Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840 |
Resumo: | The present study was carried out at the Municipalities of São Paulo and Guarulhos with undergraduate nursing students and aimed at evaluating their knowledge regarding neonatal nursing and, if necessary, to contribute to the program reformulation. Thus, we would be able to improve nurses knowledge on the full-term new born care. In order to develop a structured questionnaire to be used as an instrument to measure the studied variable, aspects of the theoretical content related to the most common care procedures at the neonatal unit were selected. Authors found that students' theoretical knowledge on the theme was regular. |
id |
UFSP_4170893603e2281c1e6f8d175d63495f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/840 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagemNeonatal nursing: undergraduate nursing students' knowledgeEnfermería neonatológica: conocimiento de los alumnos egresados del curso de enfermeríamaternal-child nursingeducationenfermagem materno-infantileducaçãoThe present study was carried out at the Municipalities of São Paulo and Guarulhos with undergraduate nursing students and aimed at evaluating their knowledge regarding neonatal nursing and, if necessary, to contribute to the program reformulation. Thus, we would be able to improve nurses knowledge on the full-term new born care. In order to develop a structured questionnaire to be used as an instrument to measure the studied variable, aspects of the theoretical content related to the most common care procedures at the neonatal unit were selected. Authors found that students' theoretical knowledge on the theme was regular.El presente estudio fue realizado entre los alumnos egresados de los cursos de enfermería de las Municipalidades de São Paulo y Guarulhos, con el objetivo de evaluar sus conocimientos sobre la enfermería neonatológica y contribuir, si fuera necesario, para la re-formulación del programa. De esta forma, podríamos perfeccionar el conocimiento del enfermero sobre los cuidados del recién nacido dentro del plazo normal de gestación. Para elaborar un cuestionario estructurado, que fue utilizado como instrumento de medición de la variable, fueron seleccionados aspectos de contenido teórico concernientes a los cuidados más comunes en la unidad de neonatología. Se observó que el nivel de conocimiento teórico de los estudiantes sobre este tema era regular.O presente estudo foi realizado com alunos dos cursos de graduação em Enfermagem dos Municípios de São Paulo e de Guarulhos, com a finalidade de avaliar o seu conhecimento sobre enfermagem neonatológica e contribuir, se necessário, para a reformulação do programa. Dessa forma, poderíamos aprimorar o conhecimento do enfermeiro sobre os cuidados do recém-nascido a termo. Foram selecionados os aspectos do conteúdo teórico concernentes aos cuidados mais comuns na unidade de neonatologia para elaborar um questionário estruturado, que foi utilizado como instrumento de mensuração da variável. Observou-se que o nível de conhecimento teórico dos estudantes sobre o tema era regular.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESPSciELOEscola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São PauloUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Naganuma, Masuco [UNIFESP]Chaud, Massae Noda [UNIFESP]Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP]2015-06-14T13:24:56Z2015-06-14T13:24:56Z1999-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion75-81application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 7, n. 4, p. 75-81, 1999.10.1590/S0104-11691999000400010S0104-11691999000400010.pdf0104-1169S0104-11691999000400010http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840porRevista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T03:59:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/840Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T03:59:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem Neonatal nursing: undergraduate nursing students' knowledge Enfermería neonatológica: conocimiento de los alumnos egresados del curso de enfermería |
title |
Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem |
spellingShingle |
Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem Naganuma, Masuco [UNIFESP] maternal-child nursing education enfermagem materno-infantil educação |
title_short |
Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem |
title_full |
Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem |
title_fullStr |
Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem |
title_sort |
Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem |
author |
Naganuma, Masuco [UNIFESP] |
author_facet |
Naganuma, Masuco [UNIFESP] Chaud, Massae Noda [UNIFESP] Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP] |
author_role |
author |
author2 |
Chaud, Massae Noda [UNIFESP] Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Naganuma, Masuco [UNIFESP] Chaud, Massae Noda [UNIFESP] Pinheiro, Eliana Moreira [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
maternal-child nursing education enfermagem materno-infantil educação |
topic |
maternal-child nursing education enfermagem materno-infantil educação |
description |
The present study was carried out at the Municipalities of São Paulo and Guarulhos with undergraduate nursing students and aimed at evaluating their knowledge regarding neonatal nursing and, if necessary, to contribute to the program reformulation. Thus, we would be able to improve nurses knowledge on the full-term new born care. In order to develop a structured questionnaire to be used as an instrument to measure the studied variable, aspects of the theoretical content related to the most common care procedures at the neonatal unit were selected. Authors found that students' theoretical knowledge on the theme was regular. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-10-01 2015-06-14T13:24:56Z 2015-06-14T13:24:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010 Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 7, n. 4, p. 75-81, 1999. 10.1590/S0104-11691999000400010 S0104-11691999000400010.pdf 0104-1169 S0104-11691999000400010 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400010 http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/840 |
identifier_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo, v. 7, n. 4, p. 75-81, 1999. 10.1590/S0104-11691999000400010 S0104-11691999000400010.pdf 0104-1169 S0104-11691999000400010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
75-81 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268386960474112 |