Educação permanente em saúde: metassíntese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miccas, Fernanda Luppino
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8228
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004498
Resumo: OBJETIVO : Realizar metassíntese da literatura sobre os principais conceitos e práticas relacionados à educação permanente em saúde. MÉTODOS : Foi realizada busca bibliográfica de artigos originais nas bases de dados PubMed, Web of Science, Lilacs, IBECS e SciELO, utilizando os seguintes descritores: “ public health professional education ”, “ permanent education”, “continuing education ”, “ permanent education health ”. De um total de 590 artigos identificados, após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 48 para análise, os quais foram submetidos à análise individual, análise comparativa, análise com critérios de agrupamentos de elementos-chave e submetidos à metassíntese. RESULTADOS : Os 48 artigos originais foram classificados como elementos-chave em quatro unidades temáticas: 1) Concepções; 2) Estratégias e dificuldades; 3) Políticas públicas; e 4) Instituições formadoras. Foram encontradas três concepções principais de educação permanente em saúde: problematizadora e focada no trabalho em equipe, diretamente relacionada à educação continuada e educação que se dá ao longo da vida. As principais estratégias para efetivação da educação permanente foram a problematização, manutenção de espaços para a educação permanente e polos de educação permanente. O maior fator limitante foi relacionado à gerência direta ou indireta. Foram indicadas a necessidade de implementação e manutenção de políticas públicas, além de disponibilidade de recursos financeiros e de recursos humanos. As instituições formadoras teriam necessidade de articular ensino e serviço para a formação de egressos críticos-reflexivos. CONCLUSÕES : A articulação educação e saúde encontra-se pautada tanto nas ações dos serviços de saúde, quanto de gestão e de instituições formadoras. Assim, torna-se um desafio implementar processos de ensino-aprendizagem que sejam respaldados por ações crítico-reflexivas. É necessário realizar propostas de educação permanente em saúde com a participação de profissionais dos serviços, professores e profissionais das instituições de ensino.
id UFSP_5e2e40611efe93880850e6227cabace6
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/8228
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Miccas, Fernanda LuppinoBatista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)2015-06-14T13:46:56Z2015-06-14T13:46:56Z2014-02-01Revista de Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, v. 48, n. 1, p. 170-185, 2014.0034-8910http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8228http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004498S0034-89102014000100170.pdfS0034-8910201400010017010.1590/S0034-8910.2014048004498OBJETIVO : Realizar metassíntese da literatura sobre os principais conceitos e práticas relacionados à educação permanente em saúde. MÉTODOS : Foi realizada busca bibliográfica de artigos originais nas bases de dados PubMed, Web of Science, Lilacs, IBECS e SciELO, utilizando os seguintes descritores: “ public health professional education ”, “ permanent education”, “continuing education ”, “ permanent education health ”. De um total de 590 artigos identificados, após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 48 para análise, os quais foram submetidos à análise individual, análise comparativa, análise com critérios de agrupamentos de elementos-chave e submetidos à metassíntese. RESULTADOS : Os 48 artigos originais foram classificados como elementos-chave em quatro unidades temáticas: 1) Concepções; 2) Estratégias e dificuldades; 3) Políticas públicas; e 4) Instituições formadoras. Foram encontradas três concepções principais de educação permanente em saúde: problematizadora e focada no trabalho em equipe, diretamente relacionada à educação continuada e educação que se dá ao longo da vida. As principais estratégias para efetivação da educação permanente foram a problematização, manutenção de espaços para a educação permanente e polos de educação permanente. O maior fator limitante foi relacionado à gerência direta ou indireta. Foram indicadas a necessidade de implementação e manutenção de políticas públicas, além de disponibilidade de recursos financeiros e de recursos humanos. As instituições formadoras teriam necessidade de articular ensino e serviço para a formação de egressos críticos-reflexivos. CONCLUSÕES : A articulação educação e saúde encontra-se pautada tanto nas ações dos serviços de saúde, quanto de gestão e de instituições formadoras. Assim, torna-se um desafio implementar processos de ensino-aprendizagem que sejam respaldados por ações crítico-reflexivas. É necessário realizar propostas de educação permanente em saúde com a participação de profissionais dos serviços, professores e profissionais das instituições de ensino.OBJECTIVE : To undertake a meta-synthesis of the literature on the main concepts and practices related to permanent education in health. METHODS : A bibliographical search was conducted for original articles in the PubMed, Web of Science, LILACS, IBECS and SciELO databases, using the following search terms: “public health professional education”, “permanent education”, “continuing