Tendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileiras
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4788 http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500003 |
Resumo: | Realizado com um grupo de 28 escolas médicas brasileiras, este estudo mostra as tendências de mudanças para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) com perspectiva de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Faz parte do primeiro momento do projeto de avaliação de tendências de mudanças nos cursos de graduação das escolas médicas brasileiras, da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas da Associação Brasileira de Educação Médica (Caem/Abem). As escolas responderam ao instrumento de pesquisa oferecido para sua auto-avaliação segundo a metodologia proposta, com resultados que mostram a percepção do curso como um todo na inter-relação de cinco eixos: Mundo do Trabalho, Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica, Cenários da Prática e Desenvolvimento Docente. A maioria das escolas deste grupo (75%), na percepção de seus atores sociais, apresenta tipologia avançada e inovadora com tendência avançada para as transformações preconizadas no setor saúde. O eixo Desenvolvimento Docente mostra avanços menores em relação aos demais, o que sinaliza, neste momento do processo, um descompasso na dinâmica das ações para consolidar as mudanças. Demonstra a necessidade de aprofundar o estudo com o desenvolvimento dos processos avaliativos, que requer a construção de indicadores qualitativos e quantitativos capazes de auxiliar a identificação, o acompanhamento e a efetivação das mudanças. |
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Lampert, Jadete BarbosaCosta, Nilce Maria da Silva CamposPerim, Gianna LepreAbdalla, Ively Guimarães [UNIFESP]Aguilar-da-Silva, Rinaldo HenriqueStella, Regina Celes de Rosa [UNIFESP]Universidade Federal de Santa MariaUniversidade Federal de GoiásUniversidade Estadual de LondrinaMinistério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte EducacionalUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdade de Medicina de Marília2015-06-14T13:38:58Z2015-06-14T13:38:58Z2009-01-01Revista Brasileira de Educação Médica. Associação Brasileira de Educação Médica, v. 33, p. 19-34, 2009.0100-5502http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/4788http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022009000500003S0100-55022009000500003.pdfS0100-5502200900050000310.1590/S0100-55022009000500003Realizado com um grupo de 28 escolas médicas brasileiras, este estudo mostra as tendências de mudanças para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) com perspectiva de consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Faz parte do primeiro momento do projeto de avaliação de tendências de mudanças nos cursos de graduação das escolas médicas brasileiras, da Comissão de Avaliação das Escolas Médicas da Associação Brasileira de Educação Médica (Caem/Abem). As escolas responderam ao instrumento de pesquisa oferecido para sua auto-avaliação segundo a metodologia proposta, com resultados que mostram a percepção do curso como um todo na inter-relação de cinco eixos: Mundo do Trabalho, Projeto Pedagógico, Abordagem Pedagógica, Cenários da Prática e Desenvolvimento Docente. A maioria das escolas deste grupo (75%), na percepção de seus atores sociais, apresenta tipologia avançada e inovadora com tendência avançada para as transformações preconizadas no setor saúde. O eixo Desenvolvimento Docente mostra avanços menores em relação aos demais, o que sinaliza, neste momento do processo, um descompasso na dinâmica das ações para consolidar as mudanças. Demonstra a necessidade de aprofundar o estudo com o desenvolvimento dos processos avaliativos, que requer a construção de indicadores qualitativos e quantitativos capazes de auxiliar a identificação, o acompanhamento e a efetivação das mudanças.The purpose of this study of Caem/Abem conducted in a group of twenty-eight Brazilian medical schools was to show the trends in the changes made for meeting the National Curricular Guidelines and consolidating the Brazilian Health System and represents the first stage of the Project for evaluating the change trends in the undergraduate courses of the Brazilian medical schools. The schools answered the self-evaluation instrument according to the proposed methodology. The results show that the course is perceived as inter-relation of five main axes: the world of work, the pedagogical project, the pedagogical approach, sceneries of practice and qualification of teachers. In the perception of their social actors, the greater part of the schools of this group (75%) can be classified as advanced and innovative, strongly tending to the transformations commended for the health sector. The item Qualification of Teachers shows minor advances than the others, indicating in this moment of the process a disproportion in the dynamics of actions for consolidating the changes. It shows the need for deepening the study by developing evaluation processes and constructing qualitative and quantitative indicators that allow identifying and monitoring the changes.Universidade Federal de Santa MariaUniversidade Federal de GoiásUniversidade Estadual de LondrinaMinistério do Esporte Secretaria Nacional de Esporte EducacionalUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Faculdade de Medicina de MaríliaUNIFESP, EPMSciELO19-34porAssociação Brasileira de Educação MédicaRevista Brasileira de Educação MédicaEducação médicaevidências de mudançasavaliaçãocurrículo de medicinatendência de mudançasMedical educationevidences of changeevaluationundergraduate curriculumchange trendsTendências de mudanças em um grupo de escolas médicas brasileirasChange trends in a group of brazilian medical schoolsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0100-55022009000500003.pdfapplication/pdf823834${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4788/1/S0100-55022009000500003.pdfb44e9271d1b3e8f92f3e0464121bde07MD51open accessTEXTS0100-55022009000500003.pdf.txtS0100-55022009000500003.pdf.txtExtracted texttext/plain61289${dspace.ui.url}/bitstream/11600/4788/2/S0100-55022009000500003.pdf.txtcbb79543a9372b6a308b41413d53e9baMD52open access11600/47882022-07-08 10:22:10.42open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/4788Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652022-07-08T13:22:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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