Professor (a) Orientador (a) de Informática Educativa - POIE: memórias e saberes construídos no processo de formação de do (a)POIE na Secretaria municipal de Educação de Santos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/62106 |
Resumo: | A presente pesquisa situa-se no campo de estudo das linguagens e saberes em contextos formativos, com acento na formação de professores e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Trata-se de uma pesquisa ancorada nos pressupostos de uma pesquisa-formação e pautada na abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo, relacionada ao Professor (a) Orientador (a) de Informática Educativa – POIE, às memórias e os saberes construídos no processo de formação de do (a) POIE, em uma Secretaria Municipal de Educação do Estado de São Paulo. O objetivo geral consiste em compreender como o processo formativo do (a) POIE possibilita mudanças de práticas em sua atividade docente, contribuindo para o seu percurso de autoformação, localizando-se como sujeito aprendente no contexto de sua docência e de sua materialidade histórica, reverberando entre os pares e a comunidade escolar. Nesse sentido, a pesquisa ampara-se no seguinte quadro teórico de referência. Para as abordagens de uso educacional das TDIC, Lévy (1999), Pesce (2010; 2012; 2014; 2015; 2018), Moran (2012; 2013; 1995), Bonilla (2010) e Kenski (2003a; 2003b). No campo da formação de professores, profissionalização docente, Nóvoa (1995;1999; 2004;) Tardif (2000; 2005) e Contreras (2002). Em contribuição ao campo da experiência em seu sentido ontológico e os saberes-fazeres pedagógicos, Larrosa (2002), Freire (1967;1997;2001;2013), para a tipologia da pesquisa-formação em sua dimensão autopoiética, Josso (2004), Catani (2005) e Santos (2014). Como instrumentos de produção de dados utilizou-se documentos oficiais atinentes ao exercício da função POIE na secretaria de educação em tela, os projetos político pedagógicos das escolas nas quais a pesquisadora desempenhou a função, bem como os registros pessoais na materialização de um memorial de trajetória e formação do participante implicado na investigação. |
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O objetivo geral consiste em compreender como o processo formativo do (a) POIE possibilita mudanças de práticas em sua atividade docente, contribuindo para o seu percurso de autoformação, localizando-se como sujeito aprendente no contexto de sua docência e de sua materialidade histórica, reverberando entre os pares e a comunidade escolar. Nesse sentido, a pesquisa ampara-se no seguinte quadro teórico de referência. Para as abordagens de uso educacional das TDIC, Lévy (1999), Pesce (2010; 2012; 2014; 2015; 2018), Moran (2012; 2013; 1995), Bonilla (2010) e Kenski (2003a; 2003b). No campo da formação de professores, profissionalização docente, Nóvoa (1995;1999; 2004;) Tardif (2000; 2005) e Contreras (2002). Em contribuição ao campo da experiência em seu sentido ontológico e os saberes-fazeres pedagógicos, Larrosa (2002), Freire (1967;1997;2001;2013), para a tipologia da pesquisa-formação em sua dimensão autopoiética, Josso (2004), Catani (2005) e Santos (2014). Como instrumentos de produção de dados utilizou-se documentos oficiais atinentes ao exercício da função POIE na secretaria de educação em tela, os projetos político pedagógicos das escolas nas quais a pesquisadora desempenhou a função, bem como os registros pessoais na materialização de um memorial de trajetória e formação do participante implicado na investigação.The present research is situated in the field of study of public policies and teacher training and Digital Technologies of Information and Communication (DTIC). This is a research based on the assumptions of research-training and based on the qualitative methodological approach of a descriptive character, related to the Teacher (a) Advisor (a) of Educational Informatics - POIE, to the memories and knowledge built in the training process of the POIE, in a Municipal Department of Education of the State of São Paulo. The general objective is to understand how the training process of (a) POIE enables changes in practices in its teaching activity contributing to its path of self-education, locating itself as a learning subject in the context of its teaching and its historical materiality, reverberating among the peers and the school community. In this sense, the research is supported by the following theoretical framework of reference: for the educational use approaches of DTIC, Lévy (1999), Pesce (2010; 2012; 2014; 2015; 2018), Moran (2012; 2013; 1995), Bonilla (2010) and Kenski (2003a; 2003b). In