O choro paulistano e a questão da tradição nas rodas de Antonio D’Auria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Felipe Morales [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68953
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise sobre as rodas de choro promovidas pelo músico Antonio D’Auria em sua casa na cidade de São Paulo a partir dos anos 1950. Especificamente, pretende compreender de que forma o modo de funcionamento dessas rodas, seus praticantes e desdobramentos representam os ideais de uma tradição do choro, que encontra nessas mesmas rodas um espaço de consolidação e perpetuação. Para tanto, a documentação fundamental gira em torno de relatos orais de músicos que participaram desses encontros, como Izaías do Bandolim, Israel Bueno de Almeida e outros. Suas falas são analisadas à luz da bibliografia disponível sobre gênero, entre textos que reproduzem o discurso de uma história oficial do choro, pesquisas mais recentes voltadas à compreensão da questão da tradição na música popular e produções historiográficas sobre o contexto da primeira metade do século XX no Brasil. O texto discute, portanto, as relações entre a tradição e a narrativa hegemônica sobre o choro, os aspectos específicos dos espaços de preservação do gênero e os diálogos entre passado e presente da prática.
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