O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ocnan Kairon Fernandes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66381
Resumo: O presente trabalho busca relacionar o ensino de Geometria e as fontes de pesquisa para a preparação da aula, uma vez que nos deparamos com a problemática, de que muitos professores ainda têm dificuldades em escolher material adequado envolvendo ambos os assuntos. As revistas de matemática representam um item a ser investigado, especialmente no que tange a coleta de material a ser utilizado por professores de Matemática nos diversos momentos dos anos finais do Ensino Fundamental. Embasado nessas assertivas, nos alicerçamos em alguns documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, descritos em Brasil (1997), que afirmam que o estudo da Geometria é um campo fértil para trabalhar com situações problema. O documento cita que o trabalho com noções geométricas colabora para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula o aluno a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades, dentre outros aspectos. O objetivo do presente trabalho de conclusão de curso foi inventariar e analisar possíveis contribuições de artigos científicos publicados no que concerne ao ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa e quantitativa e a pesquisa situou-se na modalidade documental. O material pesquisado está disponibilizado na ‘Revista do Professor de Matemática’, publicado pela Sociedade Brasileira de Matemática, com sede no Rio de Janeiro, Brasil, desde 1982. A RPM (Revista do Professor de Matemática) é disponibilizada em modo digital, com publicações dirigidas para aqueles profissionais que ensinam matemática. A referida revista publica trabalhos de nível elementar ou avançado, com intenção de prover uma fonte acessível ao professor dos anos finais do ensino fundamental, médio e a alunos de cursos de Licenciatura em Matemática. Neste mote observamos que os conteúdos do currículo de Geometria mais utilizados nos textos da revista para o segmento dos anos finais do ensino fundamental foram ‘Ângulos’, ‘Círculos’, ‘Polígonos’ e ‘Triângulos’, assim como uma interface com a área de ‘Astronomia’.
id UFSP_4a63aa5c0094a3a713818dbcdc7f6c3f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/66381
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de MatemáticaEnsino de geometriaRevista do professor de matemáticaInventárioAnos finais do Ensino FundamentalTeaching geometryMathematics teacher magazineInventoryFinal years of Elementary SchoolO presente trabalho busca relacionar o ensino de Geometria e as fontes de pesquisa para a preparação da aula, uma vez que nos deparamos com a problemática, de que muitos professores ainda têm dificuldades em escolher material adequado envolvendo ambos os assuntos. As revistas de matemática representam um item a ser investigado, especialmente no que tange a coleta de material a ser utilizado por professores de Matemática nos diversos momentos dos anos finais do Ensino Fundamental. Embasado nessas assertivas, nos alicerçamos em alguns documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, descritos em Brasil (1997), que afirmam que o estudo da Geometria é um campo fértil para trabalhar com situações problema. O documento cita que o trabalho com noções geométricas colabora para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula o aluno a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades, dentre outros aspectos. O objetivo do presente trabalho de conclusão de curso foi inventariar e analisar possíveis contribuições de artigos científicos publicados no que concerne ao ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa e quantitativa e a pesquisa situou-se na modalidade documental. O material pesquisado está disponibilizado na ‘Revista do Professor de Matemática’, publicado pela Sociedade Brasileira de Matemática, com sede no Rio de Janeiro, Brasil, desde 1982. A RPM (Revista do Professor de Matemática) é disponibilizada em modo digital, com publicações dirigidas para aqueles profissionais que ensinam matemática. A referida revista publica trabalhos de nível elementar ou avançado, com intenção de prover uma fonte acessível ao professor dos anos finais do ensino fundamental, médio e a alunos de cursos de Licenciatura em Matemática. Neste mote observamos que os conteúdos do currículo de Geometria mais utilizados nos textos da revista para o segmento dos anos finais do ensino fundamental foram ‘Ângulos’, ‘Círculos’, ‘Polígonos’ e ‘Triângulos’, assim como uma interface com a área de ‘Astronomia’.The present work seeks to relate the teaching of Geometry and the research sources for the preparation of the class, since we are faced with the problem that many teachers still have difficulties in choosing adequate material involving both subjects. Mathematics magazines represent an item to be investigated, especially with regard to the collection of material to be used by Mathematics teachers in different moments of the final years of Elementary School. Based on these assertions, we base ourselves on some official documents, such as the National Curriculum Parameters, described in Brasil (1997), which state that the study of Geometry is a fertile field for working with problem situations. The document mentions that working with geometric notions contributes to learning numbers and measurements, as it encourages students to observe, perceive similarities and differences, identify regularities, among other aspects. The objective of this course conclusion work was to inventory and analyze possible contributions of scientific articles