education”, “permanent education health”. Of the 590 articles identified, after applying inclusion and exclusion criteria, 48 were selected for further analysis, grouped according to the criteria of key elements, and then underwent meta-synthesis. RESULTS : The 48 original publications were classified according to four thematic units of key elements: 1) concepts, 2) strategies and difficulties, 3) public policies and 4) educational institutions. Three main conceptions of permanent education in health were found: problem-focused and team work, directly related to continuing education and education that takes place throughout life. The main strategies for executing permanent education in health are discussion, maintaining an open space for permanent education , and permanent education clusters. The most limiting factor is mainly related to directly or indirect management. Another highlight is the requirement for implementation and maintenance of public policies, and the availability of financial and human resources. The educational institutions need to combine education and service aiming to form critical-reflexive graduates. CONCLUSIONS : The coordination between health and education is based as much on the actions of health services as on management and educational institutions. Thus, it becomes a challenge to implement the teaching-learning processes that are supported by critical-reflexive actions. It is necessary to carry out proposals for permanent education in health involving the participation of health professionals, teachers and educational institutions.OBJETIVO : Realizar metasíntesis de la literatura sobre los principales conceptos y prácticas relacionados con la educación permanente en salud. MÉTODOS : Se realizó búsqueda bibliográfica de artículos originales en las bases de datos PubMed, Web of Science, Lilacs, IBECS y SciELO, utilizando los siguientes descriptores: “ public health professional education”, “permanent education”, “continuing education”, “permanent education health ”. De un total de 590 artículos identificados, posterior a los criterios de inclusión y exclusión, fueron seleccionados 48 para análisis, los cuales fueron sometidos al análisis individual, análisis comparativo, análisis con criterios de agrupamiento de elementos-clave y sometidos a metasíntesis. RESULTADOS : Los 48 artículos originales fueron clasificados como elementos-clave en cuatro unidades temáticas: 1) Concepciones; 2) Estrategias y dificultades; 3) Políticas públicas e 4) Instituciones formadoras. Se encontraron tres concepciones principales de educación permanente en salud: ubicación del problema y enfocarlo en el trabajo en equipo, directamente relacionado con la educación continua y educación que se da a lo largo de la vida. Las principales estrategias para efectivar la educación permanente fueron la ubicación del problema, mantenimiento de espacios para la educación permanente y polos de educación permanente. El mayor factor limitante estuvo relacionado con la gerencia directa o indirecta. Fueron mencionadas la necesidad de implementación y mantenimiento de políticas públicas, así como la disponibilidad de recursos financieros y humanos. Las instituciones formadoras tendrían la necesidad de articular educación y servicio para la formación de egresados críticos-reflexivos. CONCLUSIONES : La articulación educación y salud se encuentra pautada tanto en las acciones de los servicios de salud, cuanto en la gestión y de instituciones formadoras. Así, se torna un desafío implementar procesos de educación-aprendizaje que sean respaldados por acciones crítico-reflexivas. Es necesario realizar propuestas de educación permanente en salud con la participación de profesionales de los servicios, profesores y profesionales de las instituciones de educación.Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) Departamento de Saúde, Educação e SociedadeUNIFESP, Depto. de Saúde, Educação e SociedadeSciELO170-185porFaculdade de Saúde Pública da Universidade de São PauloRevista de Saúde PúblicaEducação ContinuadaEducação Profissional em Saúde PúblicaEducação ProfissionalSaúde PúblicaRevisãoEducation, ContinuingEducation, Public Health ProfessionalEducation, ProfessionalPublic HealthReviewEducação permanente em saúde: metassíntesePermanent education in health: a reviewEducación permanente en salud: metasíntesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0034-89102014000100170.pdfapplication/pdf274921${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8228/1/S0034-89102014000100170.pdfd7aa33a35d335fc709ca261e9980cfbbMD51open accessTEXTS0034-89102014000100170.pdf.txtS0034-89102014000100170.pdf.txtExtracted texttext/plain66084${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8228/6/S0034-89102014000100170.pdf.txtd469e83c62e1e9f491ad9278832bff1cMD56open accessTHUMBNAILS0034-89102014000100170.pdf.jpgS0034-89102014000100170.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg5608${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8228/8/S0034-89102014000100170.pdf.jpga9d559ddf7466cf60a930da21928ab50MD58open access11600/82282023-06-05 19:12:50.966open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/8228Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T22:12:50Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Educação permanente em saúde: metassíntese
