Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9138
Resumo: Objetivo: Apresentar um piloto de bateria de testes de avaliação de leitura, de escrita e de habilidades e competências receptivas, expressivas e metalingüísticas de linguagem oral relacionadas com o aprendizado e investigar sua confiabilidade como instrumento de mensuração do desempenho de crianças de oito a onze anos e onze meses. Método: Foi elaborado um instrumento, contendo 44 itens de teste, organizados em cinco escalas de avaliação: de Linguagem Oral Receptiva, de Linguagem Oral Expressiva, de Metalinguagem, de Leitura e de Escrita. Para o estudo da confiabilidade desse instrumento foram selecionadas 100 crianças (64 meninas) de Escolas da Rede Pública com idade de 8 a 11 anos e 11 meses. Vinte (12 meninas) participaram do estudo inicial de aplicabilidade, que resultou na versão piloto da Bateria. Posteriormente, esta versão foi utilizada na avaliação das demais 80 crianças (52 meninas). As respostas obtidas foram analisadas e computadas para a atribuição de escores de item, que permitiram o cálculo dos escores por habilidade e competência (ehc) e do escore por escala (ebe). Estes escores foram submetidos a análise estatística sendo utilizados para a obtenção do coeficiente alpha de Cronbach, empregado para estudar a confiabilidade do instrumento. Complementarmente, procedeu-se o estudo das correlações entre os itens, realizado por meio da obtenção do coeficiente de correlação de Pearson. Adotou-se, neste estudo, nível de significância de 0,05. Resultados: Na análise da consistência interna obteve-se =0,386 para a Escala de Linguagem Oral Receptiva, =0,467 para a Escala de Linguagem Oral Expressiva, =0,531 para a Escala de Metalinguagem, =0,866 para a Escala de Leitura, =0,461 para a Escala de Escrita. O estudo da consistência interna mediante a exclusão de itens apresentou modificações do nível de consistência interna (=0,630) para a Escala de Linguagem Oral Expressiva quando retirado o item 10. Correlações entre os itens foram observadas em algumas escalas, variando de fracas a fortes e corroboraram os valores do coeficiente alpha. Conclusão: A Bateria em sua totalidade de escalas e itens não se mostrou confiável para mensurar o desempenho das crianças da amostra. Contudo, isoladamente, algumas escalas mostraram-se confiáveis para avaliação diagnóstica e para rastreamento, enquanto outras se mostraram promissoras necessitando de revisões. Apenas uma não se mostrou confiável.
id UFSP_5808779cbbefb851cf4c1df3ad51400a
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/9138
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo pilotoLinguistics, writing and reading abilities and competences assessment battery: pilot studyAvaliaçãoCriançasLeituraEscritaLinguagemObjetivo: Apresentar um piloto de bateria de testes de avaliação de leitura, de escrita e de habilidades e competências receptivas, expressivas e metalingüísticas de linguagem oral relacionadas com o aprendizado e investigar sua confiabilidade como instrumento de mensuração do desempenho de crianças de oito a onze anos e onze meses. Método: Foi elaborado um instrumento, contendo 44 itens de teste, organizados em cinco escalas de avaliação: de Linguagem Oral Receptiva, de Linguagem Oral Expressiva, de Metalinguagem, de Leitura e de Escrita. Para o estudo da confiabilidade desse instrumento foram selecionadas 100 crianças (64 meninas) de Escolas da Rede Pública com idade de 8 a 11 anos e 11 meses. Vinte (12 meninas) participaram do estudo inicial de aplicabilidade, que resultou na versão piloto da Bateria. Posteriormente, esta versão foi utilizada na avaliação das demais 80 crianças (52 meninas). As respostas obtidas foram analisadas e computadas para a atribuição de escores de item, que permitiram o cálculo dos escores por habilidade e competência (ehc) e do escore por escala (ebe). Estes escores foram submetidos a análise estatística sendo utilizados para a obtenção do coeficiente alpha de Cronbach, empregado para estudar a confiabilidade do instrumento. Complementarmente, procedeu-se o estudo das correlações entre os itens, realizado por meio da obtenção do coeficiente de correlação de Pearson. Adotou-se, neste estudo, nível de significância de 0,05. Resultados: Na análise da consistência interna obteve-se =0,386 para a Escala de Linguagem Oral Receptiva, =0,467 para a Escala de Linguagem Oral Expressiva, =0,531 para a Escala de Metalinguagem, =0,866 para a Escala de Leitura, =0,461 para a Escala de Escrita. O estudo da consistência interna mediante a exclusão de itens apresentou modificações do nível de consistência interna (=0,630) para a Escala de Linguagem Oral Expressiva quando retirado o item 10. Correlações entre os itens foram observadas em algumas escalas, variando de fracas a fortes e corroboraram os valores do coeficiente alpha. Conclusão: A Bateria em sua totalidade de escalas e itens não se mostrou confiável para mensurar o desempenho das crianças da amostra. Contudo, isoladamente, algumas escalas mostraram-se confiáveis para avaliação diagnóstica e para rastreamento, enquanto outras se mostraram promissoras necessitando de revisões. Apenas uma não se mostrou confiável.TEDEBV UNIFESP: Teses e dissertaçõesUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]2015-07-22T20:49:39Z2015-07-22T20:49:39Z2009-02-18info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion352 p.application/pdfapplication/pdfKIDA, Adriana de Souza Batista. Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.Publico-104a.pdfPublico-104b.pdfhttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-05T12:43:52Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/9138Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-05T12:43:52Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto
Linguistics, writing and reading abilities and competences assessment battery: pilot study
title Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto
spellingShingle Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto
Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]
Avaliação
Crianças
Leitura
Escrita
Linguagem
title_short Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto
title_full Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto
title_fullStr Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto
title_full_unstemmed Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto
title_sort Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto
author Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]
author_facet Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ávila, Clara Regina Brandão de [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kida, Adriana de Souza Batista [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Crianças
Leitura
Escrita
Linguagem
topic Avaliação
Crianças
Leitura
Escrita
Linguagem
description Objetivo: Apresentar um piloto de bateria de testes de avaliação de leitura, de escrita e de habilidades e competências receptivas, expressivas e metalingüísticas de linguagem oral relacionadas com o aprendizado e investigar sua confiabilidade como instrumento de mensuração do desempenho de crianças de oito a onze anos e onze meses. Método: Foi elaborado um instrumento, contendo 44 itens de teste, organizados em cinco escalas de avaliação: de Linguagem Oral Receptiva, de Linguagem Oral Expressiva, de Metalinguagem, de Leitura e de Escrita. Para o estudo da confiabilidade desse instrumento foram selecionadas 100 crianças (64 meninas) de Escolas da Rede Pública com idade de 8 a 11 anos e 11 meses. Vinte (12 meninas) participaram do estudo inicial de aplicabilidade, que resultou na versão piloto da Bateria. Posteriormente, esta versão foi utilizada na avaliação das demais 80 crianças (52 meninas). As respostas obtidas foram analisadas e computadas para a atribuição de escores de item, que permitiram o cálculo dos escores por habilidade e competência (ehc) e do escore por escala (ebe). Estes escores foram submetidos a análise estatística sendo utilizados para a obtenção do coeficiente alpha de Cronbach, empregado para estudar a confiabilidade do instrumento. Complementarmente, procedeu-se o estudo das correlações entre os itens, realizado por meio da obtenção do coeficiente de correlação de Pearson. Adotou-se, neste estudo, nível de significância de 0,05. Resultados: Na análise da consistência interna obteve-se =0,386 para a Escala de Linguagem Oral Receptiva, =0,467 para a Escala de Linguagem Oral Expressiva, =0,531 para a Escala de Metalinguagem, =0,866 para a Escala de Leitura, =0,461 para a Escala de Escrita. O estudo da consistência interna mediante a exclusão de itens apresentou modificações do nível de consistência interna (=0,630) para a Escala de Linguagem Oral Expressiva quando retirado o item 10. Correlações entre os itens foram observadas em algumas escalas, variando de fracas a fortes e corroboraram os valores do coeficiente alpha. Conclusão: A Bateria em sua totalidade de escalas e itens não se mostrou confiável para mensurar o desempenho das crianças da amostra. Contudo, isoladamente, algumas escalas mostraram-se confiáveis para avaliação diagnóstica e para rastreamento, enquanto outras se mostraram promissoras necessitando de revisões. Apenas uma não se mostrou confiável.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-18
2015-07-22T20:49:39Z
2015-07-22T20:49:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KIDA, Adriana de Souza Batista. Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publico-104a.pdf
Publico-104b.pdf
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9138
identifier_str_mv KIDA, Adriana de Souza Batista. Bateria de avaliação de habilidades e competências lingüísticas, de escrita e de leitura: estudo piloto. 2009. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2009.
Publico-104a.pdf
Publico-104b.pdf
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/9138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 352 p.
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268447020810240