Denúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo Galeano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Filho, Jarbas Izidio dos [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/69365
Resumo: Esta pesquisa estuda as marcas de denúncia e resistência em alguns textos de Eduardo Galeano, que pertencem à obra Nosotros decimos no: crónicas 1963-1988, onde defende uma escrita antiautoritária. Em um primeiro momento, fundamentamos o conteúdo teórico-literário do gênero crônica em autores como Davi Arrigucci Júnior, Flora Bender, Ilka Laurito, Afrânio Coutinho e Jorge de Sá. Em seguida, fazemos um histórico sobre a militância política do escritor baseado na Revista de la Biblioteca Nacional del Uruguay 14: Galeano (2019). Por fim, analisamos um recorte de seis crônicas, das quais quatro são objetos centrais da pesquisa e duas são complementos dos textos principais. Com uma linguagem transparente, os textos falam sobre o processo de escrita de um militante político que luta a favor da democracia e da justiça social. Podemos concluir que além dos traços literários nas crônicas como ironia e metáfora, também há comparações de dualidades, paradoxos e analogias para mostrar pontos em comum em diferentes circunstâncias ou para apontar que distintas situações formam parte de um único acontecimento. Portanto, as crônicas indicam como um escritor latino-americano podia exercer a sua escrita criativa para denunciar e resistir aos regimes autoritários da região.
id UFSP_558afd9c9573596a51aa1c4ed7c871e3
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/69365
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Santos Filho, Jarbas Izidio dos [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9783435020381232http://lattes.cnpq.br/1441649384781978Foglia, Graciela Alicia [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH2023-10-18T20:32:57Z2023-10-18T20:32:57Z2023-08-25https://repositorio.unifesp.br/11600/69365Esta pesquisa estuda as marcas de denúncia e resistência em alguns textos de Eduardo Galeano, que pertencem à obra Nosotros decimos no: crónicas 1963-1988, onde defende uma escrita antiautoritária. Em um primeiro momento, fundamentamos o conteúdo teórico-literário do gênero crônica em autores como Davi Arrigucci Júnior, Flora Bender, Ilka Laurito, Afrânio Coutinho e Jorge de Sá. Em seguida, fazemos um histórico sobre a militância política do escritor baseado na Revista de la Biblioteca Nacional del Uruguay 14: Galeano (2019). Por fim, analisamos um recorte de seis crônicas, das quais quatro são objetos centrais da pesquisa e duas são complementos dos textos principais. Com uma linguagem transparente, os textos falam sobre o processo de escrita de um militante político que luta a favor da democracia e da justiça social. Podemos concluir que além dos traços literários nas crônicas como ironia e metáfora, também há comparações de dualidades, paradoxos e analogias para mostrar pontos em comum em diferentes circunstâncias ou para apontar que distintas situações formam parte de um único acontecimento. Portanto, as crônicas indicam como um escritor latino-americano podia exercer a sua escrita criativa para denunciar e resistir aos regimes autoritários da região.Esta investigación estudia las marcas de denuncia y resistencia en algunos escritos de Eduardo Galeano, que pertenecen a la obra Nosotros decimos no: crónicas 1963-1988, donde defiende una escrita antiautoritaria. En un primer momento, fundamentamos el contenido teóricoliterario del género crónica en autores como Davi Arrigucci Júnior, Flora Bender, Ilka Laurito, Afrânio Coutinho y Jorge de Sá. En seguida, hacemos un historial sobre la militancia política del escritor basado en la Revista de la Biblioteca Nacional del Uruguay 14: Galeano (2019). Por fin, analizamos un conjunto de seis crónicas, de las cuales cuatro son objetos centrales de la investigación y dos son complementos de los textos principales. Con lenguaje transparente, los textos hablan sobre el proceso de escritura de un militante político que lucha a favor de la democracia y de la justicia social. Podemos concluir que además de los rasgos literarios de las crónicas como ironía y metáfora, también hay comparaciones de dualidades, paradojas y analogías para mostrar puntos en común en diferentes circunstancias o para apuntar que distintas situaciones forman parte de un único acontecimiento. Por lo tanto, las crónicas indican cómo un escritor latinoamericano podría ejercer su escritura creativa para denunciar y resistir a los regímenes autoritarios de la región.Não recebi financiamento101 f.porUniversidade Federal de São Paulocrônicasescrita de intervençãodenúnciaresistênciamilitância políticaEduardo GaleanoDenúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo GaleanoDenuncia y resistencia en cuatro crónicas de Eduardo Galeanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)LetrasEstudos LiteráriosLiteratura e Autonomia: questões de estética e éticaLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85814${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69365/2/license.txtf59ddb5d22abdc9c7494f278a31b0450MD52open accessORIGINALDissertação - Letras - Jarbas Izidio