Imagens femininas em Tarquínia: estudo acerca de arte e gênero

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bomentre, Nancy Maria Antonieta Braga [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8197937
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59379
Resumo: A presente dissertação tem por objetivo uma análise imagética sobre as representações femininas pintadas nas paredes das tumbas da Necrópole de Monterozzi, na antiga cidade etrusca de Tarquínia. Estas representações femininas apresentam aspectos particulares, nas quais podemos ver as mulheres se ocupando de atividades consideradas impróprias a elas nas culturas coevas, que tem como seus maiores representantes as sociedades grega e romana. Os etruscos não gozavam de grande consideração da parte de seus contemporâneos, rendendo críticas destes a respeito do comportamento das mulheres daqueles. Visamos, assim, conferir a veracidade dos relatos produzidos por gregos e romanos que tiveram contato com os etruscos, via direta ou indireta. Isto posto, a dissertação aborda aspectos da produção artística etrusca, assim como aspectos de sua religião, pois as pinturas encontram-se em ambiente funerário, diretamente relacionado com as convicções religiosas. Abordamos, ainda, tópicos a respeito da condição das mulheres do período, tanto na Etrúria como suas contemporâneas. Apresentamos, também, um apêndice à dissertação, com a tradução para o português do artigo de Wolfgang Helbig, Dipinti Tarquiniense, publicado, em 1870, pelos Annali dell’Istituto di Corrispondenza Archeologica di Roma. O artigo em italiano é o relatório de escavação de três tumbas em Tarquínia, que o arqueólogo alemão foi incumbido de realizar. Visamos, desta forma, analisar, por meio da arte, o espaço feminino na sociedade etrusca, assim como, através do estudo da sociedade, compreender a arte etrusca. Deste modo, contribuindo para um melhor entendimento desta cultura que participou de forma profunda no curso da cultura romana e, consequentemente, da cultura ocidental.
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Os etruscos não gozavam de grande consideração da parte de seus contemporâneos, rendendo críticas destes a respeito do comportamento das mulheres daqueles. Visamos, assim, conferir a veracidade dos relatos produzidos por gregos e romanos que tiveram contato com os etruscos, via direta ou indireta. Isto posto, a dissertação aborda aspectos da produção artística etrusca, assim como aspectos de sua religião, pois as pinturas encontram-se em ambiente funerário, diretamente relacionado com as convicções religiosas. Abordamos, ainda, tópicos a respeito da condição das mulheres do período, tanto na Etrúria como suas contemporâneas. Apresentamos, também, um apêndice à dissertação, com a tradução para o português do artigo de Wolfgang Helbig, Dipinti Tarquiniense, publicado, em 1870, pelos Annali dell’Istituto di Corrispondenza Archeologica di Roma. O artigo em italiano é o relatório de escavação de três tumbas em Tarquínia, que o arqueólogo alemão foi incumbido de realizar. Visamos, desta forma, analisar, por meio da arte, o espaço feminino na sociedade etrusca, assim como, através do estudo da sociedade, compreender a arte etrusca. Deste modo, contribuindo para um melhor entendimento desta cultura que participou de forma profunda no curso da cultura romana e, consequentemente, da cultura ocidental.The present dissertation aims an imagery analysis of the female representations painted on the walls of the tombs of the Necropolis of Monterozzi, in the ancient Etruscan city of Tarquinia. These female representations present particular aspects, in which we can see the women envolved in activities considered inappropriate to them in the coevals cultures, which has as its major representatives the Greek and Roman societies. The Etruscans did not have great consideration on the part of their contemporaries, giving criticisms of these about the behavior of the women of those. We aim, therefore, to verify the veracity of the reports produced by Greeks and Romans who had contact with the Etruscans, directly or indirectly. This dissertation deals with aspects of Etruscan artistic production, as well as aspects of its religion, since the paintings was found in a funerary environment, directly related to religious convictions. We also discuss topics regarding the condition of women of the period, both in Etruria and their contemporaries. We also present an appendix to the dissertation, with a translation into Portuguese of the article by Wolfgang Helbig, Dipinti Tarquiniense, published in 1870 by the Annali dell'Istituto di Corrispondenza Archeologica di Roma. The article in Italian is the report of excavation of three tombs in Tarquinia, which the German archaeologist was charged to perform. We aim, in this way, to analyze, through art, the feminine space in Etruscan society, as well as, through the study of society, to understand Etruscan art. In this way, contributing to a better understanding of this culture that participated profoundly in the progress of Roman culture and, consequently, of Western culture.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Arte EtruscaCultura EtruscaRelações InterculturaisRepresentação Feminina Na Pintura.Etruscan ArtEtruscan CultureIntercultural RelationsFemale Representation In Painting.Imagens femininas em Tarquínia: estudo acerca de arte e gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasHistória da ArteHistória Da ArteArte E Tradição ClássicaORIGINALNANCY MARIA ANTONIETA BRAGA BOMENTRE.pdfapplication/pdf2296681${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59379/1/NANCY%20MARIA%20ANTONIETA%20BRAGA%20BOMENTRE.pdf03eaf12e55d787ba0e777448886a7999MD51open accessTEXTNANCY MARIA ANTONIETA BRAGA BOMENTRE.pdf.txtNANCY MARIA ANTONIETA BRAGA BOMENTRE.pdf.txtExtracted texttext/plain389291${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59379/2/NANCY%20MARIA%20ANTONIETA%20BRAGA%20BOMENTRE.pdf.txt969467d6a9e41b6038d022a2f1d6bebfMD52open accessTHUMBNAILNANCY MARIA ANTONIETA BRAGA BOMENTRE.pdf.jpgNANCY MARIA ANTONIETA BRAGA BOMENTRE.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4227${dspace.ui.url}/bitstream/11600/59379/4/NANCY%20MARIA%20ANTONIETA%20BRAGA%20BOMENTRE.pdf.jpg52ce2b84c75d9920e793101d3c313cb9MD54open access11600/593792023-05-15 09:32:18.097open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/59379Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:32:18Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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