Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Denis Pereira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/71602
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo, por meio de um estudo qualitativo, investigar, compreender e observar o uso da visualidade nas práticas pedagógicas, e como o professor e o instrutor de Libras trabalham com os recursos imagéticos e como trabalham a visualidade com os estudantes surdos na perspectiva da educação bilíngue, também perceber a didática da imagem nas atividades aplicadas que envolvem múltiplas linguagens em uma elaboração didática. A abordagem da análise microgenética utilizada neste trabalho engloba a interpretação semiótica e histórico-cultural dos processos humanos. O referencial teórico utilizado neste trabalho abarca a compreensão do significado de alfabetização e letramento por meio de Soares (2003, 2004, 2020), Tfouni (2010), Oliveira (2017), Ferreiro (1996), Rojo (2009), Kenski (2003), Júnior (2019), Santos e Hollosi (2022). No que tange sobre os conceitos de imagem, visualidade, leitura de imagens, a alfabetização, letramento e pedagogia visual tanto na educação quanto nas artes são abordados e esclarecidos por Santaella e Nöth (1999), Santaella (2005; 2012), Lopez (2004); Dondis (2003), Lebedeff (2010, 2017), Campello (2007, 2008), Ramos (2007), Romanelli (2010) e Reily (2004). Sobre a educação bilíngue de/para surdos Ciccone (1990), Bauer (2007), Vieira (2014; 2017), Martins (2015) e Hollosi (2019) nos trazem os esclarecimentos sobre o que é, os desafios, as problemáticas e as realidades nesta prática atual dentro das escolas ou polos de educação bilíngue. O presente trabalho tem como corpus a semiótica como elemento central e essencial no desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos escolares e do aprofundamento da leitura de mundo partindo da visualidade, da leitura e interpretação de imagens além de um elemento estético ou usado como recurso secundário no momento da aprendizagem. Esta pesquisa buscou entender que há possibilidade de letrar visualmente os alunos surdos que estão ingressos nos primeiros anos do ensino fundamental e que há benefícios de aprendizagem no uso das duas línguas, os sujeitos envolvidos por meio de uma didática imagética e voltada para a visualidade conseguiram realizar as atividades propostas e os trabalhos desenvolvidos pela equipe docente obtiveram boas respostas, além do que esperava neste trabalho. Por fim, o estudo evidenciou que a visualidade para os estudantes surdos, está além das imagens e recursos visuais utilizados e presentes nos espaços escolares, que a leitura e interpretação de imagens quando trabalhada com uma didática imagética aplicada tanto pelo instrutor quanto pelo professor nos possibilita um novo olhar sobre as atuais práticas bilíngues para alunos surdos que estão no processo inicial da alfabetização e do letramento.
id UFSP_5111f07aa7896fb284a1b09c5f55cdec
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/71602
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdosLetramento VisualLeitura de ImagensEducação de SurdosBilinguismoVisualidadeEsta pesquisa tem por objetivo, por meio de um estudo qualitativo, investigar, compreender e observar o uso da visualidade nas práticas pedagógicas, e como o professor e o instrutor de Libras trabalham com os recursos imagéticos e como trabalham a visualidade com os estudantes surdos na perspectiva da educação bilíngue, também perceber a didática da imagem nas atividades aplicadas que envolvem múltiplas linguagens em uma elaboração didática. A abordagem da análise microgenética utilizada neste trabalho engloba a interpretação semiótica e histórico-cultural dos processos humanos. O referencial teórico utilizado neste trabalho abarca a compreensão do significado de alfabetização e letramento por meio de Soares (2003, 2004, 2020), Tfouni (2010), Oliveira (2017), Ferreiro (1996), Rojo (2009), Kenski (2003), Júnior (2019), Santos e Hollosi (2022). No que tange sobre os conceitos de imagem, visualidade, leitura de imagens, a alfabetização, letramento e pedagogia visual tanto na educação quanto nas artes são abordados e esclarecidos por Santaella e Nöth (1999), Santaella (2005; 2012), Lopez (2004); Dondis (2003), Lebedeff (2010, 2017), Campello (2007, 2008), Ramos (2007), Romanelli (2010) e Reily (2004). Sobre a educação bilíngue de/para surdos Ciccone (1990), Bauer (2007), Vieira (2014; 2017), Martins (2015) e Hollosi (2019) nos trazem os esclarecimentos sobre o que é, os desafios, as problemáticas e as realidades nesta prática atual dentro das escolas ou polos de educação bilíngue. O presente trabalho tem como corpus a semiótica como elemento central e essencial no desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos escolares e do aprofundamento da leitura de mundo partindo da visualidade, da leitura e interpretação de imagens além de um elemento estético ou usado como recurso secundário no momento da aprendizagem. Esta pesquisa buscou entender que há possibilidade de letrar visualmente os alunos surdos que estão ingressos nos primeiros anos do ensino fundamental e que há benefícios de aprendizagem no uso das duas línguas, os sujeitos envolvidos por meio de uma didática imagética e voltada para a visualidade conseguiram realizar as atividades propostas e os trabalhos desenvolvidos pela equipe docente obtiveram boas respostas, além do que esperava neste trabalho. Por fim, o estudo evidenciou que a visualidade para os estudantes surdos, está além das imagens e recursos visuais utilizados e presentes nos espaços escolares, que a leitura e interpretação de imagens quando trabalhada com uma didática imagética aplicada tanto pelo instrutor quanto pelo professor nos possibilita um novo olhar sobre as atuais práticas bilíngues para alunos surdos que estão no processo inicial da alfabetização e do letramento.Universidade Federal de São PauloVieira, Cláudia ReginaHollosi, Márciohttp://lattes.cnpq.br/0009306878714171http://lattes.cnpq.br/0791754239372678http://lattes.cnpq.br/0896870830025882Santos, Denis Pereira2024-08-16T19:18:01Z2024-08-16T19:18:01Z2023-11-14info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion127 f.application/pdfapplication/pdfSantos, Dênis Pereira dos. Letramento Visual: os desafios no uso das imagens na educação de surdos. Guarulhos, 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. 