published regarding the teaching of Geometry in the final years of Elementary School. The methodology was qualitative and quantitative and based in the documentary modality. The researched material is availabled in the 'Mathematics Professor Magazine', published by the Brazilian Society of Mathematics, based in Rio de Janeiro, Brazil, since 1982. The RPM (Mathematics Professor Magazine) is available on website, with publications aimed at for those professionals who teach mathematics. This journal publishes works at an elementary or advanced level, seeking to provid a accessible source to teachers in the final years of primary and secondary education and to students of Mathematics Degree courses. In this motto, we observed that the contents of the Geometry curriculum most used in the magazine's texts for the segment of the final years of elementary school were 'Angles', 'Circles', 'Polygons' and 'Triangles', as well as an interface with the area of 'Astronomy'.Universidade Federal de São PauloPommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/4262149292744127Costa, Ocnan Kairon Fernandes [UNIFESP]2023-01-17T14:59:45Z2023-01-17T14:59:45Z2023-01-09info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion61 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66381porDiademainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T06:36:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/66381Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T06:36:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de Matemática
title O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de Matemática
spellingShingle O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de Matemática
Costa, Ocnan Kairon Fernandes [UNIFESP]
Ensino de geometria
Revista do professor de matemática
Inventário
Anos finais do Ensino Fundamental
Teaching geometry
Mathematics teacher magazine
Inventory
Final years of Elementary School
title_short O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de Matemática
title_full O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de Matemática
title_fullStr O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de Matemática
title_full_unstemmed O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de Matemática
title_sort O ensino de geometria nos anos finais do ensino fundamental: um mapeamento na Revista do Professor de Matemática
author Costa, Ocnan Kairon Fernandes [UNIFESP]
author_facet Costa, Ocnan Kairon Fernandes [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pommer, Wagner Marcelo [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4262149292744127
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ocnan Kairon Fernandes [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geometria
Revista do professor de matemática
Inventário
Anos finais do Ensino Fundamental
Teaching geometry
Mathematics teacher magazine
Inventory
Final years of Elementary School
topic Ensino de geometria
Revista do professor de matemática
Inventário
Anos finais do Ensino Fundamental
Teaching geometry
Mathematics teacher magazine
Inventory
Final years of Elementary School
description O presente trabalho busca relacionar o ensino de Geometria e as fontes de pesquisa para a preparação da aula, uma vez que nos deparamos com a problemática, de que muitos professores ainda têm dificuldades em escolher material adequado envolvendo ambos os assuntos. As revistas de matemática representam um item a ser investigado, especialmente no que tange a coleta de material a ser utilizado por professores de Matemática nos diversos momentos dos anos finais do Ensino Fundamental. Embasado nessas assertivas, nos alicerçamos em alguns documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais, descritos em Brasil (1997), que afirmam que o estudo da Geometria é um campo fértil para trabalhar com situações problema. O documento cita que o trabalho com noções geométricas colabora para a aprendizagem de números e medidas, pois estimula o aluno a observar, perceber semelhanças e diferenças, identificar regularidades, dentre outros aspectos. O objetivo do presente trabalho de conclusão de curso foi inventariar e analisar possíveis contribuições de artigos científicos publicados no que concerne ao ensino de Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia foi qualitativa e quantitativa e a pesquisa situou-se na modalidade documental. O material pesquisado está disponibilizado na ‘Revista do Professor de Matemática’, publicado pela Sociedade Brasileira de Matemática, com sede no Rio de Janeiro, Brasil, desde 1982. A RPM (Revista do Professor de Matemática) é disponibilizada em modo digital, com publicações dirigidas para aqueles profissionais que ensinam matemática. A referida revista publica trabalhos de nível elementar ou avançado, com intenção de prover uma fonte acessível ao professor dos anos finais do ensino fundamental, médio e a alunos de cursos de Licenciatura em Matemática. Neste mote observamos que os conteúdos do currículo de Geometria mais utilizados nos textos da revista para o segmento dos anos finais do ensino fundamental foram ‘Ângulos’, ‘Círculos’, ‘Polígonos’ e ‘Triângulos’, assim como uma interface com a área de ‘Astronomia’.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-17T14:59:45Z
2023-01-17T14:59:45Z
2023-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66381
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/66381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 61 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Diadema
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268455347552256