Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naganuma, Masuco [UNIFESP]
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Chaud, Massae Noda [UNIFESP], Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840
Resumo: The present study was carried out at the Municipalities of São Paulo and Guarulhos with undergraduate nursing students and aimed at evaluating their knowledge regarding neonatal nursing and, if necessary, to contribute to the program reformulation. Thus, we would be able to improve nurses knowledge on the full-term new born care. In order to develop a structured questionnaire to be used as an instrument to measure the studied variable, aspects of the theoretical content related to the most common care procedures at the neonatal unit were selected. Authors found that students' theoretical knowledge on the theme was regular.
id UFSP_4170893603e2281c1e6f8d175d63495f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/840
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagemNeonatal nursing: undergraduate nursing students' knowledgeEnfermería neonatológica: conocimiento de los alumnos egresados del curso de enfermeríamaternal-child nursingeducationenfermagem materno-infantileducaçãoThe present study was carried out at the Municipalities of São Paulo and Guarulhos with undergraduate nursing students and aimed at evaluating their knowledge regarding neonatal nursing and, if necessary, to contribute to the program reformulation. Thus, we would be able to improve nurses knowledge on the full-term new born care. In order to develop a structured questionnaire to be used as an instrument to measure the studied variable, aspects of the theoretical content related to the most common care procedures at the neonatal unit were selected. Authors found that students' theoretical knowledge on the theme was regular.El presente estudio fue realizado entre los alumnos egresados de los cursos de enfermería de las Municipalidades de São Paulo y Guarulhos, con el objetivo de evaluar sus conocimientos sobre la enfermería neonatológica y contribuir, si fuera necesario, para la re-formulación del programa. De esta forma, podríamos perfeccionar el conocimiento del enfermero sobre los cuidados del recién nacido dentro del plazo normal de gestación. Para elaborar un cuestionario estructurado, que fue utilizado como instrumento de medición de la variable, fueron seleccionados aspectos de contenido teórico concernientes a los cuidados más comunes en la unidad de neonatología. Se observó que el nivel de conocimiento teórico de los estudiantes sobre este tema era regular.O presente estudo foi realizado com alunos dos cursos de graduação em Enfermagem dos Municípios de São Paulo e de Guarulhos, com a finalidade de avaliar o seu conhecimento sobre enfermagem neonatológica e contribuir, se necessário, para a reformulação do programa. Dessa forma, poderíamos aprimorar o conhecimento do enfermeiro sobre os cuidados do recém-nascido a termo. Foram selecionados os aspectos do conteúdo teórico concernentes aos cuidados mais comuns na unidade de neonatologia para elaborar um questionário estruturado, que foi utilizado como instrumento de mensuração da variável. Observou-se que o nível de conhecimento teórico dos estudantes sobre o tema era regular.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESPSciELOEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São PauloUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Naganuma, Masuco [UNIFESP]Chaud, Massae Noda [UNIFESP]Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP]2015-06-14T13:24:56Z2015-06-14T13:24:56Z1999-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion75-81application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 7, n. 4, p. 75-81, 1999.10.1590/S0104-11691999000400010S0104-11691999000400010.pdf0104-1169S0104-11691999000400010http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840porRevista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T03:59:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/840Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T03:59:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
Neonatal nursing: undergraduate nursing students' knowledge
Enfermería neonatológica: conocimiento de los alumnos egresados del curso de enfermería
title Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
spellingShingle Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
Naganuma, Masuco [UNIFESP]
maternal-child nursing
education
enfermagem materno-infantil
educação
title_short Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
title_full Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
title_fullStr Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
title_sort Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
author Naganuma, Masuco [UNIFESP]
author_facet Naganuma, Masuco [UNIFESP]
Chaud, Massae Noda [UNIFESP]
Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP]
author_role author
author2 Chaud, Massae Noda [UNIFESP]
Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Naganuma, Masuco [UNIFESP]
Chaud, Massae Noda [UNIFESP]
Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv maternal-child nursing
education
enfermagem materno-infantil
educação
topic maternal-child nursing
education
enfermagem materno-infantil
educação
description The present study was carried out at the Municipalities of São Paulo and Guarulhos with undergraduate nursing students and aimed at evaluating their knowledge regarding neonatal nursing and, if necessary, to contribute to the program reformulation. Thus, we would be able to improve nurses knowledge on the full-term new born care. In order to develop a structured questionnaire to be used as an instrument to measure the studied variable, aspects of the theoretical content related to the most common care procedures at the neonatal unit were selected. Authors found that students' theoretical knowledge on the theme was regular.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-10-01
2015-06-14T13:24:56Z
2015-06-14T13:24:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 7, n. 4, p. 75-81, 1999.
10.1590/S0104-11691999000400010
S0104-11691999000400010.pdf
0104-1169
S0104-11691999000400010
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840
url http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840
identifier_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 7, n. 4, p. 75-81, 1999.
10.1590/S0104-11691999000400010
S0104-11691999000400010.pdf
0104-1169
S0104-11691999000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75-81
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268386960474112