Programa de desenvolvimento profissional: uma análise comparativa dos processos de educação corporativa presenciais e EAD no ambiente hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Cassia Sampaio [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70714
Resumo: A gestão de recursos humanos é um tema de grande importância para as instituições de saúde, visto a necessidade de assegurar a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços na busca de qualidade dos cuidados prestados à população. É uma área estratégica e propicia suporte contínuo entre os funcionários e a instituição, contribuindo para agregar valores e fortalecendo o desenvolvimento tanto da Instituição, quanto das pessoas. A Gestão de Recursos Humanos vai muito além das atividades burocráticas como folha de pagamentos e fazer cumprir leis trabalhistas e de previdência. Cabendo outros papéis como recrutamento e seleção, carreiras, engajamento dos colaboradores por meio de programas para melhoria contínua, aumento de produtividade e cultivar uma cultura de clima organizacional. Nas organizações de saúde, a educação permanente torna-se o pilar para a educação continuada, inserida na educação corporativa. Há necessidade constante de atualização epistemológica, frente às mudanças tecnológicas do tempo, refletindo sobre novas estratégias para capacitação de profissionais de saúde. Estabelecer uma política de desenvolvimento profissional que traga sentido ao time de toda a instituição, poderá fortalecer as ações de treinamento, capacitação e aprendizagem, com o alcance de resultados mais promissores. Boas experiências de aprendizagem produzem mudanças; tais mudanças se manifestam na maneira como o trabalho é executado, com o aumento da qualidade e novos comportamentos e o atendimento das metas da instituição tem propósitos definidos e estão diretamente relacionados, mesmo que não seja de forma integrada, com os conceitos de educação continuada, permanente e em serviço. A educação corporativa por muitos anos aconteceu fortemente de forma presencial, porém, com a Pandemia, a realidade dos cursos presenciais foi alterada, intensificando os cursos no modelo a distância. Para fazer uma análise destes processos de educação, esta pesquisa visa analisar comparativamente os processos de treinamento e desenvolvimento presenciais e a distância, no período de 2019 a 2022, da Educação Corporativa do Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM para avaliar seus resultados na prática do trabalho e no desenvolvimento dos profissionais.
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Cabendo outros papéis como recrutamento e seleção, carreiras, engajamento dos colaboradores por meio de programas para melhoria contínua, aumento de produtividade e cultivar uma cultura de clima organizacional. Nas organizações de saúde, a educação permanente torna-se o pilar para a educação continuada, inserida na educação corporativa. Há necessidade constante de atualização epistemológica, frente às mudanças tecnológicas do tempo, refletindo sobre novas estratégias para capacitação de profissionais de saúde. Estabelecer uma política de desenvolvimento profissional que traga sentido ao time de toda a instituição, poderá fortalecer as ações de treinamento, capacitação e aprendizagem, com o alcance de resultados mais promissores. Boas experiências de aprendizagem produzem mudanças; tais mudanças se manifestam na maneira como o trabalho é executado, com o aumento da qualidade e novos comportamentos e o atendimento das metas da instituição tem propósitos definidos e estão diretamente relacionados, mesmo que não seja de forma integrada, com os conceitos de educação continuada, permanente e em serviço. A educação corporativa por muitos anos aconteceu fortemente de forma presencial, porém, com a Pandemia, a realidade dos cursos presenciais foi alterada, intensificando os cursos no modelo a distância. Para fazer uma análise destes processos de educação, esta pesquisa visa analisar comparativamente os processos de treinamento e desenvolvimento presenciais e a distância, no período de 2019 a 2022, da Educação Corporativa do Hospital do Servidor Público Municipal – HSPM para avaliar seus resultados na prática do trabalho e no desenvolvimento dos profissionais.Human resource management is a topic of great importance for health institutions, given the need to ensure the efficiency, effectiveness and effectiveness of services in the pursuit of quality care provided to the population. become the pillar for continuing education, inserted in corporate education. There is a constant need for epistemological updating, in view of the technological changes of the time, reflecting on new strategies for training health professionals. Establishing a professional development policy that brings meaning to the team throughout the institution will be able to strengthen training, qualification and learning actions, with the achievement of more promising results. Good learning experiences produce changes; such changes are manifested in the way work is carried out, with increased quality and new behaviors and the fulfillment of the institution's goals has defined purposes and are directly related, even if not in an integrated way, with the concepts of continuing education, permanent and in service. Corporate education for many years took place largely in person, however, with the Pandemic, the reality of on-site courses was changed and on-site courses gave way to distance courses. In order to carry out an analysis of these education processes, this research aims to comparatively analyze the on-site and distance training and development processes, in the period from 2019 to 2022, of the Corporate Education of the Municipal Public Servant Hospital - HSPM to evaluate its results in the practice of work and professional development.Universidade Federal de São PauloTarcia, Rita Maria Lino [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5091970329164141http://lattes.cnpq.br/7425272919244255Moura, Cassia Sampaio [UNIFESP]2024-02-15T11:01:42Z2024-02-15T11:01:42Z2023-12-11info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion87 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70714porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T20:15:31Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70714Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T20:15:31Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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