La strada: uma estética clownesca

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narciso, Rafaela Fernandes [UNIFESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/41780
Resumo: Este trabalho busca investigar os aspectos constituintes da estética felliniana, colocando em primeiro plano o elemento humorístico nela presente, ligado ao palhaço, de modo a chegar ao que chamamos, no correr da dissertação, de “estética clownesca”. Isso foi possível ao trazer para o debate as posições de Guido Aristarco, importante defensor do neorealismo cinematográfico italiano e que via no trabalho de Frederico Fellini uma “traição” ao movimento italiano do pós-guerra, bastante associado a uma corrente política e realista. Desta forma, por meio da análise do filme La Strada (Itália, 1954) e dos comentários a respeito de outros filmes do cineasta, bem como sobre sua carreira, investigamos o lugar do palhaço na estética de Fellini, chegando a uma crítica social escondida sob o riso, que tem nos elementos clownescos seu principal aspecto (ou o seu ponto alto).
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