Avaliação da relação entre a disponibilidade de chumbo, baixo rendimento acadêmico e agressividade em estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Letícia Fátima da Silva [UNIFESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3775707
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47747
Resumo: Neste estudo foi realizada a quantificação de chumbo em amostras de ambiente escolar e nas unhas de estudantes entre 11 e 15 anos da cidade de Diadema - SP e a correlação entre estes dados e o perfil sócio-comportamental destes estudantes. O foco foi o sistema neurocognitivo, onde se buscou verificar a existência de correlação entre os níveis de chumbo presente no ambiente escolar e nas unhas dos estudantes, e os níveis de baixo rendimento acadêmico e agressividade dos mesmos. Um grupo controle de alunos da cidade de Varginha ? MG também foi analisado, com o objetivo de comparar a disponibilidade de chumbo no ambiente escolar e nas unhas dos estudantes, além do rendimento acadêmico e agressividade dos mesmos ao rendimento acadêmico e agressividade dos estudantes de Diadema - SP, sempre correlacionando estes dados à contaminação por chumbo. As análises do chumbo presente no ambiente foram realizadas por Espectroscopia de Fluorescência de raios X portátil e as amostras biológicas (unhas) coletadas foram quantificadas por Espectroscopia de Absorção Atômica em Forno de Grafite. Também foram aplicados questionários sócio-comportamentais adquiridos pelo Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA) que são adequados para as necessidades desse estudo. Os questionários foram aplicados em estudantes, pais e professores destes estudantes investigados, com o objetivo de correlacionar atitudes comportamentais, rendimento acadêmico e níveis de contaminação por chumbo. As concentrações de chumbo encontradas no ambiente escolar foram na faixa de 10 a 12089 mg kg-1 para a escola em Diadema - SP e na faixa de 0 a 1000 mg kg-1 para a escola Varginha - MG. Nas unhas, a concentração de chumbo encontrado foi na faixa de 0,11 a 16,74 ± 0,001 - 0,57 mg Pb/g de unha de estudantes na escola de Diadema - SP e 0,22 a 11,36 ± 0,00 - 0,73 g Pb / g de unha de estudantes na escola Varginha - MG. De acordo com os resultados dos questionários sócio-comportamentais aplicados, os alunos de Diadema - SP apresentam comportamento mais agressivo e menor desempenho cognitivo comparado aos alunos Varginha - MG. Esperamos, com este trabalho, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que auxiliem na eliminação da contaminação por chumbo principalmente em crianças e adolescentes, apresentando o chumbo como uma das possíveis causas para o baixo rendimento acadêmico e agressividade dos mesmos.
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spelling http://lattes.cnpq.br/4183619506352119Tavares, Letícia Fátima da Silva [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/6411404982882021Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Assunção, Nilson Antonio de [UNIFESP]São Paulo2018-07-30T11:45:05Z2018-07-30T11:45:05Z2016-02-29Neste estudo foi realizada a quantificação de chumbo em amostras de ambiente escolar e nas unhas de estudantes entre 11 e 15 anos da cidade de Diadema - SP e a correlação entre estes dados e o perfil sócio-comportamental destes estudantes. O foco foi o sistema neurocognitivo, onde se buscou verificar a existência de correlação entre os níveis de chumbo presente no ambiente escolar e nas unhas dos estudantes, e os níveis de baixo rendimento acadêmico e agressividade dos mesmos. Um grupo controle de alunos da cidade de Varginha ? MG também foi analisado, com o objetivo de comparar a disponibilidade de chumbo no ambiente escolar e nas unhas dos estudantes, além do rendimento acadêmico e agressividade dos mesmos ao rendimento acadêmico e agressividade dos estudantes de Diadema - SP, sempre correlacionando estes dados à contaminação por chumbo. As análises do chumbo presente no ambiente foram realizadas por Espectroscopia de Fluorescência de raios X portátil e as amostras biológicas (unhas) coletadas foram quantificadas por Espectroscopia de Absorção Atômica em Forno de Grafite. Também foram aplicados questionários sócio-comportamentais adquiridos pelo Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA) que são adequados para as necessidades desse estudo. Os questionários foram aplicados em estudantes, pais e professores destes estudantes investigados, com o objetivo de correlacionar atitudes comportamentais, rendimento acadêmico e níveis de contaminação por chumbo. As concentrações de chumbo encontradas no ambiente escolar foram na faixa de 10 a 12089 mg kg-1 para a escola