Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
dARK ID: | ark:/48912/0013000015xjg |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69768 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência e tem como principal objetivo narrar e analisar as vivências no Programa de Residência Pedagógica da Capes, no âmbito do Curso de Pedagogia, subprojeto Alfabetização, desenvolvido na Universidade Federal De São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos, no período de outubro de 2022 até dezembro de 2023. O relato objetiva descrever o processo de estudo, experiência, criação de materiais didáticos e aprendizagens durante o processo de formação inicial e da práxis docente em sala. Neste período desenvolvi ações focadas na alfabetização dos educandos, como atividades referentes às hipóteses alfabéticas e como resultado pude perceber durante esse processo o desenvolvimento dos educandos, acompanhando a evolução e as transições das hipóteses, assim como o aprendizado significativo das questões da leitura e da escrita. |
id |
UFSP_53dc07860c16617d54b66d8a31809b53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69768 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.Programa de Residência PedagógicaRede Pública de EnsinoAlfabetizaçãoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência e tem como principal objetivo narrar e analisar as vivências no Programa de Residência Pedagógica da Capes, no âmbito do Curso de Pedagogia, subprojeto Alfabetização, desenvolvido na Universidade Federal De São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos, no período de outubro de 2022 até dezembro de 2023. O relato objetiva descrever o processo de estudo, experiência, criação de materiais didáticos e aprendizagens durante o processo de formação inicial e da práxis docente em sala. Neste período desenvolvi ações focadas na alfabetização dos educandos, como atividades referentes às hipóteses alfabéticas e como resultado pude perceber durante esse processo o desenvolvimento dos educandos, acompanhando a evolução e as transições das hipóteses, assim como o aprendizado significativo das questões da leitura e da escrita.Universidade Federal de São PauloCândido, Renata Marcíliohttp://lattes.cnpq.br/9931089607245261Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP]2023-12-15T16:54:17Z2023-12-15T16:54:17Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion36 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69768ark:/48912/0013000015xjgporUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T18:59:24Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69768Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:58:38.551913Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes. |
title |
Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes. |
spellingShingle |
Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes. Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP] Programa de Residência Pedagógica Rede Pública de Ensino Alfabetização |
title_short |
Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes. |
title_full |
Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes. |
title_fullStr |
Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes. |
title_full_unstemmed |
Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes. |
title_sort |
Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes. |
author |
Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP] |
author_facet |
Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cândido, Renata Marcílio http://lattes.cnpq.br/9931089607245261 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Residência Pedagógica Rede Pública de Ensino Alfabetização |
topic |
Programa de Residência Pedagógica Rede Pública de Ensino Alfabetização |
description |
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência e tem como principal objetivo narrar e analisar as vivências no Programa de Residência Pedagógica da Capes, no âmbito do Curso de Pedagogia, subprojeto Alfabetização, desenvolvido na Universidade Federal De São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos, no período de outubro de 2022 até dezembro de 2023. O relato objetiva descrever o processo de estudo, experiência, criação de materiais didáticos e aprendizagens durante o processo de formação inicial e da práxis docente em sala. Neste período desenvolvi ações focadas na alfabetização dos educandos, como atividades referentes às hipóteses alfabéticas e como resultado pude perceber durante esse processo o desenvolvimento dos educandos, acompanhando a evolução e as transições das hipóteses, assim como o aprendizado significativo das questões da leitura e da escrita. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15T16:54:17Z 2023-12-15T16:54:17Z 2023-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69768 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/48912/0013000015xjg |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69768 |
identifier_str_mv |
ark:/48912/0013000015xjg |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
36 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1818602578542329856 |