O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramalho, Brenda Candido Mota [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71651
Resumo: Esta monografia traz reflexões acerca do analfabetismo no Brasil e sua relação com o fracasso escolar. A intenção desta pesquisa foi investigar como os documentos sobre o processo de alfabetização e letramento dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental I compreendem a relação entre a não apropriação dessa aprendizagem e a continuidade ou não dos estudos. O procedimento metodológico escolhido foi uma pesquisa bibliográfica realizada no Banco de Dados da CAPES, na plataforma SciELO e no Google Acadêmico. O recorte temporal foi de 2000 a 2023. Foram encontradas: uma tese, cinco dissertações e 19 artigos. Identificou-se que neste período prevalecem as teorias sobre a escola e as práticas de alfabetização baseadas na perspectiva socioconstrutivista. A maioria dos documentos reconhece que a falta de alfabetização é um fator determinante para o fracasso escolar. Essa realidade surge a partir de uma escola que pouco contextualiza a realidade social dos alunos nas práticas de leitura e escrita e que tem resultado em alunos desinteressados pelo estudo. No entanto, o analfabetismo não pode ser considerado um fator exclusivo do fracasso escolar, pois este envolve também questões econômicas, sociais, pedagógicas e familiares que influenciam o desempenho dos alunos.
id UFSP_3d93e3a4b49b1d7993871fed7a823b5f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71651
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismoAlfabetização e letramentoFracasso escolarMetodologia de ensinoEsta monografia traz reflexões acerca do analfabetismo no Brasil e sua relação com o fracasso escolar. A intenção desta pesquisa foi investigar como os documentos sobre o processo de alfabetização e letramento dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental I compreendem a relação entre a não apropriação dessa aprendizagem e a continuidade ou não dos estudos. O procedimento metodológico escolhido foi uma pesquisa bibliográfica realizada no Banco de Dados da CAPES, na plataforma SciELO e no Google Acadêmico. O recorte temporal foi de 2000 a 2023. Foram encontradas: uma tese, cinco dissertações e 19 artigos. Identificou-se que neste período prevalecem as teorias sobre a escola e as práticas de alfabetização baseadas na perspectiva socioconstrutivista. A maioria dos documentos reconhece que a falta de alfabetização é um fator determinante para o fracasso escolar. Essa realidade surge a partir de uma escola que pouco contextualiza a realidade social dos alunos nas práticas de leitura e escrita e que tem resultado em alunos desinteressados pelo estudo. No entanto, o analfabetismo não pode ser considerado um fator exclusivo do fracasso escolar, pois este envolve também questões econômicas, sociais, pedagógicas e familiares que influenciam o desempenho dos alunos.This monograph offers reflections on illiteracy in Brazil and its relationship with school failure. The aim of this research was to investigate how documents on the literacy and literacy process of students in the early years of elementary school understand the relationship between the lack of this learning and the continuation or not of studies. The chosen methodological procedure was a bibliographic research conducted in the CAPES Database, the SciELO platform, and Google Scholar. The time frame was from 2000 to 2023. One thesis, five dissertations, and nineteen articles were found. It was identified that during this period, theories about the school and literacy practices based on the socioconstructivist perspective prevailed. Most documents recognize that the lack of literacy is a determining factor for school failure. This reality arises from a school that hardly contextualizes students' social reality in reading and writing practices, resulting in students becoming disinterested in studying. However, illiteracy cannot be considered the sole factor of school failure, as it also involves economic, social, pedagogical, and family issues that influence students' performance.Universidade Federal de São PauloDias, Marian Ávila de Lima e [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9676199805492735Ramalho, Brenda Candido Mota [UNIFESP]2024-08-23T21:33:54Z2024-08-23T21:33:54Z2024info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion57 f.application/pdfRamalho, Brenda Candido Mota. O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo. 2024. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2024https://hdl.handle.net/11600/71651porGuarulhos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-27T16:26:28Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71651Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-27T16:26:28Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo
title O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo
spellingShingle O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo
Ramalho, Brenda Candido Mota [UNIFESP]
Alfabetização e letramento
Fracasso escolar
Metodologia de ensino
title_short O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo
title_full O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo
title_fullStr O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo
title_full_unstemmed O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo
title_sort O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo
author Ramalho, Brenda Candido Mota [UNIFESP]
author_facet Ramalho, Brenda Candido Mota [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dias, Marian Ávila de Lima e [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/9676199805492735
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramalho, Brenda Candido Mota [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização e letramento
Fracasso escolar
Metodologia de ensino
topic Alfabetização e letramento
Fracasso escolar
Metodologia de ensino
description Esta monografia traz reflexões acerca do analfabetismo no Brasil e sua relação com o fracasso escolar. A intenção desta pesquisa foi investigar como os documentos sobre o processo de alfabetização e letramento dos estudantes nos anos iniciais do ensino fundamental I compreendem a relação entre a não apropriação dessa aprendizagem e a continuidade ou não dos estudos. O procedimento metodológico escolhido foi uma pesquisa bibliográfica realizada no Banco de Dados da CAPES, na plataforma SciELO e no Google Acadêmico. O recorte temporal foi de 2000 a 2023. Foram encontradas: uma tese, cinco dissertações e 19 artigos. Identificou-se que neste período prevalecem as teorias sobre a escola e as práticas de alfabetização baseadas na perspectiva socioconstrutivista. A maioria dos documentos reconhece que a falta de alfabetização é um fator determinante para o fracasso escolar. Essa realidade surge a partir de uma escola que pouco contextualiza a realidade social dos alunos nas práticas de leitura e escrita e que tem resultado em alunos desinteressados pelo estudo. No entanto, o analfabetismo não pode ser considerado um fator exclusivo do fracasso escolar, pois este envolve também questões econômicas, sociais, pedagógicas e familiares que influenciam o desempenho dos alunos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-23T21:33:54Z
2024-08-23T21:33:54Z
2024
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ramalho, Brenda Candido Mota. O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo. 2024. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2024
https://hdl.handle.net/11600/71651
identifier_str_mv Ramalho, Brenda Candido Mota. O processo de produção do fracasso escolar e o analfabetismo. 2024. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2024
url https://hdl.handle.net/11600/71651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268328787574784