As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Natalia Do Carmo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4664229
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50196
Resumo: A presente pesquisa analisa como os cursos de Pedagogia estão formando pedagogos para o trabalho com a reeducação das relações étnico-raciais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura africana e afro-brasileiras e para a Educação das Relações Étnico-Raciais (CNE/CP 01/2004). Além da análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso das Universidades (UNIFESP, UNICAMP, USP, UFSCAR e UNESP), os materiais para coleta de dados foram entrevistas com as coordenadoras dos cursos de Pedagogia das cinco Universidades e com alunos do último ano do curso e professoras de duas delas. Com os alunos foram utilizados grupos focais. Os objetivos da pesquisa foram: analisar os Projetos Políticos de Curso e as propostas curriculares dos cursos de Pedagogia no que diz respeito à formação inicial para a Reeducação das Relações Étnico-Raciais; analisar a percepção que os concluintes do curso de Pedagogia apresentam sobre sua formação no que diz respeito ao tema; investigar a percepção que professores e coordenadores dos cursos de Pedagogia apresentam sobre formação ofertada aos alunos. Os dados empíricos foram analisados à luz do referencial teórico de Cavalleiro, Munanga, Silva, Gomes, Gramsci, Libâneo, Pimenta, Monteiro, entre outros. O estudo aponta que, embora os cursos de Pedagogia não estejam fornecendo subsídios para o trabalho com a reeducação das relações étnico-raciais, conforme previsto nas DCNERER, os alunos estão conscientes da necessidade da abordagem do tema tanto nos cursos de Pedagogia como no cotidiano escolar.
id UFSP_406badbf0a424a52cebdd445d4a49ef1
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/50196
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Reis, Natalia Do Carmo [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Pinto, Umberto De Andrade [UNIFESP]2019-06-19T14:57:34Z2019-06-19T14:57:34Z2017-01-31https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4664229http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/501962017-0348.pdf10 - Natália do Carmo Reis (1).pdfA presente pesquisa analisa como os cursos de Pedagogia estão formando pedagogos para o trabalho com a reeducação das relações étnico-raciais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura africana e afro-brasileiras e para a Educação das Relações Étnico-Raciais (CNE/CP 01/2004). Além da análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso das Universidades (UNIFESP, UNICAMP, USP, UFSCAR e UNESP), os materiais para coleta de dados foram entrevistas com as coordenadoras dos cursos de Pedagogia das cinco Universidades e com alunos do último ano do curso e professoras de duas delas. Com os alunos foram utilizados grupos focais. Os objetivos da pesquisa foram: analisar os Projetos Políticos de Curso e as propostas curriculares dos cursos de Pedagogia no que diz respeito à formação inicial para a Reeducação das Relações Étnico-Raciais; analisar a percepção que os concluintes do curso de Pedagogia apresentam sobre sua formação no que diz respeito ao tema; investigar a percepção que professores e coordenadores dos cursos de Pedagogia apresentam sobre formação ofertada aos alunos. Os dados empíricos foram analisados à luz do referencial teórico de Cavalleiro, Munanga, Silva, Gomes, Gramsci, Libâneo, Pimenta, Monteiro, entre outros. O estudo aponta que, embora os cursos de Pedagogia não estejam fornecendo subsídios para o trabalho com a reeducação das relações étnico-raciais, conforme previsto nas DCNERER, os alunos estão conscientes da necessidade da abordagem do tema tanto nos cursos de Pedagogia como no cotidiano escolar.The present research intends to investigate how the Pedagogy courses are formed pedagogues for the work with a reeducation of the ethnic-racial relations, as foreseen in the Resolution CNE / CP 01/2004. In addition to the documentary analysis of the Political Course Projects of the Universities (UNIFESP, UNICAMP, USP, UFSCAR and UNESP), the data collection materials were interviews with the coordinators of the Pedagogy courses of the five Universities, and with students of the last year of the course and Professores of two of them. Focal groups were used with the students. The objectives of the research are: to analyze the Political Projects of Course and the curricular proposals of the courses of Pedagogy with respect to the initial formation for the Reeducation of the Ethnic-Racial Relations; to analyze the perception that the undergraduate students of the Pedagogy course present about their formation with regard to the theme; to investigate the perception that teachers and coordinators of Pedagogy courses present about the training offered to students. The empirical data were analyzed in the light of the theoretical reference of Cavalleiro, Munanga, Silva, Gomes, Gramsci, Libâneo, Pimenta, among others. The study points out that, although Pedagogy courses are not providing students with subsidies to work with the reeducation of ethnic-racial relations, as foreseen in Resolution CNE/CP 01/2004, students are aware of the need to approach the theme both in Pedagogy courses and in everyday school life.