A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000616 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52721 |
Resumo: | A Proposta Da Pesquisa É Investigar Qual O Lugar Da Disciplina Filosofia No Currículo Do Ensino Médio Paulista. Para Isso, Toma-Se Como Ponto De Partida Sua Institucionalização Como Disciplina Escolar, Definindo, A Partir Dos Conceitos De Alguns Pensadores, O Que Vem A Ser Uma Disciplina Escolar, Apontando Quais São Os Efeitos Positivos E Negativos De Instrumentalizar A Filosofia Como Disciplina. Analisa-Se, A Partir De Sua História Como Disciplina, No Período Delineado (1961-2008), Os Fatores Que Determinaram Sua Presença Ou Sua Ausência No Currículo Escolar Brasileiro (De Maneira Geral) E Paulista (Especialmente). Destaca-Se, Nesse Ínterim, As Mudanças Na Educação Durante O Período Militar, A Quase Extinção Da Filosofia Do Currículo Escolar, A Luta Pela Sua Reintrodução No Currículo, A Participação De Instituições, Professores E Alunos Paulistas Nessa Batalha, Os Embates Entre Os Poderes Legislativo E Executivo Paulista Em Torno Da Filosofia Fazer Ou Não Parte Do Currículo Médio, Sua Ambiguidade Na Ldben 9. |
id |
UFSP_34c0b6ffa7f6fa6ed4c4aed3226f5e00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/52721 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Benedicto, Celia Maria [UNIFESP]2020-03-25T12:10:25Z2020-03-25T12:10:25Z2018-08-20https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000616https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/527212018-0663.pdfA Proposta Da Pesquisa É Investigar Qual O Lugar Da Disciplina Filosofia No Currículo Do Ensino Médio Paulista. Para Isso, Toma-Se Como Ponto De Partida Sua Institucionalização Como Disciplina Escolar, Definindo, A Partir Dos Conceitos De Alguns Pensadores, O Que Vem A Ser Uma Disciplina Escolar, Apontando Quais São Os Efeitos Positivos E Negativos De Instrumentalizar A Filosofia Como Disciplina. Analisa-Se, A Partir De Sua História Como Disciplina, No Período Delineado (1961-2008), Os Fatores Que Determinaram Sua Presença Ou Sua Ausência No Currículo Escolar Brasileiro (De Maneira Geral) E Paulista (Especialmente). Destaca-Se, Nesse Ínterim, As Mudanças Na Educação Durante O Período Militar, A Quase Extinção Da Filosofia Do Currículo Escolar, A Luta Pela Sua Reintrodução No Currículo, A Participação De Instituições, Professores E Alunos Paulistas Nessa Batalha, Os Embates Entre Os Poderes Legislativo E Executivo Paulista Em Torno Da Filosofia Fazer Ou Não Parte Do Currículo Médio, Sua Ambiguidade Na Ldben 9.The Proposal Of This Research Is To Investigate Which Is The Place Of The Philosophy Discipline In The Curriculum Of High School In São Paulo. For That, It Takes As Its Starting Point Its Institutionalization As A School Discipline, Defining, From The Concepts Of Some Renowned Thinkers, What Becomes A School Discipline, Pointing Out The Positive And Negative Effects Of Instrumentalizing Philosophy As A Discipline. From Its History As A Discipline, In The Period Delineated (1961-2008), The Factors Determining Its Presence Or Absence In The Brazilian (Generally) And São Paulo (Especially) School Curriculum Are Analyzed. In The Meantime, The Changes In Education During The Military Period, The Near Extinction Of The Philosophy Of The School Curriculum, The Struggle For Its Reintroduction In The Curriculum, The Participation Of Institutions, Teachers And Students Of São Paulo In This Battle, The Clashes Between The Legislative And The Executive Power Of São Paulo Around Philosophy Doing Or Not Part Of The AverageDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)120 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Disciplina FilosofiaEnsino MédioCurrículoIntermitência HistóricaLugar Da FilosofiaDiscipline PhilosophyHigh SchoolCurriculumHistorical IntermittencyPhilosophy"S PlaceA Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoCiências HumanasPolíticas Educacionais E Formação De EducadoresORIGINAL2018-0663.pdfapplication/pdf1438896${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/1/2018-0663.pdf18465f3219d8d80aa2ec0323bbee17edMD51open accessTEXT2018-0663.pdf.txt2018-0663.pdf.txtExtracted texttext/plain325021${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/5/2018-0663.pdf.txtbf6e3575e08f4e204577959c2234f331MD55open accessTHUMBNAIL2018-0663.pdf.jpg2018-0663.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3609${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/7/2018-0663.pdf.jpg8b0a57b36a07d7b5c58fd73e9adcd23eMD57open access11600/527212023-05-15 10:36:02.713open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/52721Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:36:02Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008 |
title |
A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008 |
spellingShingle |
A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008 Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP] Disciplina Filosofia Ensino Médio Currículo Intermitência Histórica Lugar Da Filosofia Discipline Philosophy High School Curriculum Historical Intermittency Philosophy"S Place |
title_short |
A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008 |
title_full |
A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008 |
title_fullStr |
A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008 |
title_full_unstemmed |
A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008 |
title_sort |
A Intermitência Histórica E O Lugar Da Filosofia No Currículo Médio Paulista No Período De 1961 A 2008 |
author |
Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP] |
author_facet |
Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Furtado Filho, Verissimo Dos Santos [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Benedicto, Celia Maria [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Benedicto, Celia Maria [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina Filosofia Ensino Médio Currículo Intermitência Histórica Lugar Da Filosofia |
topic |
Disciplina Filosofia Ensino Médio Currículo Intermitência Histórica Lugar Da Filosofia Discipline Philosophy High School Curriculum Historical Intermittency Philosophy"S Place |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Discipline Philosophy High School Curriculum Historical Intermittency Philosophy"S Place |
description |
A Proposta Da Pesquisa É Investigar Qual O Lugar Da Disciplina Filosofia No Currículo Do Ensino Médio Paulista. Para Isso, Toma-Se Como Ponto De Partida Sua Institucionalização Como Disciplina Escolar, Definindo, A Partir Dos Conceitos De Alguns Pensadores, O Que Vem A Ser Uma Disciplina Escolar, Apontando Quais São Os Efeitos Positivos E Negativos De Instrumentalizar A Filosofia Como Disciplina. Analisa-Se, A Partir De Sua História Como Disciplina, No Período Delineado (1961-2008), Os Fatores Que Determinaram Sua Presença Ou Sua Ausência No Currículo Escolar Brasileiro (De Maneira Geral) E Paulista (Especialmente). Destaca-Se, Nesse Ínterim, As Mudanças Na Educação Durante O Período Militar, A Quase Extinção Da Filosofia Do Currículo Escolar, A Luta Pela Sua Reintrodução No Currículo, A Participação De Instituições, Professores E Alunos Paulistas Nessa Batalha, Os Embates Entre Os Poderes Legislativo E Executivo Paulista Em Torno Da Filosofia Fazer Ou Não Parte Do Currículo Médio, Sua Ambiguidade Na Ldben 9. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-03-25T12:10:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000616 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52721 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
2018-0663.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000616 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52721 |
identifier_str_mv |
2018-0663.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
120 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/1/2018-0663.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/5/2018-0663.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/52721/7/2018-0663.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18465f3219d8d80aa2ec0323bbee17ed bf6e3575e08f4e204577959c2234f331 8b0a57b36a07d7b5c58fd73e9adcd23e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764199504379904 |