Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Larissa Lins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61972
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cabelos crespos em contextos: práticas pedagógicas na Educação Infantil” tem como objetivo, apresentar uma discussão acerca do corpo negro e o cabelo crespo como manifestação de resistência identitária e cultural ao racismo, entranhado nas práticas diárias da sociedade brasileira. Tendo a Educação Infantil e as práticas pedagógicas como campo de observação, considerando este um dos primeiros espaços que desenvolvem práticas sociais de contato que se desdobram em processos educativos. Os dados foram retirados das experiências do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e gênero promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade - CEERT, foram selecionadas as práticas pedagógicas que se orientavam pela construção de identidade afirmativa tendo como eixo orientador a positivação do cabelo crespo.
id UFSP_5f4bad4d04f123cfdfcb607a5f094de9
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/61972
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação InfantilCurly Hair in Contexts: Pedagogical Practices in Early Childhood EducationCabelo crespoRessignificaçãoPráticas pedagógicasEducação InfantilO presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cabelos crespos em contextos: práticas pedagógicas na Educação Infantil” tem como objetivo, apresentar uma discussão acerca do corpo negro e o cabelo crespo como manifestação de resistência identitária e cultural ao racismo, entranhado nas práticas diárias da sociedade brasileira. Tendo a Educação Infantil e as práticas pedagógicas como campo de observação, considerando este um dos primeiros espaços que desenvolvem práticas sociais de contato que se desdobram em processos educativos. Os dados foram retirados das experiências do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e gênero promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade - CEERT, foram selecionadas as práticas pedagógicas que se orientavam pela construção de identidade afirmativa tendo como eixo orientador a positivação do cabelo crespo.This Course Conclusion Paper entitled "Curly Hair in Contexts: Pedagogical Practices in Early Childhood Education" aims to present a discussion about the black body and curly hair as a manifestation of identity and cultural resistance to racism, embedded in the practical practices of Brazilian society. Having early childhood education and pedagogical practices as a field of observation, considering this one of the first spaces that develop social contact practices that unfold into educational processes. The data were taken from the experiences of the Educar Prize for Racial Equality promoted by the Center for the Study of Labor Relations and Inequality - CEERT, and were selected as pedagogical practices that were guided by the construction of an affirmative identity having as its guiding axis the positivization of curly hair.Não recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloSouza, Ellen de Limahttp://lattes.cnpq.br/2996966307456495http://lattes.cnpq.br/5468705030260619Santos, Larissa Lins2021-09-15T17:32:18Z2021-09-15T17:32:18Z16-08-20info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion54application/pdfSANTOS, Larissa Lins. Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61972porGuarulhosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-02T16:51:58Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/61972Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-02T16:51:58Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil
Curly Hair in Contexts: Pedagogical Practices in Early Childhood Education
title Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil
spellingShingle Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil
Santos, Larissa Lins
Cabelo crespo
Ressignificação
Práticas pedagógicas
Educação Infantil
title_short Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil
title_full Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil
title_fullStr Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil
title_full_unstemmed Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil
title_sort Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil
author Santos, Larissa Lins
author_facet Santos, Larissa Lins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Ellen de Lima
http://lattes.cnpq.br/2996966307456495
http://lattes.cnpq.br/5468705030260619
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Larissa Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Cabelo crespo
Ressignificação
Práticas pedagógicas
Educação Infantil
topic Cabelo crespo
Ressignificação
Práticas pedagógicas
Educação Infantil
description O presente Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cabelos crespos em contextos: práticas pedagógicas na Educação Infantil” tem como objetivo, apresentar uma discussão acerca do corpo negro e o cabelo crespo como manifestação de resistência identitária e cultural ao racismo, entranhado nas práticas diárias da sociedade brasileira. Tendo a Educação Infantil e as práticas pedagógicas como campo de observação, considerando este um dos primeiros espaços que desenvolvem práticas sociais de contato que se desdobram em processos educativos. Os dados foram retirados das experiências do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e gênero promovido pelo Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade - CEERT, foram selecionadas as práticas pedagógicas que se orientavam pela construção de identidade afirmativa tendo como eixo orientador a positivação do cabelo crespo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 16-08-20
2021-09-15T17:32:18Z
2021-09-15T17:32:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Larissa Lins. Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61972
identifier_str_mv SANTOS, Larissa Lins. Cabelos crespos em contexto: práticas pedagógicas na Educação Infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 54
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268377283166208