2023.https://hdl.handle.net/11600/71602porUniversidade Federal de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-19T08:12:17Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/71602Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-19T08:12:17Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos
title Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos
spellingShingle Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos
Santos, Denis Pereira
Letramento Visual
Leitura de Imagens
Educação de Surdos
Bilinguismo
Visualidade
title_short Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos
title_full Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos
title_fullStr Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos
title_full_unstemmed Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos
title_sort Letramento visual: Os desafios no uso das imagens na educação de surdos
author Santos, Denis Pereira
author_facet Santos, Denis Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Cláudia Regina
Hollosi, Márcio
http://lattes.cnpq.br/0009306878714171
http://lattes.cnpq.br/0791754239372678
http://lattes.cnpq.br/0896870830025882
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Denis Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento Visual
Leitura de Imagens
Educação de Surdos
Bilinguismo
Visualidade
topic Letramento Visual
Leitura de Imagens
Educação de Surdos
Bilinguismo
Visualidade
description Esta pesquisa tem por objetivo, por meio de um estudo qualitativo, investigar, compreender e observar o uso da visualidade nas práticas pedagógicas, e como o professor e o instrutor de Libras trabalham com os recursos imagéticos e como trabalham a visualidade com os estudantes surdos na perspectiva da educação bilíngue, também perceber a didática da imagem nas atividades aplicadas que envolvem múltiplas linguagens em uma elaboração didática. A abordagem da análise microgenética utilizada neste trabalho engloba a interpretação semiótica e histórico-cultural dos processos humanos. O referencial teórico utilizado neste trabalho abarca a compreensão do significado de alfabetização e letramento por meio de Soares (2003, 2004, 2020), Tfouni (2010), Oliveira (2017), Ferreiro (1996), Rojo (2009), Kenski (2003), Júnior (2019), Santos e Hollosi (2022). No que tange sobre os conceitos de imagem, visualidade, leitura de imagens, a alfabetização, letramento e pedagogia visual tanto na educação quanto nas artes são abordados e esclarecidos por Santaella e Nöth (1999), Santaella (2005; 2012), Lopez (2004); Dondis (2003), Lebedeff (2010, 2017), Campello (2007, 2008), Ramos (2007), Romanelli (2010) e Reily (2004). Sobre a educação bilíngue de/para surdos Ciccone (1990), Bauer (2007), Vieira (2014; 2017), Martins (2015) e Hollosi (2019) nos trazem os esclarecimentos sobre o que é, os desafios, as problemáticas e as realidades nesta prática atual dentro das escolas ou polos de educação bilíngue. O presente trabalho tem como corpus a semiótica como elemento central e essencial no desenvolvimento e aprendizagem dos conteúdos escolares e do aprofundamento da leitura de mundo partindo da visualidade, da leitura e interpretação de imagens além de um elemento estético ou usado como recurso secundário no momento da aprendizagem. Esta pesquisa buscou entender que há possibilidade de letrar visualmente os alunos surdos que estão ingressos nos primeiros anos do ensino fundamental e que há benefícios de aprendizagem no uso das duas línguas, os sujeitos envolvidos por meio de uma didática imagética e voltada para a visualidade conseguiram realizar as atividades propostas e os trabalhos desenvolvidos pela equipe docente obtiveram boas respostas, além do que esperava neste trabalho. Por fim, o estudo evidenciou que a visualidade para os estudantes surdos, está além das imagens e recursos visuais utilizados e presentes nos espaços escolares, que a leitura e interpretação de imagens quando trabalhada com uma didática imagética aplicada tanto pelo instrutor quanto pelo professor nos possibilita um novo olhar sobre as atuais práticas bilíngues para alunos surdos que estão no processo inicial da alfabetização e do letramento.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-14
2024-08-16T19:18:01Z
2024-08-16T19:18:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, Dênis Pereira dos. Letramento Visual: os desafios no uso das imagens na educação de surdos. Guarulhos, 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. 2023.
https://hdl.handle.net/11600/71602
identifier_str_mv Santos, Dênis Pereira dos. Letramento Visual: os desafios no uso das imagens na educação de surdos. Guarulhos, 2023. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência) - Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. 2023.
url https://hdl.handle.net/11600/71602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 f.
application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268341224734720