Ferraz, Cláudio Benito Oliveira |
author_facet |
Ferraz, Cláudio Benito Oliveira Nunes, Flaviana Gasparotti Parra, Henrique Zoqui Martins |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Flaviana Gasparotti Parra, Henrique Zoqui Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8314245614310718 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Cláudio Benito Oliveira Nunes, Flaviana Gasparotti Parra, Henrique Zoqui Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação expandida ciência amadora tecnologias digitais ciência e tecnologia conhecimento |
topic |
educação expandida ciência amadora tecnologias digitais ciência e tecnologia conhecimento |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2020-05-27T19:19:47Z 2020-05-27T19:19:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://pimentalab.milharal.org/files/2019/08/Educacao-Expandida-Ciencia-Amadora-Henrique-Parra-2013.pdf BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009. COLECTIVO SITUACIONES. Sobre el militante investigador. Disponível: http:/ eipcp.net/transversal/0406/colectivosituaciones/es. Acesso em 31/01/2013. COULON, Alain. A reviravolta etnometodológica. In: Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 13-29. DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2007, p. 219-226. DUBET, François. A Formação dos indivíduos: a desinstitucionalização. Contemporaneidade e Educação. Ano III, n. 3, março, 1998. Disponível: http://ensino. pimentalab.net/textos/Dubet-Francois-formacao-individuos-desinstitucionalizacao. pdf FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France 1970-1982. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.483-502, set/dez. 2005. GAGNEBIN, Jeanne Marie. O método desviante. Algunas teses impertinentes sobre o que não fazer num curso de filosofia, 2007. Disponível em: http://oficinadefilosofia.wordpress.com/2007/02/21/o-metodo-desviante-por-jeanne-marie-gagnebin/ . Acesso em 31/01/2013. GOODY, Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977. GORZ, Andre. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pago, n.5, p.7-41, 1995. HUWS, Ursula. Expression and expropriation: The dialectics of autonomy and control in creative labour. Ephemera , theory & politics in organization . Vol.10 (3/4), p. 504-521, 2010. Disponível: http://www.ephemeraweb.org/journal/10-3/10- 3huws.pdf LAFUENTE, Antonio. El carnaval de la tecnociência: Diario de una navegación entre las nuevas tecnologías y los nuevos patrimonios. Madrid: Gadir, 2007. LAFUENTE, Antonio & ALONSO, Andoni. Ciência expandida, naturaleza común y saber profano. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2011. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002. Disponível: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ ArtPdfRed.jsp?iCve=27501903 LÈVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. MACDOUGALL, David. Significado e Ser. In: BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009, p. 61-70. MARTINS, Hermínio. Reflections on the metaphysic of information and the prospects for the human condition. In: Proceedings of the International Congress on Digital Culture and Citizenship. Madrid, 2004. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2006. MOULIER-BOUTANG, Y.. Riqueza, propiedade, libertad y rent em el “capitalismo cognitivo. 2001. Disponível: http://multitudes.samizdat.net/article319.html . Acesso em: 10 de janeiro de 2007. OLIVEIRA Jr., Wenceslao M. (coordenador). Projeto Imagens, Geografias e Educação, CNPq 477376/2011-8, 2012-2013. PAIXÃO, Lea P. Socialização na Escola. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro & ZAGO, Nadir (orgs.) Sociologia da Educação. Petrópolis: Vozes. 2007, p. 222-244. PARRA, Henrique Z.M. Controle social e prática hacker: tecnopolítica e ciberpolítica em redes digitais. Sociedade e Cultura, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiânia, v. 15, n. 1, p. 109-120, jan./jun. 2012. Disponível: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/download/20677/12114. _______________. Conhecimento e Tecnologias Visuais: Dimensão Sócio- -Técnica, Linguagem e Limites do Humano. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.26, p. 64-80, jul. 2012a. Disponível: http://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/20511/18919 _______________. O Leviatã e a Rede: mutações e persistências político-estéticas. Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Disponível: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448289. RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34/ EXO, 2005. _______________. O Mestre Ignorante. São Paulo: Autência, 2010. ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. 2007. Disponível: . Acesso em: 31/01/2013. SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Ed. Cortez, 2004. _______________. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Ed. Cortez, 2000. WEIZMAN, Eyal. Forensic Architecture: An Interview with Eyal Weizman. In: MCLAGAN, Meg & MCKEE, Yates (orgs.) Sensible Politics. MIT Press: Zone Books, 2012, p. 429-452. 9788581470542 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53353 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/001300000p99b |
url |
