Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/63607
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com a colaboração dos licenciandos do curso de Ciências - Licenciatura, habilitação em matemática da Unifesp - Campus Diadema. A partir do desenvolvimento de uma atividade que foi proposta para os voluntários e da realização de um grupo focal, o presente projeto buscou promover uma atitude reflexiva dos participantes, frente aos seus erros e de seus colegas, assim como, procurar possíveis respostas às perguntas norteadoras: Qual é a percepção dos licenciandos em matemática numa situação que os coloca frente a seus erros e aos erros de seus colegas? Será que esse tipo de atividade pode levantar reflexões vinculadas com sua futura prática docente? Os dados coletados foram analisados e discutidos à luz da Educação Matemática Crítica, buscando identificar características desta teoria, que permitiram ponderar que houve uma reflexão por parte dos estudantes.
id UFSP_4228f03cd3e0cf27f90f2088fafacdad
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/63607
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática CríticaEducação Matemática CríticaErrosReflexãoCritical Mathematics EducationMistakesReflectionEste trabalho foi desenvolvido com a colaboração dos licenciandos do curso de Ciências - Licenciatura, habilitação em matemática da Unifesp - Campus Diadema. A partir do desenvolvimento de uma atividade que foi proposta para os voluntários e da realização de um grupo focal, o presente projeto buscou promover uma atitude reflexiva dos participantes, frente aos seus erros e de seus colegas, assim como, procurar possíveis respostas às perguntas norteadoras: Qual é a percepção dos licenciandos em matemática numa situação que os coloca frente a seus erros e aos erros de seus colegas? Será que esse tipo de atividade pode levantar reflexões vinculadas com sua futura prática docente? Os dados coletados foram analisados e discutidos à luz da Educação Matemática Crítica, buscando identificar características desta teoria, que permitiram ponderar que houve uma reflexão por parte dos estudantes.This work was developed with the collaboration of undergraduate students of the Science Degree, mathematics, Unifesp - Diadema Campus. From the development of an activity that was proposed to the volunteers and the realization of a focus group, this project sought to promote a reflective attitude of the participants, facing their mistakes and those of their colleagues, as well as to seek possible answers to the guiding questions: What is the perception of undergraduates in mathematics in a situation that puts them in front of their mistakes and the mistakes of their colleagues? Can this type of activity raise reflections related to their future teaching practice? The data collected were analyzed and discussed in the light of Critical Mathematics Education, seeking to identify characteristics of this theory, which allowed us to consider that there was a reflection on the part of the students.Universidade Federal de São PauloKassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/1157956417719223Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP]2022-03-21T16:05:37Z2022-03-21T16:05:37Z2022-01-28info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion126 f.application/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/63607porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-26T20:07:13Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/63607Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-26T20:07:13Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica
title Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica
spellingShingle Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica
Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP]
Educação Matemática Crítica
Erros
Reflexão
Critical Mathematics Education
Mistakes
Reflection
title_short Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica
title_full Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica
title_fullStr Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica
title_full_unstemmed Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica
title_sort Os licenciandos em matemática frente ao erro: uma reflexão embasada na Educação Matemática Crítica
author Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP]
author_facet Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kassama, Paola Andrea Gaviria [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1157956417719223
dc.contributor.author.fl_str_mv Romano, Marilia Della Nocce [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática Crítica
Erros
Reflexão
Critical Mathematics Education
Mistakes
Reflection
topic Educação Matemática Crítica
Erros
Reflexão
Critical Mathematics Education
Mistakes
Reflection
description Este trabalho foi desenvolvido com a colaboração dos licenciandos do curso de Ciências - Licenciatura, habilitação em matemática da Unifesp - Campus Diadema. A partir do desenvolvimento de uma atividade que foi proposta para os voluntários e da realização de um grupo focal, o presente projeto buscou promover uma atitude reflexiva dos participantes, frente aos seus erros e de seus colegas, assim como, procurar possíveis respostas às perguntas norteadoras: Qual é a percepção dos licenciandos em matemática numa situação que os coloca frente a seus erros e aos erros de seus colegas? Será que esse tipo de atividade pode levantar reflexões vinculadas com sua futura prática docente? Os dados coletados foram analisados e discutidos à luz da Educação Matemática Crítica, buscando identificar características desta teoria, que permitiram ponderar que houve uma reflexão por parte dos estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21T16:05:37Z
2022-03-21T16:05:37Z
2022-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/63607
url https://hdl.handle.net/11600/63607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268358381535232