Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9992129 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64670 |
Resumo: | A falta de discussão sobre a participação das mulheres na ciência em sala de aula tem sido apontada como um dos motivos que perpetua a visão masculina de cientistas que os estudantes possuem. Muitos autores defendem que esse estereótipo masculino de cientista tem afastado as mulheres da carreira científica, tornando necessárias as ações que buscam levar a discussão para as escolas. Neste quesito, a abordagem da História da Ciência mostrou-se interessante, pois permite resgatar as histórias das mulheres que participaram da construção do conhecimento científico, além de permitir uma reflexão sobre os aspectos da natureza da ciência, podendo transformar a visão de ciência masculina dos estudantes. Diante deste cenário, esta pesquisa propõe uma SAT (Sequência de Atividade Temática) utilizando o controverso episódio histórico da descoberta da dupla hélice do DNA, que contou com a participação da cientista Rosalind Franklin. A proposta conta com um texto de apoio para o professor e o plano de aulas, com a descrição das atividades como vídeos, texto, linha do tempo, jogo e júri simulado, além das orientações para o professor. Após a elaboração da SAT foi realizada uma análise da mesma seguindo os parâmetros propostos por Forato (2009) para materiais didáticos que utilizam a História da Ciência. |
id |
UFSP_46cc23be0d126538e9017726531c349d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/64670 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP]Universidade Federal de São PauloMartorano, Simone Alves De Assis [UNIFESP]2022-07-21T17:42:45Z2022-07-21T17:42:45Z2020-05-04https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9992129https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64670HELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdfA falta de discussão sobre a participação das mulheres na ciência em sala de aula tem sido apontada como um dos motivos que perpetua a visão masculina de cientistas que os estudantes possuem. Muitos autores defendem que esse estereótipo masculino de cientista tem afastado as mulheres da carreira científica, tornando necessárias as ações que buscam levar a discussão para as escolas. Neste quesito, a abordagem da História da Ciência mostrou-se interessante, pois permite resgatar as histórias das mulheres que participaram da construção do conhecimento científico, além de permitir uma reflexão sobre os aspectos da natureza da ciência, podendo transformar a visão de ciência masculina dos estudantes. Diante deste cenário, esta pesquisa propõe uma SAT (Sequência de Atividade Temática) utilizando o controverso episódio histórico da descoberta da dupla hélice do DNA, que contou com a participação da cientista Rosalind Franklin. A proposta conta com um texto de apoio para o professor e o plano de aulas, com a descrição das atividades como vídeos, texto, linha do tempo, jogo e júri simulado, além das orientações para o professor. Após a elaboração da SAT foi realizada uma análise da mesma seguindo os parâmetros propostos por Forato (2009) para materiais didáticos que utilizam a História da Ciência.The lack of discussion about the participation of women in science in the classroom has been pointed out as one of the reasons that perpetuates the male vision of scientists that students have. Many authors argue that this male stereotype of a scientist has led women away from their scientific careers, making necessary actions that seek to take the discussion to schools. In this regard, the History of Science approach proved to be interesting, as it allows retrieving the stories of women who participated in the construction of scientific knowledge, in addition to allowing a reflection on aspects of the nature of science, which could transform the view of male science in students. Given this scenario, this research proposes a SAT (Thematic Activity Sequence) using the controversial historical episode of the discovery of the DNA double helix, which was attended by scientist Rosalind Franklin. The proposal has a support text for the teacher and the lesson plan, with the description of activities such as videos, text, timeline, game and simulated jury, in addition to guidance for the teacher. After the preparation of the SAT, an analysis of it was carried out following the parameters proposed by Forato (2009) for teaching materials that use the History of Science.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2020)53 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ensino De CiênciasMulheres Na CiênciaHistória Da CiênciaDNARosalind FranklinScience TeachingWomen In ScienceHistory Of ScienceDNARosalind FranklinMulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPDiadema, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e FarmacêuticasEnsino de Ciências e MatemáticaEnsino De Ciências E MatemáticaEnsino E Aprendizagem Em Ciências Da Natureza E MatemáticaORIGINALHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdfHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdfapplication/pdf2899922${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/1/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdfe0bbdf0a1b6e20c3b47df925f083ded7MD51open accessTEXTHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf.txtHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf.txtExtracted texttext/plain172882${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/2/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf.txt481e5e77fdd0e13f547e59c47dbf25b5MD52open accessTHUMBNAILHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf.jpgHELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4563${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/4/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf.jpga676b0cd7f9316fdd428168b5cb51813MD54open access11600/646702023-05-12 02:49:04.895open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/64670Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-12T05:49:04Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA |
title |
Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA |
spellingShingle |
Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP] Ensino De Ciências Mulheres Na Ciência História Da Ciência DNA Rosalind Franklin Science Teaching Women In Science History Of Science DNA Rosalind Franklin |
title_short |
Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA |
title_full |
Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA |
title_fullStr |
Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA |
title_full_unstemmed |
Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA |
title_sort |
Mulheres e a construção do conhecimento: uma proposta de ensino por meio de uma sequência de atividade temática com abordagem histórica da ciência para o tema DNA |
author |
Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP] |
author_facet |
Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Helen Wanderley Fernandes [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Martorano, Simone Alves De Assis [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Martorano, Simone Alves De Assis [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino De Ciências Mulheres Na Ciência História Da Ciência DNA Rosalind Franklin |
topic |
Ensino De Ciências Mulheres Na Ciência História Da Ciência DNA Rosalind Franklin Science Teaching Women In Science History Of Science DNA Rosalind Franklin |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science Teaching Women In Science History Of Science DNA Rosalind Franklin |
description |
A falta de discussão sobre a participação das mulheres na ciência em sala de aula tem sido apontada como um dos motivos que perpetua a visão masculina de cientistas que os estudantes possuem. Muitos autores defendem que esse estereótipo masculino de cientista tem afastado as mulheres da carreira científica, tornando necessárias as ações que buscam levar a discussão para as escolas. Neste quesito, a abordagem da História da Ciência mostrou-se interessante, pois permite resgatar as histórias das mulheres que participaram da construção do conhecimento científico, além de permitir uma reflexão sobre os aspectos da natureza da ciência, podendo transformar a visão de ciência masculina dos estudantes. Diante deste cenário, esta pesquisa propõe uma SAT (Sequência de Atividade Temática) utilizando o controverso episódio histórico da descoberta da dupla hélice do DNA, que contou com a participação da cientista Rosalind Franklin. A proposta conta com um texto de apoio para o professor e o plano de aulas, com a descrição das atividades como vídeos, texto, linha do tempo, jogo e júri simulado, além das orientações para o professor. Após a elaboração da SAT foi realizada uma análise da mesma seguindo os parâmetros propostos por Forato (2009) para materiais didáticos que utilizam a História da Ciência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-05-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-21T17:42:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-21T17:42:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pt.fl_str_mv |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9992129 |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64670 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
HELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf |
url |
https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=9992129 https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/64670 |
identifier_str_mv |
HELEN WANDERLEY FERNANDES PEREIRA.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
53 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/1/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/2/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/64670/4/HELEN%20WANDERLEY%20FERNANDES%20PEREIRA.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e0bbdf0a1b6e20c3b47df925f083ded7 481e5e77fdd0e13f547e59c47dbf25b5 a676b0cd7f9316fdd428168b5cb51813 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764239327199232 |