https://pimentalab.milharal.org/files/2019/08/Educacao-Expandida-Ciencia-Amadora-Henrique-Parra-2013.pdf https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53353 |
identifier_str_mv |
BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009. COLECTIVO SITUACIONES. Sobre el militante investigador. Disponível: http:/ eipcp.net/transversal/0406/colectivosituaciones/es. Acesso em 31/01/2013. COULON, Alain. A reviravolta etnometodológica. In: Etnometodologia e Educação. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 13-29. DELEUZE, Gilles. Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. São Paulo: Ed. 34, 2007, p. 219-226. DUBET, François. A Formação dos indivíduos: a desinstitucionalização. Contemporaneidade e Educação. Ano III, n. 3, março, 1998. Disponível: http://ensino. pimentalab.net/textos/Dubet-Francois-formacao-individuos-desinstitucionalizacao. pdf FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. FOUCAULT, Michel. Resumo dos cursos do Collège de France 1970-1982. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.483-502, set/dez. 2005. GAGNEBIN, Jeanne Marie. O método desviante. Algunas teses impertinentes sobre o que não fazer num curso de filosofia, 2007. Disponível em: http://oficinadefilosofia.wordpress.com/2007/02/21/o-metodo-desviante-por-jeanne-marie-gagnebin/ . Acesso em 31/01/2013. GOODY, Jack. The domestication of the savage mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1977. GORZ, Andre. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005. HARAWAY, Donna. Saberes Localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pago, n.5, p.7-41, 1995. HUWS, Ursula. Expression and expropriation: The dialectics of autonomy and control in creative labour. Ephemera , theory & politics in organization . Vol.10 (3/4), p. 504-521, 2010. Disponível: http://www.ephemeraweb.org/journal/10-3/10- 3huws.pdf LAFUENTE, Antonio. El carnaval de la tecnociência: Diario de una navegación entre las nuevas tecnologías y los nuevos patrimonios. Madrid: Gadir, 2007. LAFUENTE, Antonio & ALONSO, Andoni. Ciência expandida, naturaleza común y saber profano. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes Editorial, 2011. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, 2002. Disponível: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ ArtPdfRed.jsp?iCve=27501903 LÈVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. MACDOUGALL, David. Significado e Ser. In: BARBOSA, Andréa & CUNHA, Edgar & HIKIJI, Rose (orgs.). Imagem-Conhecimento. Antropologia, Cinema e outros diálogos. Campinas: Papirus, 2009, p. 61-70. MARTINS, Hermínio. Reflections on the metaphysic of information and the prospects for the human condition. In: Proceedings of the International Congress on Digital Culture and Citizenship. Madrid, 2004. Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 2006. MOULIER-BOUTANG, Y.. Riqueza, propiedade, libertad y rent em el “capitalismo cognitivo. 2001. Disponível: http://multitudes.samizdat.net/article319.html . Acesso em: 10 de janeiro de 2007. OLIVEIRA Jr., Wenceslao M. (coordenador). Projeto Imagens, Geografias e Educação, CNPq 477376/2011-8, 2012-2013. PAIXÃO, Lea P. Socialização na Escola. In: PAIXÃO, Lea Pinheiro & ZAGO, Nadir (orgs.) Sociologia da Educação. Petrópolis: Vozes. 2007, p. 222-244. PARRA, Henrique Z.M. Controle social e prática hacker: tecnopolítica e ciberpolítica em redes digitais. Sociedade e Cultura, Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiânia, v. 15, n. 1, p. 109-120, jan./jun. 2012. Disponível: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fchf/article/download/20677/12114. _______________. Conhecimento e Tecnologias Visuais: Dimensão Sócio- -Técnica, Linguagem e Limites do Humano. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, n.26, p. 64-80, jul. 2012a. Disponível: http://seer.ufrgs.br/intexto/article/download/20511/18919 _______________. O Leviatã e a Rede: mutações e persistências político-estéticas. Tese de Doutorado em Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2009. Disponível: http://cutter.unicamp.br/document/?code=000448289. RANCIERE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Ed. 34/ EXO, 2005. _______________. O Mestre Ignorante. São Paulo: Autência, 2010. ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. 2007. Disponível: . Acesso em: 31/01/2013. SAMAIN, Etienne (org.). O Fotográfico. São Paulo: Hucitec, 1998. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Ed. Cortez, 2004. _______________. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Ed. Cortez, 2000. WEIZMAN, Eyal. Forensic Architecture: An Interview with Eyal Weizman. In: MCLAGAN, Meg & MCKEE, Yates (orgs.) Sensible Politics. MIT Press: Zone Books, 2012, p. 429-452. 9788581470542 ark:/48912/001300000p99b |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Imagens, Geografias e Educação: intenções, dispersões e articulações. 1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
79-102 79-102 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Dourados - MS |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ed.UFGD |
publisher.none.fl_str_mv |
Ed.UFGD |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602494012424192 |