Cientistas brasileiros na escola: elaboração de recursos didáticos para website

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Laura Conceição Barbosa [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70439
Resumo: Este trabalho ressalta a falta de conhecimento dos jovens brasileiros sobre cientistas nacionais e instituições de pesquisa, apesar do Brasil ser um importante produtor de conhecimento científico, e destaca a necessidade de aproximar a ciência brasileira da educação básica para promover a divulgação científica e valorizar o empreendimento científico. A falta de visibilidade da ciência brasileira na mídia nacional, principalmente na educação, é um dos fatores que contribuem para essa desconexão entre a sociedade e a ciência. A cobertura científica na mídia muitas vezes prioriza estudos estrangeiros, deixando de lado as contribuições dos cientistas brasileiros. Além disso, a disseminação de desinformação e movimentos negacionistas, especialmente durante a pandemia, tem minado a compreensão da ciência pela população. Para enfrentar esse desafio, é fundamental integrar o ensino de Ciências com questões sociais, tecnológicas e ambientais, alinhadas com a produção científica do país. A educação científica precisa ser mais contextualizada, e os jovens precisam entender o papel dos cientistas brasileiros e o valor da ciência para a sociedade. A divulgação científica no Brasil cresceu nas últimas décadas, com a criação de centros e museus de ciência. A pandemia da Covid-19 destacou a urgência de projetos baseados em atender às necessidades das escolas e dos estudantes. É essencial trazer metodologias que aproximem os cientistas nacionais da educação, especialmente após a defasagem causada pela pandemia. A pesquisa brasileira desempenha um papel crucial no avanço do conhecimento científico, na solução de problemas locais e globais, no desenvolvimento econômico e tecnológico, na formação de recursos humanos qualificados e na preservação da biodiversidade. Portanto, é fundamental promover a ciência brasileira entre os jovens e valorizar seus cientistas. Para auxiliar no enfrentamento , foi desenvolvido um projeto de extensão denominado Ciência e Cientistas Brasileiros na escola, que contempla um site que apresenta cientistas brasileiros, suas contribuições e recursos didáticos relacionados a eles e cursos de extensão para professores. Este trabalho de conclusão de curso foi realizado no âmbito deste projeto de extensão, de forma a compor o repositório de cientistas e recursos didáticos disponíveis no site. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem bibliográfica para o mapeamento, seleção de cientistas, descrição de suas vidas acadêmicas, biografias, contribuições para a ciência e recursos didáticos. Como resultado, foram pesquisados 33 cientistas, que atuam nos seguintes temas: Saúde, Biotecnologia, Biodiversidade, Ecologia, Física Moderna, Física Clássica, Transformações Químicas, Minerais e Geometria. Esperamos que tais recursos possam aproximar a ciência brasileira da escola de modo a fortalecer a valorização dos cientistas do nosso país.
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Além disso, a disseminação de desinformação e movimentos negacionistas, especialmente durante a pandemia, tem minado a compreensão da ciência pela população. Para enfrentar esse desafio, é fundamental integrar o ensino de Ciências com questões sociais, tecnológicas e ambientais, alinhadas com a produção científica do país. A educação científica precisa ser mais contextualizada, e os jovens precisam entender o papel dos cientistas brasileiros e o valor da ciência para a sociedade. A divulgação científica no Brasil cresceu nas últimas décadas, com a criação de centros e museus de ciência. A pandemia da Covid-19 destacou a urgência de projetos baseados em atender às necessidades das escolas e dos estudantes. É essencial trazer metodologias que aproximem os cientistas nacionais da educação, especialmente após a defasagem causada pela pandemia. A pesquisa brasileira desempenha um papel crucial no avanço do conhecimento científico, na solução de problemas locais e globais, no desenvolvimento econômico e tecnológico, na formação de recursos humanos qualificados e na preservação da biodiversidade. Portanto, é fundamental promover a ciência brasileira entre os jovens e valorizar seus cientistas. Para auxiliar no enfrentamento , foi desenvolvido um projeto de extensão denominado Ciência e Cientistas Brasileiros na escola, que contempla um site que apresenta cientistas brasileiros, suas contribuições e recursos didáticos relacionados a eles e cursos de extensão para professores. Este trabalho de conclusão de curso foi realizado no âmbito deste projeto de extensão, de forma a compor o repositório de cientistas e recursos didáticos disponíveis no site. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com abordagem bibliográfica para o mapeamento, seleção de cientistas, descrição de suas vidas acadêmicas, biografias, contribuições para a ciência e recursos didáticos. Como resultado, foram pesquisados 33 cientistas, que atuam nos seguintes temas: Saúde, Biotecnologia, Biodiversidade, Ecologia, Física Moderna, Física Clássica, Transformações Químicas, Minerais e Geometria. Esperamos que tais recursos possam aproximar a ciência brasileira da escola de modo a fortalecer a valorização dos cientistas do nosso país.This work highlights the lack of knowledge among young Brazilians about national scientists and research institutions, despite Brazil being a significant producer of scientific knowledge. It underscores the need to bridge the gap between Brazilian science and basic education to promote scientific dissemination and value scientific endeavor. The lack of visibility of Brazilian science in the national media, especially in education, is one of the factors contributing to this disconnection between society and science. Scientific coverage in the media often prioritizes foreign studies, sidelining the contributions of Brazilian scientists. Additionally, the spread of misinformation and denialist movements, especially during the pandemic, has undermined the public's understanding of science. To address this challenge, it is crucial to integrate science education with social, technological, and environmental issues aligned with the country's scientific production. Scientific education needs to be more contextualized, and young people must understand the role of Brazilian scientists and the value of science to society. Scientific dissemination in Brazil has grown in recent decades with the creation of science centers and museums. The Covid-19 pandemic highlighted the urgency of projects focused on meeting the needs of schools and students. Bringing methodologies that connect national scientists with education, especially after the pandemic-induced lag, is essential. Brazilian research plays a crucial role in advancing scientific knowledge, solving local and global problems, driving economic and technological development, training qualified human resources, and preserving biodiversity. Therefore, it is fundamental to promote Brazilian science among young people and value its scientists. To aid in addressing this issue, an extension project called "Ciência e Cientistas Brasileiros na escola" (Science and Brazilian Scientists in School) was developed. It includes a website presenting Brazilian scientists, their contributions, related educational resources, and extension courses for teachers. This thesis was conducted within the scope of this extension project to contribute to the repository of scientists and educational resources available on the website. For this purpose, a bibliographic research approach was employed for mapping, selecting scientists, describing their academic lives, biographies, contributions to science, and educational resources. As a result, 33 scientists were researched within the following themes: Health, Biotechnology, Biodiversity, Ecology, Modern Physics, Classical Physics, Chemical Transformations, Minerals, and Geometry. It is hoped that these resources can bring Brazilian science closer to schools, strengthening the appreciation of scientists in our country.Universidade Federal de São PauloGouw, Ana Maria Santos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/3359786303402164https://lattes.cnpq.br/1887525030100714Batista, Laura Conceição Barbosa [UNIFESP]2024-01-12T15:47:02Z2024-01-12T15:47:02Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion119 f.application/pdfBATISTA, Laura Conceição Barbosa. Cientistas brasileiros na escola: elaboração de recursos didáticos para website. 2023. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70439porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-24T19:01:54Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/70439Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-24T19:01:54Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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