Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61972 |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cabelos crespos em contextos: práticas pedagógicas na Educação Infantil” tem como objetivo, apresentar uma discussão acerca do corpo negro e o cabelo crespo como manifestação de resistência identitária e cultural ao racismo, entranhado nas práticas diárias da sociedade brasileira. Tendo a Educação Infantil e as práticas pedagógicas como campo de observação, considerando este um dos primeiros espaços que desenvolvem práticas sociais de contato que se desdobram em processos educativos. Os dados foram retirados das experiências do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e gênero promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade - CEERT, foram selecionadas as práticas pedagógicas que se orientavam pela construção de identidade afirmativa tendo como eixo orientador a positivação do cabelo crespo. |
id |
UFSP_5f4bad4d04f123cfdfcb607a5f094de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/61972 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação InfantilCurly Hair in Contexts: Pedagogical Practices in Early Childhood EducationCabelo crespoRessignificaçãoPráticas pedagógicasEducação InfantilO presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cabelos crespos em contextos: práticas pedagógicas na Educação Infantil” tem como objetivo, apresentar uma discussão acerca do corpo negro e o cabelo crespo como manifestação de resistência identitária e cultural ao racismo, entranhado nas práticas diárias da sociedade brasileira. Tendo a Educação Infantil e as práticas pedagógicas como campo de observação, considerando este um dos primeiros espaços que desenvolvem práticas sociais de contato que se desdobram em processos educativos. Os dados foram retirados das experiências do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e gênero promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade - CEERT, foram selecionadas as práticas pedagógicas que se orientavam pela construção de identidade afirmativa tendo como eixo orientador a positivação do cabelo crespo.This Course Conclusion Paper entitled "Curly Hair in Contexts: Pedagogical Practices in Early Childhood Education" aims to present a discussion about the black body and curly hair as a manifestation of identity and cultural resistance to racism, embedded in the practical practices of Brazilian society. Having early childhood education and pedagogical practices as a field of observation, considering this one of the first spaces that develop social contact practices that unfold into educational processes. The data were taken from the experiences of the Educar Prize for Racial Equality promoted by the Center for the Study of Labor Relations and Inequality - CEERT, and were selected as pedagogical practices that were guided by the construction of an affirmative identity having as its guiding axis the positivization of curly hair.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSouza, Ellen de Limahttp://lattes.cnpq.br/2996966307456495http://lattes.cnpq.br/5468705030260619Santos, Larissa Lins2021-09-15T17:32:18Z2021-09-15T17:32:18Z16-08-20info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion54application/pdfSANTOS, Larissa Lins. Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61972porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T16:51:58Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61972Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T16:51:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil Curly Hair in Contexts: Pedagogical Practices in Early Childhood Education |
title |
Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil |
spellingShingle |
Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil Santos, Larissa Lins Cabelo crespo Ressignificação Práticas pedagógicas Educação Infantil |
title_short |
Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil |
title_full |
Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil |
title_fullStr |
Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil |
title_sort |
Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil |
author |
Santos, Larissa Lins |
author_facet |
Santos, Larissa Lins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Ellen de Lima http://lattes.cnpq.br/2996966307456495 http://lattes.cnpq.br/5468705030260619 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Larissa Lins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cabelo crespo Ressignificação Práticas pedagógicas Educação Infantil |
topic |
Cabelo crespo Ressignificação Práticas pedagógicas Educação Infantil |
description |
O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cabelos crespos em contextos: práticas pedagógicas na Educação Infantil” tem como objetivo, apresentar uma discussão acerca do corpo negro e o cabelo crespo como manifestação de resistência identitária e cultural ao racismo, entranhado nas práticas diárias da sociedade brasileira. Tendo a Educação Infantil e as práticas pedagógicas como campo de observação, considerando este um dos primeiros espaços que desenvolvem práticas sociais de contato que se desdobram em processos educativos. Os dados foram retirados das experiências do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e gênero promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade - CEERT, foram selecionadas as práticas pedagógicas que se orientavam pela construção de identidade afirmativa tendo como eixo orientador a positivação do cabelo crespo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
16-08-20 2021-09-15T17:32:18Z 2021-09-15T17:32:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Larissa Lins. Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61972 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Larissa Lins. Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61972 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
54 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268377283166208 |