O uso da simulação de alta fidelidade como estratégia educacional: avaliação da aprendizagem procedimental em emergência cardiovascular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Carolina Felipe Soares [UNIFESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3323401
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48911
Resumo: Introdução: A simulação de alta fidelidade promove por meio do uso da tecnologia, a possibilidade de estudantes vivenciarem situações clínicas muito próximas do atendimento real. Os softwares desenvolvidos para simulação clínica permitem dinamismo e favorecem o treinamento de várias competências simultaneamente. Objetivo: Esta tese teve por objetivo investigar a retenção do conhecimento técnico na situação de emergência cardiovascular no paciente adulto pelos estudantes de medicina durante o período do internato. Ainda, procurou-se verificar se os atendimentos em pacientes reais estiveram associados à melhora da retenção do conhecimento em relação ao ambiente simulado. Métodos: Estudo quantitativo observacional longitudinal. Foram utilizados dois questionários fechados, sendo um preenchido simultaneamente por dois docentes do LabSim e outro preenchido pelos discentes participantes da pesquisa. O período de coleta dos dados aconteceu entre fevereiro de 2012 a novembro de 2013, observando um grupo de 45 alunos durante todo o período do internato. Os dados e informações obtidas nos questionários preenchidos pelos docentes e discentes foram analisados em relação ao conhecimento e proficiência, além da retenção do conteúdo do início ao término do internato por meio da metodologia de simulação de alta fidelidade e complexidade. Resultados: Foi evidenciado um aumento significante de acertos após a primeira exposição dos estudantes ao ambiente simulado de emergência e a manutenção e aumento destes níveis nas etapas subsequentes. O avanço tecnológico é mais um aliado como estratégia educacional. Não foram observadas diferenças entre as médias das notas por realização de atendimento em ambiente real em relação ao ambiente simulado de alta fidelidade, que apesar de não conferir caráter de substituição ao paciente real, promove uma eficiente estratégia de capacitação discente. Conclusões: A simulação de alta fidelidade contribui de forma efetiva para a retenção de conhecimentos na situação de emergência cardiovascular e deve ser incorporada no currículo médico como uma importante estratégia educacional.
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Os softwares desenvolvidos para simulação clínica permitem dinamismo e favorecem o treinamento de várias competências simultaneamente. Objetivo: Esta tese teve por objetivo investigar a retenção do conhecimento técnico na situação de emergência cardiovascular no paciente adulto pelos estudantes de medicina durante o período do internato. Ainda, procurou-se verificar se os atendimentos em pacientes reais estiveram associados à melhora da retenção do conhecimento em relação ao ambiente simulado. Métodos: Estudo quantitativo observacional longitudinal. Foram utilizados dois questionários fechados, sendo um preenchido simultaneamente por dois docentes do LabSim e outro preenchido pelos discentes participantes da pesquisa. O período de coleta dos dados aconteceu entre fevereiro de 2012 a novembro de 2013, observando um grupo de 45 alunos durante todo o período do internato. Os dados e informações obtidas nos questionários preenchidos pelos docentes e discentes foram analisados em relação ao conhecimento e proficiência, além da retenção do conteúdo do início ao término do internato por meio da metodologia de simulação de alta fidelidade e complexidade. Resultados: Foi evidenciado um aumento significante de acertos após a primeira exposição dos estudantes ao ambiente simulado de emergência e a manutenção e aumento destes níveis nas etapas subsequentes. O avanço tecnológico é mais um aliado como estratégia educacional. Não foram observadas diferenças entre as médias das notas por realização de atendimento em ambiente real em relação ao ambiente simulado de alta fidelidade, que apesar de não conferir caráter de substituição ao paciente real, promove uma eficiente estratégia de capacitação discente. Conclusões: A simulação de alta fidelidade contribui de forma efetiva para a retenção de conhecimentos na situação de emergência cardiovascular e deve ser incorporada no currículo médico como uma importante estratégia educacional.Introduction: High fidelity simulation promotes with the use of technology the ability for students to experience clinical situations in a very close approach as in the real treatment. The software developed for clinical simulation allows dynamism and encourages, simultaneously, the training of multiple skills. Objective: This thesis aims to investigate the maintenance of expertise in cardiovascular emergency situation in adult patients, by medical students during the period of internship. In addition it was sought to determine whether the treatments on real patients were associated with the improved maintenance of knowledge relating to the simulated environment. Methods: Longitudinal observational quantitative study. Two closed questionnaires were used; one fully filled simultaneously by two professors of LabSim and another filled by students participating in the research. The data collection was carried out from February 2012 to November 2013 by a group of 45 assessed students in their clerkship. The data and information obtained from the questionnaires completed by teachers and students were analyzed related to knowledge and proficiency in addition to the retention of content from start to completing the internship through the RS methodology of high fidelity and complexity. Results: The results in this present study showed a significant increase of correct answers after the first exposure of students to emergency simulated environment and the maintenance and increased levels in the subsequent Stages. It was evident that technological advancement is actually an extra ally to educational strategy because there were no differences observed between the average scores performed in real treatment environment related to the high-fidelity simulated environment, even though it does not replace the status of giving real care to real patient, it insures efficient training strategy. Conclusions: In conclusion the high fidelity simulation effectively contributes to retention of knowledge in cardiovascular emergency and it can and should be incorporated into medical and health curriculum as an important educational strategy.108 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Simulação de alta fidelidadeInformática em saúdeMetodologias ativas de aprendizagemConhecimentos, atitudes e prática em saúdeMedicina de emergênciaEducação médicaO uso da simulação de alta fidelidade como estratégia educacional: avaliação da aprendizagem procedimental em emergência cardiovascularRealistic simulation as an educational tool for medical studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Gestão e Informática em SaúdeMultidisciplinarInterdisciplinarORIGINALCarolina Felipe Soares Brandão-A.pdfCarolina Felipe Soares Brandão-A.pdfTese Doutoradoapplication/pdf14757417${dspace.ui.url}/bitstream/11600/48911/1/Carolina%20Felipe%20Soares%20Brand%c3%a3o-A.pdf28c9aea9b72506a0245f6dc343171c22MD51open access11600/489112023-08-25 15:13:40.611open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/48911Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-08-25T18:13:40Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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