Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/13331 |
Resumo: | Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida |
id |
UNICAMP-30_d8d81146c26513a8f63a6c6db215077c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1362576 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódicaPossible meaning effects of reading scientific divulgation and scientists originals about the periodic tableTabela periódica dos elementos químicosLeituraDivulgação científicaCientistas - Texto originalPeriodic lawReadingScientific disseminationScientists - Original textOrientador: Maria José Pereira Monteiro de AlmeidaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: O ensino da tabela periódica, um importante artefato da Química, por vezes tem se furtado das questões históricas referentes à sua construção, baseando-se na memorização de números, símbolos e de setas indicativas das tendências periódicas. Por outro lado, a pesquisa no ensino de ciências tem demonstrado a importância da abordagem de aspectos históricos, contribuindo para desfazer visões equivocadas de Ciência. Ao mesmo tempo, a literatura da área aponta a necessidade de trabalhar com a leitura em sala de aula, destacando as potencialidades e desafios de utilizar diferentes tipos textuais. Dessa forma, trazemos os seguintes objetivos de pesquisa: Compreender as possibilidades e limites de produção de efeitos de sentidos sobre a tabela periódica a partir da leitura de textos de divulgação científica e originais de um cientista; e, estabelecer possibilidades de articulação entre os efeitos de sentidos possíveis para a classificação dos elementos químicos e a construção da tabela periódica presentes em tais textos. Para tanto, realizamos um trabalho de análise do livro de divulgação científica "A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos", de Sam Kean, e do texto escrito por Mendeleev "The periodic law of the Chemical elements". Como subsídio teórico-metodológico, trazemos a Análise de Discurso de Linha Francesa na vertente pêcheutiana. Dentre os resultados das análises dos textos, observamos como o uso de metáforas pode contribuir para o deslocamento de sentidos já estabilizados sobre a tabela periódica. Alguns pontos importantes emergem das análises e permitem compreender a tabela periódica: a noção de elemento químico, a definição de um critério de organização, a evolução das propostas e o caráter preditivo da tabela proposta por Mendeleev. A partir desses pontos, foi possível levantar sentidos para o processo de construção da tabela periódica, que ora se aproximam das características da Ciência, ora se afastam, demandando uma leitura crítica dos textos. De forma geral, os textos permitem compreender a Ciência como uma construção, de caráter social e passível de modificações, e desfazer a ideia de um "pai" para a tabela periódicaAbstract: Teaching about the periodic table, an important subject of Chemistry, has often evaded historical issues related to its development, and it has been based on memorization of numbers, symbols, and arrows indicating periodic trends. On the other hand, the research in science teaching has demonstrated the importance of addressing historical aspects, contributing to undo mistaken views of Science. At the same time, the field's literature points to the necessity of working with reading in classroom, highlighting the potential and challenges of working from different textual types. Thus, we bring the following research objectives: To understand the possibilities and limits of the production of meanings about the periodic table in scientific dissemination texts and originals by scientists who contributed to the development of the periodic table; and, to understand the possible meanings about the nature of Chemistry from the originals by scientists and scientific dissemination that address the periodic table. To reach these aims, we propose the analysis of Sam Kean’s scientific divulgation book "A colher que desaparece: E outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos", and of Mendeleev’s original text "The periodic law of the Chemical elements", that addresses the periodic table designing process. As a theoretical-methodological support, we bring the Discourse Analysis of the French Line in the pecheutian perspective. Within the analysis results, we observed how the use of metaphors could contribute to the meaning already established about the periodic table. Some important points emerge from the analysis, and they allow us to understand the periodic table: the meaning of chemical element, the organization criteria definition, the periodic table proposals evolution, and the predictive characteristic of Mendeleev’s proposed table. From these raised points, it was possible to highlight the paths to the development process of the periodic table, that sometimes gets closer to scientific characteristics, and others it is pushed away, forcing a critical reading of both texts. In general, both texts allow us to understand Science as a construction process, with social character and subject to modification. It also depreciates the well-established idea of a father of the periodic tableDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES001[s.n.]Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944-Figueirôa, Silvia Fernanda de MendonçaGirotto Júnior, GildoFlor, Cristhiane Carneiro CunhaZanotello, MarceloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASXavier, Patrícia Maria Azevedo, 1987-20232023-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (205 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/13331XAVIER, Patrícia Maria Azevedo. Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica. 2023. 1 recurso online (205 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13331. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362576porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-11T13:01:02Zoai::1362576Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-11T13:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica Possible meaning effects of reading scientific divulgation and scientists originals about the periodic table |
title |
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica |
spellingShingle |
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica Xavier, Patrícia Maria Azevedo, 1987- Tabela periódica dos elementos químicos Leitura Divulgação científica Cientistas - Texto original Periodic law Reading Scientific dissemination Scientists - Original text |
title_short |
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica |
title_full |
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica |
title_fullStr |
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica |
title_full_unstemmed |
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica |
title_sort |
Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica |
author |
Xavier, Patrícia Maria Azevedo, 1987- |
author_facet |
Xavier, Patrícia Maria Azevedo, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Maria José Pereira Monteiro de, 1944- Figueirôa, Silvia Fernanda de Mendonça Girotto Júnior, Gildo Flor, Cristhiane Carneiro Cunha Zanotello, Marcelo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Patrícia Maria Azevedo, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tabela periódica dos elementos químicos Leitura Divulgação científica Cientistas - Texto original Periodic law Reading Scientific dissemination Scientists - Original text |
topic |
Tabela periódica dos elementos químicos Leitura Divulgação científica Cientistas - Texto original Periodic law Reading Scientific dissemination Scientists - Original text |
description |
Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-07-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13331 XAVIER, Patrícia Maria Azevedo. Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica. 2023. 1 recurso online (205 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13331. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/13331 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Patrícia Maria Azevedo. Efeitos de sentidos possíveis na leitura de textos de divulgação científica e originais de cientistas sobre a tabela periódica. 2023. 1 recurso online (205 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/13331. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1362576 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (205 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189192815607808 |