the field of teacher training, teacher professionalization, Nóvoa (1995; 1999; 2004;) Tardif (2000; 2005) and Contreras (2002). In contribution to the field of experience in its ontological sense and the pedagogical know-how, Larrosa (2002), Freire (1967; 1997; 2001; 2013), for the typology of research-training in its autopoietic dimension, Josso (2004), Catani (2005) and Santos (2014). As instruments of data production, official documents related to the exercise of the POIE function in the education department were used, the political and pedagogical projects of the schools in which the researcher performed the function, as well as the personal records in the materialization of a memorial of trajectory. and training of the participant involved in the investigation.Não recebi financiamento116 f.porUniversidade Federal de São PauloProfessor Orientador de Informática EducativaTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoLetramento digitalEmpoderamento freireanoMemórias e saberesProfessor (a) Orientador (a) de Informática Educativa - POIE: memórias e saberes construídos no processo de formação de do (a)POIE na Secretaria municipal de Educação de SantosTeacher Mediator of Educational Informatics - POIE: memories and knowledge built in the process of formation of POIE at the Municipal Department of Education of SantosTeacher Mediator of Educational Informatics - POIE: memories and knowledge built in the process of formation of POIE at the Municipal Department of Education of Santosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)EducaçãoEducaçãoLinguagens e Saberes em Contextos FormativosORIGINALDissertação_POIE.docx.pdfDissertação_POIE.docx.pdfPesquisa sobre O professor de Informática Educativa na Secretaria Municipal de Santosapplication/pdf1733232${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62106/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_POIE.docx.pdf3d25c0a6f1814ceca48fdb8ba9387e04MD51open accessDissertação_POIE.docx.pdfDissertação_POIE.docx.pdfapplication/pdf1733232${dspace.ui.url}/bitstream/11600/62106/2/Disserta%c3%a7%c3%a3o_POIE.docx.pdf3d25c0a6f1814ceca48fdb8ba9387e04MD52open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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Professor (a) Orientador (a) de Informática Educativa - POIE: memórias e saberes construídos no processo de formação de do (a)POIE na Secretaria municipal de Educação de Santos Barbosa, Elaine F. de C. P. [UNIFESP] Professor Orientador de Informática Educativa Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Letramento digital Empoderamento freireano Memórias e saberes |
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A presente pesquisa situa-se no campo de estudo das linguagens e saberes em contextos formativos, com acento na formação de professores e tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Trata-se de uma pesquisa ancorada nos pressupostos de uma pesquisa-formação e pautada na abordagem metodológica qualitativa de caráter descritivo, relacionada ao Professor (a) Orientador (a) de Informática Educativa – POIE, às memórias e os saberes construídos no processo de formação de do (a) POIE, em uma Secretaria Municipal de Educação do Estado de São Paulo. O objetivo geral consiste em compreender como o processo formativo do (a) POIE possibilita mudanças de práticas em sua atividade docente, contribuindo para o seu percurso de autoformação, localizando-se como sujeito aprendente no contexto de sua docência e de sua materialidade histórica, reverberando entre os pares e a comunidade escolar. Nesse sentido, a pesquisa ampara-se no seguinte quadro teórico de referência. Para as abordagens de uso educacional das TDIC, Lévy (1999), Pesce (2010; 2012; 2014; 2015; 2018), Moran (2012; 2013; 1995), Bonilla (2010) e Kenski (2003a; 2003b). No campo da formação de professores, profissionalização docente, Nóvoa (1995;1999; 2004;) Tardif (2000; 2005) e Contreras (2002). Em contribuição ao campo da experiência em seu sentido ontológico e os saberes-fazeres pedagógicos, Larrosa (2002), Freire (1967;1997;2001;2013), para a tipologia da pesquisa-formação em sua dimensão autopoiética, Josso (2004), Catani (2005) e Santos (2014). Como instrumentos de produção de dados utilizou-se documentos oficiais atinentes ao exercício da função POIE na secretaria de educação em tela, os projetos político pedagógicos das escolas nas quais a pesquisadora desempenhou a função, bem como os registros pessoais na materialização de um memorial de trajetória e formação do participante implicado na investigação. |
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