Formação acadêmica e atuação profissional no contexto de um Colegiado de Gestão Regional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barrios, Sueli Terezinha Goi
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Prochnow, Adelina Giacomelli, Ferla, Alcindo Antônio, Bretas, Ana Cristina Passarella
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/85397
Resumo: Este estudo teve como objetivos analisar o protagonismo exercido pelos enfermeiros no Colegiado de Gestão Regional - COGERE a partir de sua formação acadêmica e compreender as tecnologias utilizadas por eles no seu processo de trabalho. Trata-se de estudo de caso com doze gestores do COGERE. Os dados foram coletados através das entrevistas e analisados mediante análise temática. A formação do enfermeiro se embasa no modelo biomédico, cujo núcleo de conhecimento mobiliza tecnologias duras e leve-duras, porém insuficiente para tecnologias leves. A atuação dos enfermeiros no campo da gestão em saúde requer maior constituição da noção de corresponsabilidade entre o aparelho formador e serviços de saúde, com implicação recíproca entre ensino, gestão, atenção e participação social.
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