Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69277 |
Resumo: | Esta pesquisa inicialmente visou abordar os setores educativos em espaços expositivos na capital paulista, investigando suas mediações para pessoas com deficiência. Devido ao fechamento de muitos espaços durante a pandemia, concentrei a investigação nos poucos espaços que reabriram com setores educativos ativos, como a 34ª Bienal de Artes de São Paulo, o Sesc 24 de Março e o Sesc Carmo. Minha experiência como educadora temporária nessas instituições me aproximou do conceito de "escrevivência" de Conceição Evaristo, levando-me a refletir sobre os desafios dos educadores e a eficácia das ações educativas para inclusão e interação com pessoas com deficiência. A dissertação desta pesquisa também propõe uma conexão com os saberes das religiões afro brasileiras e afro-pindorâmicas, descolonizando as abordagens acadêmicas e analisando como os espaços expositivos impactam as "educações" que geram memórias, conhecimento e aprendizado. Alguns desafios identificados incluem a precarização do trabalho do educador, a falta de diversidade no corpo educativo, a ausência de contratação de pessoas com deficiência e as dificuldades de inclusão em visitas mistas. Uma educação baseada nos saberes e legados culturais, centrada na comunidade, respeitando a individualidade e guiada por uma ética responsiva pode oferecer alternativas ao modelo educacional tradicional. |
id |
UFSP_4f805bce167fc4c5e92fa3368455ebd7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69277 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva.Educational actions in museums and their connections with inclusive education.MediaçãoAções educativasEspaço expositivoAcessibilidadeEsta pesquisa inicialmente visou abordar os setores educativos em espaços expositivos na capital paulista, investigando suas mediações para pessoas com deficiência. Devido ao fechamento de muitos espaços durante a pandemia, concentrei a investigação nos poucos espaços que reabriram com setores educativos ativos, como a 34ª Bienal de Artes de São Paulo, o Sesc 24 de Março e o Sesc Carmo. Minha experiência como educadora temporária nessas instituições me aproximou do conceito de "escrevivência" de Conceição Evaristo, levando-me a refletir sobre os desafios dos educadores e a eficácia das ações educativas para inclusão e interação com pessoas com deficiência. A dissertação desta pesquisa também propõe uma conexão com os saberes das religiões afro brasileiras e afro-pindorâmicas, descolonizando as abordagens acadêmicas e analisando como os espaços expositivos impactam as "educações" que geram memórias, conhecimento e aprendizado. Alguns desafios identificados incluem a precarização do trabalho do educador, a falta de diversidade no corpo educativo, a ausência de contratação de pessoas com deficiência e as dificuldades de inclusão em visitas mistas. Uma educação baseada nos saberes e legados culturais, centrada na comunidade, respeitando a individualidade e guiada por uma ética responsiva pode oferecer alternativas ao modelo educacional tradicional.This research initially aimed to address the educational sectors in exhibition spaces in the capital of São Paulo, investigating their mediations for people with disabilities. Due to the closure of many spaces during the pandemic, I focused the investigation on the few spaces that reopened with active educational sectors, such as the 34th São Paulo Arts Biennial, Sesc 24 de Março and Sesc Carmo. My experience as a temporary educator in these institutions brought me closer to Conceição Evaristo concept of "escrevivência", leading me to reflect on the challenges faced by educators and the effectiveness of educational actions for inclusion and interaction with people with disabilities. The dissertation of this research also proposes a connection with the knowledge of Afro Brazilian and Afro-Pindoramics religions, decolonizing academic approaches and analyzing how exhibition spaces impact the "educations" that generate memories, knowledge and learning. Some challenges identified include the precariousness of the educator's work, the lack of diversity in the educational staff, the lack of hiring people with disabilities and the difficulties of inclusion in mixed visits. An education based on cultural knowledge and legacies, centered on the community, respecting individuality and guided by responsive ethics can offer alternatives to the traditional educational model.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloFreitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6855478178963979https://lattes.cnpq.br/4145895197063675Bessa, Carina Nascimento [UNIFESP]2023-10-09T14:40:59Z2023-10-09T14:40:59Z2023-07-31info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion114 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69277porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T06:17:22Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69277Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T06:17:22Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva. Educational actions in museums and their connections with inclusive education. |
title |
Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva. |
spellingShingle |
Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva. Bessa, Carina Nascimento [UNIFESP] Mediação Ações educativas Espaço expositivo Acessibilidade |
title_short |
Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva. |
title_full |
Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva. |
title_fullStr |
Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva. |
title_full_unstemmed |
Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva. |
title_sort |
Ações educativas em espaços expositivos e suas conexões com a educação inclusiva. |
author |
Bessa, Carina Nascimento [UNIFESP] |
author_facet |
Bessa, Carina Nascimento [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP] http://lattes.cnpq.br/6855478178963979 https://lattes.cnpq.br/4145895197063675 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bessa, Carina Nascimento [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mediação Ações educativas Espaço expositivo Acessibilidade |
topic |
Mediação Ações educativas Espaço expositivo Acessibilidade |
description |
Esta pesquisa inicialmente visou abordar os setores educativos em espaços expositivos na capital paulista, investigando suas mediações para pessoas com deficiência. Devido ao fechamento de muitos espaços durante a pandemia, concentrei a investigação nos poucos espaços que reabriram com setores educativos ativos, como a 34ª Bienal de Artes de São Paulo, o Sesc 24 de Março e o Sesc Carmo. Minha experiência como educadora temporária nessas instituições me aproximou do conceito de "escrevivência" de Conceição Evaristo, levando-me a refletir sobre os desafios dos educadores e a eficácia das ações educativas para inclusão e interação com pessoas com deficiência. A dissertação desta pesquisa também propõe uma conexão com os saberes das religiões afro brasileiras e afro-pindorâmicas, descolonizando as abordagens acadêmicas e analisando como os espaços expositivos impactam as "educações" que geram memórias, conhecimento e aprendizado. Alguns desafios identificados incluem a precarização do trabalho do educador, a falta de diversidade no corpo educativo, a ausência de contratação de pessoas com deficiência e as dificuldades de inclusão em visitas mistas. Uma educação baseada nos saberes e legados culturais, centrada na comunidade, respeitando a individualidade e guiada por uma ética responsiva pode oferecer alternativas ao modelo educacional tradicional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-09T14:40:59Z 2023-10-09T14:40:59Z 2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69277 |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
114 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268399438528512 |