Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11600/63607 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido com a colaboração dos licenciandos do curso de Ciências - Licenciatura, habilitação em matemática da Unifesp - Campus Diadema. A partir do desenvolvimento de uma atividade que foi proposta para os voluntários e da realização de um grupo focal, o presente projeto buscou promover uma atitude reflexiva dos participantes, frente aos seus erros e de seus colegas, assim como, procurar possíveis respostas às perguntas norteadoras: Qual é a percepção dos licenciandos em matemática numa situação que os coloca frente a seus erros e aos erros de seus colegas? Será que esse tipo de atividade pode levantar reflexões vinculadas com sua futura prática docente? Os dados coletados foram analisados e discutidos à luz da Educação Matemática Crítica, buscando identificar características desta teoria, que permitiram ponderar que houve uma reflexão por parte dos estudantes. |
id |
UFSP_4228f03cd3e0cf27f90f2088fafacdad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63607 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática CríticaEducação Matemática CríticaErrosReflexãoCritical Mathematics EducationMistakesReflectionEste trabalho foi desenvolvido com a colaboração dos licenciandos do curso de Ciências - Licenciatura, habilitação em matemática da Unifesp - Campus Diadema. A partir do desenvolvimento de uma atividade que foi proposta para os voluntários e da realização de um grupo focal, o presente projeto buscou promover uma atitude reflexiva dos participantes, frente aos seus erros e de seus colegas, assim como, procurar possíveis respostas às perguntas norteadoras: Qual é a percepção dos licenciandos em matemática numa situação que os coloca frente a seus erros e aos erros de seus colegas? Será que esse tipo de atividade pode levantar reflexões vinculadas com sua futura prática docente? Os dados coletados foram analisados e discutidos à luz da Educação Matemática Crítica, buscando identificar características desta teoria, que permitiram ponderar que houve uma reflexão por parte dos estudantes.This work was developed with the collaboration of undergraduate students of the Science Degree, mathematics, Unifesp - Diadema Campus. From the development of an activity that was proposed to the volunteers and the realization of a focus group, this project sought to promote a reflective attitude of the participants, facing their mistakes and those of their colleagues, as well as to seek possible answers to the guiding questions: What is the perception of undergraduates in mathematics in a situation that puts them in front of their mistakes and the mistakes of their colleagues? Can this type of activity raise reflections related to their future teaching practice? The data collected were analyzed and discussed in the light of Critical Mathematics Education, seeking to identify characteristics of this theory, which allowed us to consider that there was a reflection on the part of the students.Universidade Federal de São PauloKassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1157956417719223Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP]2022-03-21T16:05:37Z2022-03-21T16:05:37Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion126 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T20:07:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63607Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T20:07:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica |
title |
Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica |
spellingShingle |
Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP] Educação Matemática Crítica Erros Reflexão Critical Mathematics Education Mistakes Reflection |
title_short |
Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica |
title_full |
Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica |
title_fullStr |
Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica |
title_full_unstemmed |
Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica |
title_sort |
Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica |
author |
Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP] |
author_facet |
Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Kassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/1157956417719223 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Crítica Erros Reflexão Critical Mathematics Education Mistakes Reflection |
topic |
Educação Matemática Crítica Erros Reflexão Critical Mathematics Education Mistakes Reflection |
description |
Este trabalho foi desenvolvido com a colaboração dos licenciandos do curso de Ciências - Licenciatura, habilitação em matemática da Unifesp - Campus Diadema. A partir do desenvolvimento de uma atividade que foi proposta para os voluntários e da realização de um grupo focal, o presente projeto buscou promover uma atitude reflexiva dos participantes, frente aos seus erros e de seus colegas, assim como, procurar possíveis respostas às perguntas norteadoras: Qual é a percepção dos licenciandos em matemática numa situação que os coloca frente a seus erros e aos erros de seus colegas? Será que esse tipo de atividade pode levantar reflexões vinculadas com sua futura prática docente? Os dados coletados foram analisados e discutidos à luz da Educação Matemática Crítica, buscando identificar características desta teoria, que permitiram ponderar que houve uma reflexão por parte dos estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-21T16:05:37Z 2022-03-21T16:05:37Z 2022-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/11600/63607 |
url |
https://hdl.handle.net/11600/63607 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
126 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268358381535232 |