Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suartz, Caio Vinícius [UNIFESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Quintana, Maria Inês [UNIFESP], Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP], De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000300003
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7968
Resumo: In the field of health, empathy is defined as an attribute with cognitive and emotional dimensions that enables an understanding of inner experience and a perspective of the patient as a unique individual, plus the ability to communicate this understanding to the patient. The role of empathy is to identify and understand the patient's feelings, thus promoting an increase in trust, loyalty and respect between doctor and patient. Therefore, the following study was aimed at evaluating the empathy 3rd to 5th year medical residents from the Federal University of São Paulo to verify any possible differences between the empathy of physicians and surgeons and their relationship with the professional profile.
id UFSP_56c07d2524706b04b5486dede74705fe
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/7968
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)assessment of empathy in medical residents of clinic and surgical specialties at the Federal University of São PauloEmpathyResidenceSpecialtiesPsychologyDoctor Patient RelationshipMedical EducationEmpatiaResidênciaEspecialidadesPsicologiaRelação Médico-PacienteEducação MédicaIn the field of health, empathy is defined as an attribute with cognitive and emotional dimensions that enables an understanding of inner experience and a perspective of the patient as a unique individual, plus the ability to communicate this understanding to the patient. The role of empathy is to identify and understand the patient's feelings, thus promoting an increase in trust, loyalty and respect between doctor and patient. Therefore, the following study was aimed at evaluating the empathy 3rd to 5th year medical residents from the Federal University of São Paulo to verify any possible differences between the empathy of physicians and surgeons and their relationship with the professional profile.No campo da saúde, a empatia é definida como um atributo com dimensões emocionais e cognitivas que possibilita uma compreensão das experiências interiores e da perspectiva do paciente como um indivíduo singular, somada à capacidade de comunicar esse entendimento ao paciente. A função da empatia médica seria identificar e compreender os sentimentos do doente, promovendo aumento na confiança, na lealdade e no respeito entre médico e paciente. Este estudo teve como meta avaliar a empatia de residentes entre o terceiro e o quinto ano da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), buscando verificar as possíveis diferenças entre a empatia dos clínicos e cirurgiões e sua relação com o perfil profissional.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)UNIFESPSciELOAssociação Brasileira de Educação MédicaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Suartz, Caio Vinícius [UNIFESP]Quintana, Maria Inês [UNIFESP]Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]2015-06-14T13:45:38Z2015-06-14T13:45:38Z2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion320-325application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000300003Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 3, p. 320-325, 2013.10.1590/S0100-55022013000300003S0100-55022013000300003.pdf0100-5502S0100-55022013000300003http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7968porRevista Brasileira de Educação Médicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-07-29T03:15:08Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/7968Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-07-29T03:15:08Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
assessment of empathy in medical residents of clinic and surgical specialties at the Federal University of São Paulo
title Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
spellingShingle Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Suartz, Caio Vinícius [UNIFESP]
Empathy
Residence
Specialties
Psychology
Doctor Patient Relationship
Medical Education
Empatia
Residência
Especialidades
Psicologia
Relação Médico-Paciente
Educação Médica
title_short Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
title_full Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
title_fullStr Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
title_full_unstemmed Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
title_sort Avaliação de empatia em residentes de especialidades clínicas e cirúrgicas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
author Suartz, Caio Vinícius [UNIFESP]
author_facet Suartz, Caio Vinícius [UNIFESP]
Quintana, Maria Inês [UNIFESP]
Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]
De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]
author_role author
author2 Quintana, Maria Inês [UNIFESP]
Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]
De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Suartz, Caio Vinícius [UNIFESP]
Quintana, Maria Inês [UNIFESP]
Lucchese, Ana Cecília [UNIFESP]
De Marco, Mario Alfredo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Empathy
Residence
Specialties
Psychology
Doctor Patient Relationship
Medical Education
Empatia
Residência
Especialidades
Psicologia
Relação Médico-Paciente
Educação Médica
topic Empathy
Residence
Specialties
Psychology
Doctor Patient Relationship
Medical Education
Empatia
Residência
Especialidades
Psicologia
Relação Médico-Paciente
Educação Médica
description In the field of health, empathy is defined as an attribute with cognitive and emotional dimensions that enables an understanding of inner experience and a perspective of the patient as a unique individual, plus the ability to communicate this understanding to the patient. The role of empathy is to identify and understand the patient's feelings, thus promoting an increase in trust, loyalty and respect between doctor and patient. Therefore, the following study was aimed at evaluating the empathy 3rd to 5th year medical residents from the Federal University of São Paulo to verify any possible differences between the empathy of physicians and surgeons and their relationship with the professional profile.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
2015-06-14T13:45:38Z
2015-06-14T13:45:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000300003
Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 3, p. 320-325, 2013.
10.1590/S0100-55022013000300003
S0100-55022013000300003.pdf
0100-5502
S0100-55022013000300003
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7968
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022013000300003
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/7968
identifier_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 37, n. 3, p. 320-325, 2013.
10.1590/S0100-55022013000300003
S0100-55022013000300003.pdf
0100-5502
S0100-55022013000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 320-325
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268366109540352