Relação família-escola: sentidos e significados atribuídos por famílias e professores de crianças de camadas populares à educação escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, Priscila Tavares Coelho De [UNIFESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=8028637
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60029
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo compreender os sentidos e os significados atribuídos por famílias e professores de crianças de camadas populares à educação escolar. Para tanto, realizou-se uma abordagem qualitativa de investigação, utilizando-se de entrevistas semiestruturadas com três professoras do Ensino Fundamental I de uma escola pública do interior de São Paulo, cinco alunos supostamente com “bom” e “mau” rendimento escolar, indicados por suas respectivas professoras, além das cinco famílias de cada um dos estudantes e a observação de suas residências. Analisados segundo o enfoque histórico-cultural, fundamentado no materialismo histórico-dialético, os dados foram agrupados tendo em vista identificar de que maneira as expectativas de famílias e professores refletem seus significados sobre educação escolar e verificar sentidos e significados de escolarização a partir da compreensão das práticas educativas de famílias e professores. A análise apontou que tanto famílias, quanto professoras compreendem o processo de escolarização como meio para que suas crianças alcancem uma profissão e ascendam socialmente. Além disso, verificou-se que uma série de estratégias de ordens diferentes era desempenhada tanto por famílias, quanto por professoras, a fim de que pudessem colaborar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Também se observou que famílias e escola desenvolviam práticas educativas que iam ao encontro dos significados de escolarização. Os sentidos, apesar de terem se apresentado implícitos no processo de análise, estavam em comum acordo com os significados, uma vez que todas as práticas identificadas concorriam para a aprendizagem e desenvolvimento do educando, com o intuito de que por meio delas o mesmo pudesse obter uma profissão e ascender socialmente. Os resultados apontam para um movimento escola-família e para a necessidade de pesquisas direcionadas aos alunos, de maneira que através deles as escolas possam conhecer ainda mais as realidades vividas por seus discentes, bem como por suas famílias e, assim, tenham a possibilidade de desenvolver um trabalho pedagógico cada vez mais propositivo e assertivo às camadas populares.
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Analisados segundo o enfoque histórico-cultural, fundamentado no materialismo histórico-dialético, os dados foram agrupados tendo em vista identificar de que maneira as expectativas de famílias e professores refletem seus significados sobre educação escolar e verificar sentidos e significados de escolarização a partir da compreensão das práticas educativas de famílias e professores. A análise apontou que tanto famílias, quanto professoras compreendem o processo de escolarização como meio para que suas crianças alcancem uma profissão e ascendam socialmente. Além disso, verificou-se que uma série de estratégias de ordens diferentes era desempenhada tanto por famílias, quanto por professoras, a fim de que pudessem colaborar para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Também se observou que famílias e escola desenvolviam práticas educativas que iam ao encontro dos significados de escolarização. Os sentidos, apesar de terem se apresentado implícitos no processo de análise, estavam em comum acordo com os significados, uma vez que todas as práticas identificadas concorriam para a aprendizagem e desenvolvimento do educando, com o intuito de que por meio delas o mesmo pudesse obter uma profissão e ascender socialmente. Os resultados apontam para um movimento escola-família e para a necessidade de pesquisas direcionadas aos alunos, de maneira que através deles as escolas possam conhecer ainda mais as realidades vividas por seus discentes, bem como por suas famílias e, assim, tenham a possibilidade de desenvolver um trabalho pedagógico cada vez mais propositivo e assertivo às camadas populares.This research aimed to understand the senses and meanings attributed by families and teachers of children of popular classes to school education. To this end, a qualitative research approach was conducted, using semi-structured interviews with three elementary school teachers from a public school in the interior of São Paulo, five students supposedly with “good” and “bad” school performance, indicated by their respective teachers, in addition to the five families of each student and the observation of their residences. Analyzed according to the historical-cultural approach, based on historical-dialectical materialism, the data were grouped in order to identify how the expectations of families and teachers reflect their meanings about school education and to verify senses and meanings of schooling, from the understanding of the educational practices of families and teachers. The analysis pointed out that both families and teachers understand the schooling process as a means for their children to reach a profession and rise socially. In addition, it was found that a range of strategies of different orders were performed by both families and teachers, so that they could contribute to the development and learning of children. It was also observed that families and schools developed educational practices that met the meaning of schooling. The senses, although implicit in the analysis process, were in common agreement with the meanings, since all the practices identified competed for the student's learning and development, with the intention that through them he could obtain a profession and rise socially. The results point to a school-family movement and to the need for research aimed at students, so that through them schools can learn even more about the realities experienced by their students, as well as their families and, thus, have the possibility of develop an increasingly propositional and assertive pedagogical work to the popular layers.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2019)116 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Relação Família-EscolaCamadas PopularesEducação EscolarTeoria Histórico-CulturalSentido E SignificadoFamily-School RelationshipPopular LayersSchoolingHistorical-Cultural TheorySense And MeaningRelação família-escola: sentidos e significados atribuídos por famílias e professores de crianças de camadas populares à educação escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências HumanasEducaçãoEducaçãoEducação: Desigualdade, Diferença E InclusãoORIGINALPRISCILA TAVARES COELHO DE LEMOS.pdfapplication/pdf2887114${dspace.ui.url}/bitstream/11600/60029/1/PRISCILA%20TAVARES%20COELHO%20DE%20LEMOS.pdf7821a07daed13e7fe2a7cfd831b1db71MD51open accessTEXTPRISCILA TAVARES COELHO DE LEMOS.pdf.txtPRISCILA TAVARES COELHO DE LEMOS.pdf.txtExtracted texttext/plain257012${dspace.ui.url}/bitstream/11600/60029/5/PRISCILA%20TAVARES%20COELHO%20DE%20LEMOS.pdf.txtd652a4f512888f9d1ced72b344b7b8e3MD55open accessTHUMBNAILPRISCILA TAVARES COELHO DE LEMOS.pdf.jpgPRISCILA TAVARES COELHO DE LEMOS.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4101${dspace.ui.url}/bitstream/11600/60029/7/PRISCILA%20TAVARES%20COELHO%20DE%20LEMOS.pdf.jpgd61b9c6599957eaff9a74b0014b41fe8MD57open access11600/600292023-05-15 10:33:56.239open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/60029Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T13:33:56Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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