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)190p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Formação Inicial De ProfessoresRelações Étnico-RaciaisResolução Cne/Cp 01: 2004Initial Teacher TrainingEthnic-Racial RelationsResolution Cne/Cp 01: 2004As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEscola Pública, Formação De Professores E Práticas PedagógicasORIGINAL10 - Natália do Carmo Reis (1).pdf10 - Natália do Carmo Reis (1).pdfapplication/pdf1011167${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50196/1/10%20-%20Nat%c3%a1lia%20do%20Carmo%20Reis%20%281%29.pdf41492875cc2ce0850c6feaee0cfb7e84MD51open accessTEXT10 - Natália do Carmo Reis (1).pdf.txt10 - Natália do Carmo Reis (1).pdf.txtExtracted texttext/plain225931${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50196/5/10%20-%20Nat%c3%a1lia%20do%20Carmo%20Reis%20%281%29.pdf.txt333e23c9814931e674d937c9c0dfb8a7MD55open accessTHUMBNAIL10 - Natália do Carmo Reis (1).pdf.jpg10 - Natália do Carmo Reis (1).pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3684${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50196/7/10%20-%20Nat%c3%a1lia%20do%20Carmo%20Reis%20%281%29.pdf.jpg869e71f3ba7a165faecc7aab742a0ad1MD57open access11600/501962023-05-15 10:32:20.864open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/50196Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:32:20Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogos
title As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogos
spellingShingle As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogos
Reis, Natalia Do Carmo [UNIFESP]
Formação Inicial De Professores
Relações Étnico-Raciais
Resolução Cne/Cp 01: 2004
Initial Teacher Training
Ethnic-Racial Relations
Resolution Cne/Cp 01: 2004
title_short As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogos
title_full As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogos
title_fullStr As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogos
title_full_unstemmed As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogos
title_sort As Relações Étnico-Raciais Na Formação Inicial De Pedagogos
author Reis, Natalia Do Carmo [UNIFESP]
author_facet Reis, Natalia Do Carmo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Natalia Do Carmo [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Umberto De Andrade [UNIFESP]
contributor_str_mv Pinto, Umberto De Andrade [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial De Professores
Relações Étnico-Raciais
Resolução Cne/Cp 01: 2004
topic Formação Inicial De Professores
Relações Étnico-Raciais
Resolução Cne/Cp 01: 2004
Initial Teacher Training
Ethnic-Racial Relations
Resolution Cne/Cp 01: 2004
dc.subject.eng.fl_str_mv Initial Teacher Training
Ethnic-Racial Relations
Resolution Cne/Cp 01: 2004
description A presente pesquisa analisa como os cursos de Pedagogia estão formando pedagogos para o trabalho com a reeducação das relações étnico-raciais, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de História e Cultura africana e afro-brasileiras e para a Educação das Relações Étnico-Raciais (CNE/CP 01/2004). Além da análise documental dos Projetos Pedagógicos de Curso das Universidades (UNIFESP, UNICAMP, USP, UFSCAR e UNESP), os materiais para coleta de dados foram entrevistas com as coordenadoras dos cursos de Pedagogia das cinco Universidades e com alunos do último ano do curso e professoras de duas delas. Com os alunos foram utilizados grupos focais. Os objetivos da pesquisa foram: analisar os Projetos Políticos de Curso e as propostas curriculares dos cursos de Pedagogia no que diz respeito à formação inicial para a Reeducação das Relações Étnico-Raciais; analisar a percepção que os concluintes do curso de Pedagogia apresentam sobre sua formação no que diz respeito ao tema; investigar a percepção que professores e coordenadores dos cursos de Pedagogia apresentam sobre formação ofertada aos alunos. Os dados empíricos foram analisados à luz do referencial teórico de Cavalleiro, Munanga, Silva, Gomes, Gramsci, Libâneo, Pimenta, Monteiro, entre outros. O estudo aponta que, embora os cursos de Pedagogia não estejam fornecendo subsídios para o trabalho com a reeducação das relações étnico-raciais, conforme previsto nas DCNERER, os alunos estão conscientes da necessidade da abordagem do tema tanto nos cursos de Pedagogia como no cotidiano escolar.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-19T14:57:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-06-19T14:57:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pt.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4664229
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50196
dc.identifier.file.none.fl_str_mv 2017-0348.pdf
10 - Natália do Carmo Reis (1).pdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4664229
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50196
identifier_str_mv 2017-0348.pdf
10 - Natália do Carmo Reis (1).pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 190p.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50196/1/10%20-%20Nat%c3%a1lia%20do%20Carmo%20Reis%20%281%29.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50196/5/10%20-%20Nat%c3%a1lia%20do%20Carmo%20Reis%20%281%29.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/50196/7/10%20-%20Nat%c3%a1lia%20do%20Carmo%20Reis%20%281%29.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 41492875cc2ce0850c6feaee0cfb7e84
333e23c9814931e674d937c9c0dfb8a7
869e71f3ba7a165faecc7aab742a0ad1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764132265492480