em Diadema - SP e na faixa de 0 a 1000 mg kg-1 para a escola Varginha - MG. Nas unhas, a concentração de chumbo encontrado foi na faixa de 0,11 a 16,74 ± 0,001 - 0,57 mg Pb/g de unha de estudantes na escola de Diadema - SP e 0,22 a 11,36 ± 0,00 - 0,73 g Pb / g de unha de estudantes na escola Varginha - MG. De acordo com os resultados dos questionários sócio-comportamentais aplicados, os alunos de Diadema - SP apresentam comportamento mais agressivo e menor desempenho cognitivo comparado aos alunos Varginha - MG. Esperamos, com este trabalho, contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas que auxiliem na eliminação da contaminação por chumbo principalmente em crianças e adolescentes, apresentando o chumbo como uma das possíveis causas para o baixo rendimento acadêmico e agressividade dos mesmos.This study was conducted to quantify lead in the school environment and nails of students between 11 and 15 years of the city of Diadema - SP and the correlation between this data and socio-behavioral profile of these students. The focus was the neurocognitive system, where it aimed to verify the existence of correlation between the levels of lead present in the school environment and nails of students, and low academic achievement levels and aggressiveness of the same. A control group of students from the city of Varginha - MG was also analyzed in order to compare the lead of availability at school and nails of the students, in addition to academic performance and aggressiveness thereof to academic performance and aggressiveness of Diadema students - SP, always correlating this data to lead poisoning. The lead of this analysis the environment have been carried out by Fluorescence Spectroscopy portable X-ray and biological samples (nails) collected were quantified by Atomic Absorption Spectroscopy in Graphite Furnace. They were also applied social and behavioral questionnaires acquired by Achenbach System of empirically based Assessment (ASEBA) that are suitable for the needs of this study. The questionnaires were applied to students, parents and teachers of these students investigated, in order to correlate behavioral attitudes, academic performance and lead contamination levels. Lead concentrations found in the school environment were in the range 10-12089 mg kg -1 to school in Diadema - SP and in the range 0-1000 mg kg-1 for school Varginha - MG. In nails, lead concentrations were found in the range 0,11 to 16,74 ± 0,001-0,57 mg Pb / g nail in the school of Diadema - SP and 0,22 to 11,36 ± 0,00 ? 0,73 g Pb / g nail in school Varginha - MG. According to the behavioral methodology, students of Diadema - SP exhibit more aggressive behavior and poorer cognitive performance compared to students Varginha - MG. We hope, with this work, contribute to the development of public policies that assist in the elimination of lead contamination especially in children and adolescents, with lead as one of the possible causes for the low academic performance and aggressiveness of the same.Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2013 a 2016)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)FAPESP: 2013/21429-5https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3775707TAVARES, Letícia Fátima da Silva. Avaliação da relação entre a disponibilidade de chumbo, baixo rendimento acadêmico e agressividade em estudantes. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Translacional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.Letícia Fátima da Silva Tavares - PDF A.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47747porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)SaturnismoNeurotoxicidadeRendimento acadêmicoAgressividadeChumboSaturnismNeurotoxicityAcademic performanceAggressivenessLeadAvaliação da relação entre a disponibilidade de chumbo, baixo rendimento acadêmico e agressividade em estudantesEvaluation of the relationship between the availability of lead, low academic performance and aggression in studentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Medicina (EPM)Medicina TranslacionalCiências da saúdeMedicinaORIGINALLetícia Fátima da Silva Tavares - PDF A.pdfLetícia Fátima da Silva Tavares - PDF A.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf10053303https://repositorio.unifesp.br/bitstreams/cee153c5-e259-4dab-b99f-646bf7773ad0/download94ac1355e7e60628ae39a5e0954eb0a5MD5211600/477472023-12-14 11:26:05.236oai:repositorio.unifesp.br/:11600/47747https://repositorio.unifesp.brRepositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-12-14T11:26:05Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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