Avaliação do efeito da fidelidade de implementação nos resultados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67594 |
Resumo: | Objetivo: Avaliar a fidelidade de implementação do PROERD e seu efeito no uso de drogas entre adolescentes. Métodos: Esse é um estudo de métodos mistos, onde foram realizadas observações da formação dos policiais instrutores e da aplicação de 30 aulas do programa em sala de aula. Ainda, os 19 policiais instrutores preencheram um formulário de fidelidade ao final de todas as lições ministradas e participaram de uma entrevista semiestruturada sobre a rotina de aplicação do PROERD. O ensaio controlado randomizado (ECR) para a avaliação da efetividade dos dois currículos do PROERD (5º e 7º anos) e as questões fechadas dos formulários de fidelidade formaram o eixo quantitativo e observações, entrevistas e questões abertas dos formulários de fidelidade formaram o eixo qualitativo. Os dados qualitativos foram submetidos a análise temática com suporte do software ATLAS.ti © versão 7.5.4. Os dados quantitativos dos formulários de fidelidade foram divididos em baixa e alta fidelidade e incorporados ao banco de dados da ECR para que análise de modelo linear de efeitos mistos fosse realizada através de STATA 17.0. Resultados: Apesar de não apresentarem efeito na efetividade do programa, alterações são realizadas pelos instrutores a fim de viabilizar o programa na realidade das escolas públicas de São Paulo. Além disso, também foi possível identificar que a formação de 40 horas que os policiais fazem para se tornarem instrutores pode não ser suficiente para abarcar questões de didática em sala de aula e, também, informações sobre drogas. Conclusão: Para que o PROERD seja viável em escolas públicas brasileiras, é necessário que haja a adaptação cultural do programa de acordo com a realidade do país e, ainda, que a formação de instrutores seja revisada com o auxílio dos desenvolvedores do D.A.R.E. kiR. |
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Avaliação do efeito da fidelidade de implementação nos resultados do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD)Fidelidade de implementaçãoPrevençãoMétodos-mistosAdolescentesEscolaDrogasObjetivo: Avaliar a fidelidade de implementação do PROERD e seu efeito no uso de drogas entre adolescentes. Métodos: Esse é um estudo de métodos mistos, onde foram realizadas observações da formação dos policiais instrutores e da aplicação de 30 aulas do programa em sala de aula. Ainda, os 19 policiais instrutores preencheram um formulário de fidelidade ao final de todas as lições ministradas e participaram de uma entrevista semiestruturada sobre a rotina de aplicação do PROERD. O ensaio controlado randomizado (ECR) para a avaliação da efetividade dos dois currículos do PROERD (5º e 7º anos) e as questões fechadas dos formulários de fidelidade formaram o eixo quantitativo e observações, entrevistas e questões abertas dos formulários de fidelidade formaram o eixo qualitativo. Os dados qualitativos foram submetidos a análise temática com suporte do software ATLAS.ti © versão 7.5.4. Os dados quantitativos dos formulários de fidelidade foram divididos em baixa e alta fidelidade e incorporados ao banco de dados da ECR para que análise de modelo linear de efeitos mistos fosse realizada através de STATA 17.0. Resultados: Apesar de não apresentarem efeito na efetividade do programa, alterações são realizadas pelos instrutores a fim de viabilizar o programa na realidade das escolas públicas de São Paulo. Além disso, também foi possível identificar que a formação de 40 horas que os policiais fazem para se tornarem instrutores pode não ser suficiente para abarcar questões de didática em sala de aula e, também, informações sobre drogas. Conclusão: Para que o PROERD seja viável em escolas públicas brasileiras, é necessário que haja a adaptação cultural do programa de acordo com a realidade do país e, ainda, que a formação de instrutores seja revisada com o auxílio dos desenvolvedores do D.A.R.E. kiR.Objective: To evaluate PROERD’s implementation fidelity and its effect on drug use among adolescents. Methods: This is a mixed methods study, in which observations were made of the training of police instructors and of the program application in 30 classrooms. Furthermore, the 19 police instructors completed a fidelity form at the end of all the lessons given and participated in a semistructured interview about PROERD’s application routine. The randomized controlled trial (RCT) to evaluate the effectiveness of the two PROERD curricula (5th and 7th grades) and the closed questions from the fidelity forms formed the quantitative axis and observations, interviews and open questions from the fidelity forms formed the qualitative axis. Qualitative data underwent thematic analysis using ATLAS.ti © version 7.5.4 software. Quantitative data from the fidelity forms were divided into low and high fidelity and incorporated into the ECR database so that a mixedeffects linear model analysis could be performed using STATA 17.0. Results: Despite having no effect on the program effectiveness, changes were made by instructors in order to make the program feasible for the reality of public schools in São Paulo. In addition, it was also possible to identify that the 40hour training that police officers undergo to become instructors may not be enough to cover teaching skills issues and also information about drugs. Conclusion: In order to PROERD to be feasible in Brazilian public schools, it is necessary that the program undergo a cultural adaptation to the country's reality and, also, it is important that the instructors’ training be revised with the help of D.A.R.E. kiR developers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Federal de São PauloSanchez, Zila van der Meer [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9110200572507368http://lattes.cnpq.br/4532982335931636Gusmões, Júlia Dell Sol Passos [UNIFESP]2023-06-05T14:14:09Z2023-06-05T14:14:09Z2023-03-01info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion167 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67594porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T17:28:55Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67594Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T17:28:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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