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Permanent education in health: a review
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Educación permanente en salud: metasíntesis
title Educação permanente em saúde: metassíntese
spellingShingle Educação permanente em saúde: metassíntese
Miccas, Fernanda Luppino
Educação Continuada
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Profissional
Saúde Pública
Revisão
Education, Continuing
Education, Public Health Professional
Education, Professional
Public Health
Review
title_short Educação permanente em saúde: metassíntese
title_full Educação permanente em saúde: metassíntese
title_fullStr Educação permanente em saúde: metassíntese
title_full_unstemmed Educação permanente em saúde: metassíntese
title_sort Educação permanente em saúde: metassíntese
author Miccas, Fernanda Luppino
author_facet Miccas, Fernanda Luppino
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
author_role author
author2 Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
author2_role author
dc.contributor.institution.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Miccas, Fernanda Luppino
Batista, Sylvia Helena Souza da Silva [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Profissional
Saúde Pública
Revisão
topic Educação Continuada
Educação Profissional em Saúde Pública
Educação Profissional
Saúde Pública
Revisão
Education, Continuing
Education, Public Health Professional
Education, Professional
Public Health
Review
dc.subject.eng.fl_str_mv Education, Continuing
Education, Public Health Professional
Education, Professional
Public Health
Review
description OBJETIVO : Realizar metassíntese da literatura sobre os principais conceitos e práticas relacionados à educação permanente em saúde. MÉTODOS : Foi realizada busca bibliográfica de artigos originais nas bases de dados PubMed, Web of Science, Lilacs, IBECS e SciELO, utilizando os seguintes descritores: “ public health professional education ”, “ permanent education”, “continuing education ”, “ permanent education health ”. De um total de 590 artigos identificados, após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 48 para análise, os quais foram submetidos à análise individual, análise comparativa, análise com critérios de agrupamentos de elementos-chave e submetidos à metassíntese. RESULTADOS : Os 48 artigos originais foram classificados como elementos-chave em quatro unidades temáticas: 1) Concepções; 2) Estratégias e dificuldades; 3) Políticas públicas; e 4) Instituições formadoras. Foram encontradas três concepções principais de educação permanente em saúde: problematizadora e focada no trabalho em equipe, diretamente relacionada à educação continuada e educação que se dá ao longo da vida. As principais estratégias para efetivação da educação permanente foram a problematização, manutenção de espaços para a educação permanente e polos de educação permanente. O maior fator limitante foi relacionado à gerência direta ou indireta. Foram indicadas a necessidade de implementação e manutenção de políticas públicas, além de disponibilidade de recursos financeiros e de recursos humanos. As instituições formadoras teriam necessidade de articular ensino e serviço para a formação de egressos críticos-reflexivos. CONCLUSÕES : A articulação educação e saúde encontra-se pautada tanto nas ações dos serviços de saúde, quanto de gestão e de instituições formadoras. Assim, torna-se um desafio implementar processos de ensino-aprendizagem que sejam respaldados por ações crítico-reflexivas. É necessário realizar propostas de educação permanente em saúde com a participação de profissionais dos serviços, professores e profissionais das instituições de ensino.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-02-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-06-14T13:46:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-06-14T13:46:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Revista de Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, v. 48, n. 1, p. 170-185, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8228
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004498
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0034-8910
dc.identifier.file.none.fl_str_mv S0034-89102014000100170.pdf
dc.identifier.scielo.none.fl_str_mv S0034-89102014000100170
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-8910.2014048004498
identifier_str_mv Revista de Saúde Pública. Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, v. 48, n. 1, p. 170-185, 2014.
0034-8910
S0034-89102014000100170.pdf
S0034-89102014000100170
10.1590/S0034-8910.2014048004498
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8228
http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2014048004498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.none.fl_str_mv Revista de Saúde Pública
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 170-185
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8228/1/S0034-89102014000100170.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8228/6/S0034-89102014000100170.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/8228/8/S0034-89102014000100170.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d7aa33a35d335fc709ca261e9980cfbb
d469e83c62e1e9f491ad9278832bff1c
a9d559ddf7466cf60a930da21928ab50
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764209715412992