Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrios, Sueli Terezinha Goi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Prochnow, Adelina Giacomelli, Ferla, Alcindo Antônio, Brêtas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000500015
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7318
Resumo: This study aimed to analyze the nurses' role in a Regional Management Board - COGERE from their academic formation and understand the technologies used by them in their work process. It is a case study with twelve administrators from COGERE. Data were collected through interviews and analyzed using thematic analysis. The nursing academic formation was grounded in the biomedical model, which mobilizes hard and light-hard technologies, but not enough to hard technologies. The role of nurses in the field of health management requires a greater incorporation of the concept of co-responsibility between the educational system and health services, with a reciprocal implication among teaching, management, attention, and social participation.
id UFSP_38e0e4843dfb402486a69fbf928d712e
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/7318
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão RegionalEducation and professional experience in the context of a Regional Management BoardEducación y experiencia profesional en el marco de un Consejo de Administración RegionalNursingSingle Health SystemHealth ManagementEducationEnfermagemSistema Único de SaúdeGestão em SaúdeEducaçãoThis study aimed to analyze the nurses' role in a Regional Management Board - COGERE from their academic formation and understand the technologies used by them in their work process. It is a case study with twelve administrators from COGERE. Data were collected through interviews and analyzed using thematic analysis. The nursing academic formation was grounded in the biomedical model, which mobilizes hard and light-hard technologies, but not enough to hard technologies. The role of nurses in the field of health management requires a greater incorporation of the concept of co-responsibility between the educational system and health services, with a reciprocal implication among teaching, management, attention, and social participation.Este estudio tuvo como objetivo analizar el papel desempeñado por enfermeros en un Consejo de Administración Regional - COGERE a partir de su formación académica y comprender las tecnologías utilizadas por ellos en su proceso de trabajo. Se realizó un estudio de caso con 12 miembros del COGERE. Los datos fueron recogidos através de entrevistas y analizados mediante análisis temático. La formación de enfermería se basa en el modelo biomédico, que moviliza el conocimiento básico de las tecnologías duras y blandas-duras, pero insuficiente a las tecnología blandas. El papel de los enfermeros en el ámbito de la gestión en salud requiere una mayor incorporación del concepto de corresponsabilidad entre el aparato educativo y los servicios de salud, con la implicación mutua de la enseñanza, gestión, atención y participación social.Este estudo teve como objetivos analisar o protagonismo exercido pelos enfermeiros no Colegiado de Gestão Regional - COGERE a partir de sua formação acadêmica e compreender as tecnologias utilizadas por eles no seu processo de trabalho. Trata-se de estudo de caso com doze gestores do COGERE. Os dados foram coletados através das entrevistas e analisados mediante análise temática. A formação do enfermeiro se embasa no modelo biomédico, cujo núcleo de conhecimento mobiliza tecnologias duras e leve-duras, porém insuficiente para tecnologias leves. A atuação dos enfermeiros no campo da gestão em saúde requer maior constituição da noção de corresponsabilidade entre o aparelho formador e serviços de saúde, com implicação recíproca entre ensino, gestão, atenção e participação social.Universidade Federal de Santa Maria Departamento de EnfermagemUniversidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Escola Paulista de EnfermagemUNIFESP, EPESciELOAssociação Brasileira de EnfermagemUniversidade Federal de Santa Maria Departamento de EnfermagemUniversidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de EnfermagemUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Barrios, Sueli Terezinha GoiProchnow, Adelina GiacomelliFerla, Alcindo AntônioBrêtas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]2015-06-14T13:44:58Z2015-06-14T13:44:58Z2012-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion815-821application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000500015Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 65, n. 5, p. 815-821, 2012.10.1590/S0034-71672012000500015S0034-71672012000500015.pdf0034-7167S0034-71672012000500015http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7318porRevista Brasileira de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T01:28:55Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/7318Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T01:28:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional
Education and professional experience in the context of a Regional Management Board
Educación y experiencia profesional en el marco de un Consejo de Administración Regional
title Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional
spellingShingle Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional
Barrios, Sueli Terezinha Goi
Nursing
Single Health System
Health Management
Education
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Gestão em Saúde
Educação
title_short Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional
title_full Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional
title_fullStr Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional
title_full_unstemmed Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional
title_sort Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional
author Barrios, Sueli Terezinha Goi
author_facet Barrios, Sueli Terezinha Goi
Prochnow, Adelina Giacomelli
Ferla, Alcindo Antônio
Brêtas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]
author_role author
author2 Prochnow, Adelina Giacomelli
Ferla, Alcindo Antônio
Brêtas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria Departamento de Enfermagem
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Enfermagem
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barrios, Sueli Terezinha Goi
Prochnow, Adelina Giacomelli
Ferla, Alcindo Antônio
Brêtas, Ana Cristina Passarella [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Nursing
Single Health System
Health Management
Education
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Gestão em Saúde
Educação
topic Nursing
Single Health System
Health Management
Education
Enfermagem
Sistema Único de Saúde
Gestão em Saúde
Educação
description This study aimed to analyze the nurses' role in a Regional Management Board - COGERE from their academic formation and understand the technologies used by them in their work process. It is a case study with twelve administrators from COGERE. Data were collected through interviews and analyzed using thematic analysis. The nursing academic formation was grounded in the biomedical model, which mobilizes hard and light-hard technologies, but not enough to hard technologies. The role of nurses in the field of health management requires a greater incorporation of the concept of co-responsibility between the educational system and health services, with a reciprocal implication among teaching, management, attention, and social participation.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01
2015-06-14T13:44:58Z
2015-06-14T13:44:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000500015
Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 65, n. 5, p. 815-821, 2012.
10.1590/S0034-71672012000500015
S0034-71672012000500015.pdf
0034-7167
S0034-71672012000500015
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7318
url http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672012000500015
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7318
identifier_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem. Associação Brasileira de Enfermagem, v. 65, n. 5, p. 815-821, 2012.
10.1590/S0034-71672012000500015
S0034-71672012000500015.pdf
0034-7167
S0034-71672012000500015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 815-821
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268291074490368