Desconstruindo e construindo um espaço para a Filosofia : de 1996 a 2008.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/69 |
Resumo: | RESUMOCom a promulgação da Lei 11.684, em 2008, o Artigo 36 da Lei 9394 de 1996 foi alterado e a Filosofia tornou-se componente obrigatório no currículo das escolas de Ensino Médio do Brasil. Na dimensão política, é relevante o estudo dos conflitos que resultaram na Lei 11.684/2008. O objetivo principal deste artigo é, então, refletir criticamente, de forma breve, sobre esses conflitos. Pretende-se também refletir acerca da identidade da Filosofia nos documentos oficiais que estabelecem parâmetros para a organização curricular no país. Os autores Apple (1999), Chervel (1990), Gimeno Sacristán e Pérez Gómez (1998), Goodson (2001), Gramsci, (1968) são os principais referenciais teóricos. Dentre os resultados, podemos citar as pressões de profissionais da educação e da área em tela e as correntes político-ideológicas envolvidas nessa reintrodução. Outro ponto: por mais que essa volta seja uma vitória, a Filosofia ainda está sujeita a ambiguidades quanto aos resultados de sua reintrodução.Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Disciplina obrigatória; Ensino Médio. Descontructing and constructing a space to Philosophy: 1996-2008AbstractWith the promulgation of the Law 11.684, in 2008, the Article 36 of the Law 9394 of 1996 was modified and Philosophy became a mandatory component in the curriculum of secondary schools in Brazil. Politically, the study of the conflicts that resulted on the approval of Law 11.684/2008 is relevant. A critical reflection of these conflicts is this paper |
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Desconstruindo e construindo um espaço para a Filosofia : de 1996 a 2008.Ensino de FilosofiaDisciplina obrigatóriaEnsino Médio.RESUMOCom a promulgação da Lei 11.684, em 2008, o Artigo 36 da Lei 9394 de 1996 foi alterado e a Filosofia tornou-se componente obrigatório no currículo das escolas de Ensino Médio do Brasil. Na dimensão política, é relevante o estudo dos conflitos que resultaram na Lei 11.684/2008. O objetivo principal deste artigo é, então, refletir criticamente, de forma breve, sobre esses conflitos. Pretende-se também refletir acerca da identidade da Filosofia nos documentos oficiais que estabelecem parâmetros para a organização curricular no país. Os autores Apple (1999), Chervel (1990), Gimeno Sacristán e Pérez Gómez (1998), Goodson (2001), Gramsci, (1968) são os principais referenciais teóricos. Dentre os resultados, podemos citar as pressões de profissionais da educação e da área em tela e as correntes político-ideológicas envolvidas nessa reintrodução. Outro ponto: por mais que essa volta seja uma vitória, a Filosofia ainda está sujeita a ambiguidades quanto aos resultados de sua reintrodução.Palavras-chave: Ensino de Filosofia; Disciplina obrigatória; Ensino Médio. Descontructing and constructing a space to Philosophy: 1996-2008AbstractWith the promulgation of the Law 11.684, in 2008, the Article 36 of the Law 9394 of 1996 was modified and Philosophy became a mandatory component in the curriculum of secondary schools in Brazil. Politically, the study of the conflicts that resulted on the approval of Law 11.684/2008 is relevant. A critical reflection of these conflicts is this paperUniversidade Cidade de São Paulo2017-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/6910.26843/v6.n2.2013.69.p315 - 331Revista @mbienteeducação; v. 6 n. 2 (2013): Jul/Dez 2013; 315 - 3311982-863210.26843/ae.v6.n2.2013reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/69/69Copyright (c) 2017 Leda Maria de Oliveira Rodrigues, Maria Fernanda Alves Garcia Monteroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Leda Maria de OliveiraMontero, Maria Fernanda Alves Garcia2018-07-03T08:33:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/69Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T08:33:51Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
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