dos Santos Filho.pdfDissertação - Letras - Jarbas Izidio dos Santos Filho.pdfapplication/pdf13667335${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69365/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Letras%20-%20Jarbas%20Izidio%20dos%20Santos%20Filho.pdf5dcb6a30b824f35509f232c7bfc05e18MD51open accessTEXTDissertação - Letras - Jarbas Izidio dos Santos Filho.pdf.txtDissertação - Letras - Jarbas Izidio dos Santos Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain195003${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69365/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Letras%20-%20Jarbas%20Izidio%20dos%20Santos%20Filho.pdf.txt50af0f13cb21834c0af5335089190ddbMD56open accessTHUMBNAILDissertação - Letras - Jarbas Izidio dos Santos Filho.pdf.jpgDissertação - Letras - Jarbas Izidio dos Santos Filho.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3698${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69365/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Letras%20-%20Jarbas%20Izidio%20dos%20Santos%20Filho.pdf.jpgeac34ce1aad4aef1025e3d37fc2254c6MD58open access11600/693652023-10-19 13:10:24.622open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-19T16:10:24Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Denúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo Galeano
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Denuncia y resistencia en cuatro crónicas de Eduardo Galeano
title Denúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo Galeano
spellingShingle Denúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo Galeano
Santos Filho, Jarbas Izidio dos [UNIFESP]
crônicas
escrita de intervenção
denúncia
resistência
militância política
Eduardo Galeano
title_short Denúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo Galeano
title_full Denúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo Galeano
title_fullStr Denúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo Galeano
title_full_unstemmed Denúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo Galeano
title_sort Denúncia e resistência em quatro crônicas de Eduardo Galeano
author Santos Filho, Jarbas Izidio dos [UNIFESP]
author_facet Santos Filho, Jarbas Izidio dos [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9783435020381232
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1441649384781978
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Filho, Jarbas Izidio dos [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foglia, Graciela Alicia [UNIFESP]
contributor_str_mv Foglia, Graciela Alicia [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv crônicas
escrita de intervenção
denúncia
resistência
militância política
Eduardo Galeano
topic crônicas
escrita de intervenção
denúncia
resistência
militância política
Eduardo Galeano
description Esta pesquisa estuda as marcas de denúncia e resistência em alguns textos de Eduardo Galeano, que pertencem à obra Nosotros decimos no: crónicas 1963-1988, onde defende uma escrita antiautoritária. Em um primeiro momento, fundamentamos o conteúdo teórico-literário do gênero crônica em autores como Davi Arrigucci Júnior, Flora Bender, Ilka Laurito, Afrânio Coutinho e Jorge de Sá. Em seguida, fazemos um histórico sobre a militância política do escritor baseado na Revista de la Biblioteca Nacional del Uruguay 14: Galeano (2019). Por fim, analisamos um recorte de seis crônicas, das quais quatro são objetos centrais da pesquisa e duas são complementos dos textos principais. Com uma linguagem transparente, os textos falam sobre o processo de escrita de um militante político que luta a favor da democracia e da justiça social. Podemos concluir que além dos traços literários nas crônicas como ironia e metáfora, também há comparações de dualidades, paradoxos e analogias para mostrar pontos em comum em diferentes circunstâncias ou para apontar que distintas situações formam parte de um único acontecimento. Portanto, as crônicas indicam como um escritor latino-americano podia exercer a sua escrita criativa para denunciar e resistir aos regimes autoritários da região.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-18T20:32:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-18T20:32:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/69365
url https://repositorio.unifesp.br/11600/69365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 101 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69365/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69365/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Letras%20-%20Jarbas%20Izidio%20dos%20Santos%20Filho.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69365/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Letras%20-%20Jarbas%20Izidio%20dos%20Santos%20Filho.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/69365/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Letras%20-%20Jarbas%20Izidio%20dos%20Santos%20Filho.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f59ddb5d22abdc9c7494f278a31b0450
5dcb6a30b824f35509f232c7bfc05e18
50af0f13cb21834c0af5335089190ddb
eac34ce1aad4aef1025e3d37fc2254c6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764127164170240