Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000015xjg
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69768
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência e tem como principal objetivo narrar e analisar as vivências no Programa de Residência Pedagógica da Capes, no âmbito do Curso de Pedagogia, subprojeto Alfabetização, desenvolvido na Universidade Federal De São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos, no período de outubro de 2022 até dezembro de 2023. O relato objetiva descrever o processo de estudo, experiência, criação de materiais didáticos e aprendizagens durante o processo de formação inicial e da práxis docente em sala. Neste período desenvolvi ações focadas na alfabetização dos educandos, como atividades referentes às hipóteses alfabéticas e como resultado pude perceber durante esse processo o desenvolvimento dos educandos, acompanhando a evolução e as transições das hipóteses, assim como o aprendizado significativo das questões da leitura e da escrita.
id UFSP_53dc07860c16617d54b66d8a31809b53
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/69768
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.Programa de Residência PedagógicaRede Pública de EnsinoAlfabetizaçãoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência e tem como principal objetivo narrar e analisar as vivências no Programa de Residência Pedagógica da Capes, no âmbito do Curso de Pedagogia, subprojeto Alfabetização, desenvolvido na Universidade Federal De São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos, no período de outubro de 2022 até dezembro de 2023. O relato objetiva descrever o processo de estudo, experiência, criação de materiais didáticos e aprendizagens durante o processo de formação inicial e da práxis docente em sala. Neste período desenvolvi ações focadas na alfabetização dos educandos, como atividades referentes às hipóteses alfabéticas e como resultado pude perceber durante esse processo o desenvolvimento dos educandos, acompanhando a evolução e as transições das hipóteses, assim como o aprendizado significativo das questões da leitura e da escrita.Universidade Federal de São PauloCândido, Renata Marcíliohttp://lattes.cnpq.br/9931089607245261Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP]2023-12-15T16:54:17Z2023-12-15T16:54:17Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion36 f.application/pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69768ark:/48912/0013000015xjgporUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T18:59:24Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/69768Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:58:38.551913Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.
title Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.
spellingShingle Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.
Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP]
Programa de Residência Pedagógica
Rede Pública de Ensino
Alfabetização
title_short Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.
title_full Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.
title_fullStr Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.
title_full_unstemmed Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.
title_sort Formação docente e a escola pública: relato de experiência sobre o programa de Residência/Capes.
author Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP]
author_facet Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cândido, Renata Marcílio
http://lattes.cnpq.br/9931089607245261
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Guilherme da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Residência Pedagógica
Rede Pública de Ensino
Alfabetização
topic Programa de Residência Pedagógica
Rede Pública de Ensino
Alfabetização
description Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um relato de experiência e tem como principal objetivo narrar e analisar as vivências no Programa de Residência Pedagógica da Capes, no âmbito do Curso de Pedagogia, subprojeto Alfabetização, desenvolvido na Universidade Federal De São Paulo (Unifesp), campus Guarulhos, no período de outubro de 2022 até dezembro de 2023. O relato objetiva descrever o processo de estudo, experiência, criação de materiais didáticos e aprendizagens durante o processo de formação inicial e da práxis docente em sala. Neste período desenvolvi ações focadas na alfabetização dos educandos, como atividades referentes às hipóteses alfabéticas e como resultado pude perceber durante esse processo o desenvolvimento dos educandos, acompanhando a evolução e as transições das hipóteses, assim como o aprendizado significativo das questões da leitura e da escrita.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-15T16:54:17Z
2023-12-15T16:54:17Z
2023-12-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69768
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000015xjg
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/69768
identifier_str_mv ark:/48912/0013000015xjg
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 36 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602578542329856