Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naganuma, Masuco
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Chaud, Massae Noda, Pinheiro, Eliana Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1394
Resumo: O presente estudo foi realizado com alunos dos cursos de graduação em Enfermagem dos Municípios de São Paulo e de Guarulhos, com a finalidade de avaliar o seu conhecimento sobre enfermagem neonatológica e contribuir, se necessário, para a reformulação do programa. Dessa forma, poderíamos aprimorar o conhecimento do enfermeiro sobre os cuidados do recém-nascido a termo. Foram selecionados os aspectos do conteúdo teórico concernentes aos cuidados mais comuns na unidade de neonatologia para elaborar um questionário estruturado, que foi utilizado como instrumento de mensuração da variável. Observou-se que o nível de conhecimento teórico dos estudantes sobre o tema era regular.
id USP-38_dd6b7088deff1163161a636b9c9d1015
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1394
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagemEnfermería neonatológica: conocimiento de los alumnos egresados del curso de enfermeríaNeonatal nursing: undergraduate nursing students' knowledgeenfermagem materno-infantileducaçãoenfermería materno-infantileducaciónmaternal-child nursingeducationO presente estudo foi realizado com alunos dos cursos de graduação em Enfermagem dos Municípios de São Paulo e de Guarulhos, com a finalidade de avaliar o seu conhecimento sobre enfermagem neonatológica e contribuir, se necessário, para a reformulação do programa. Dessa forma, poderíamos aprimorar o conhecimento do enfermeiro sobre os cuidados do recém-nascido a termo. Foram selecionados os aspectos do conteúdo teórico concernentes aos cuidados mais comuns na unidade de neonatologia para elaborar um questionário estruturado, que foi utilizado como instrumento de mensuração da variável. Observou-se que o nível de conhecimento teórico dos estudantes sobre o tema era regular.The present study was carried out at the Municipalities of São Paulo and Guarulhos with undergraduate nursing students and aimed at evaluating their knowledge regarding neonatal nursing and, if necessary, to contribute to the program reformulation. Thus, we would be able to improve nurses knowledge on the full-term new born care. In order to develop a structured questionnaire to be used as an instrument to measure the studied variable, aspects of the theoretical content related to the most common care procedures at the neonatal unit were selected. Authors found that students' theoretical knowledge on the theme was regular.El presente estudio fue realizado entre los alumnos egresados de los cursos de enfermería de las Municipalidades de São Paulo y Guarulhos, con el objetivo de evaluar sus conocimientos sobre la enfermería neonatológica y contribuir, si fuera necesario, para la re-formulación del programa. De esta forma, podríamos perfeccionar el conocimiento del enfermero sobre los cuidados del recién nacido dentro del plazo normal de gestación. Para elaborar un cuestionario estructurado, que fue utilizado como instrumento de medición de la variable, fueron seleccionados aspectos de contenido teórico concernientes a los cuidados más comunes en la unidad de neonatología. Se observó que el nivel de conocimiento teórico de los estudiantes sobre este tema era regular.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1999-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/139410.1590/S0104-11691999000400010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 4 (1999); 75-81Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 4 (1999); 75-81Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 4 (1999); 75-811518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1394/1425Naganuma, MasucoChaud, Massae NodaPinheiro, Eliana Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T13:13:11Zoai:revistas.usp.br:article/1394Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T13:13:11Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
Enfermería neonatológica: conocimiento de los alumnos egresados del curso de enfermería
Neonatal nursing: undergraduate nursing students' knowledge
title Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
spellingShingle Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
Naganuma, Masuco
enfermagem materno-infantil
educação
enfermería materno-infantil
educación
maternal-child nursing
education
title_short Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
title_full Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
title_fullStr Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
title_sort Enfermagem neonatológica: conhecimento de alunos de graduação em enfermagem
author Naganuma, Masuco
author_facet Naganuma, Masuco
Chaud, Massae Noda
Pinheiro, Eliana Moreira
author_role author
author2 Chaud, Massae Noda
Pinheiro, Eliana Moreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Naganuma, Masuco
Chaud, Massae Noda
Pinheiro, Eliana Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv enfermagem materno-infantil
educação
enfermería materno-infantil
educación
maternal-child nursing
education
topic enfermagem materno-infantil
educação
enfermería materno-infantil
educación
maternal-child nursing
education
description O presente estudo foi realizado com alunos dos cursos de graduação em Enfermagem dos Municípios de São Paulo e de Guarulhos, com a finalidade de avaliar o seu conhecimento sobre enfermagem neonatológica e contribuir, se necessário, para a reformulação do programa. Dessa forma, poderíamos aprimorar o conhecimento do enfermeiro sobre os cuidados do recém-nascido a termo. Foram selecionados os aspectos do conteúdo teórico concernentes aos cuidados mais comuns na unidade de neonatologia para elaborar um questionário estruturado, que foi utilizado como instrumento de mensuração da variável. Observou-se que o nível de conhecimento teórico dos estudantes sobre o tema era regular.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1394
10.1590/S0104-11691999000400010
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1394
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691999000400010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1394/1425
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 7 n. 4 (1999); 75-81
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 Núm. 4 (1999); 75-81
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 7 No. 4 (1999); 75-81
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222836830240768