Uma noite no Sumaré: o choro negro e paulistano de Esmeraldino Salles
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07042022-114022/ |
Resumo: | Esmeraldino Salles, músico, compositor, multi-instrumentista de cordas, negro e paulistano, nascido em 1916. Já foi gravado por diversos músicos importantes, como Canhoto, Laércio de Freitas, Dominguinhos e Yamandu Costa. Foi homenageado e celebrado por meio dos álbuns Ao nosso amigo Esmê (1980), Tributo a Esmeraldino Salles (2002) e Esmê (2017), e por diversas composições de músicos relevantes como Izaías Bueno de Almeida, Maurício Carrilho e André Mehmari. Esmeraldino é um compositor com assinatura bastante pessoal, que traz outras linguagens para dentro do choro, alargando possibilidades musicais no gênero e influenciando toda uma geração de músicos, entusiastas da sua obra e de seu estilo composicional. Porém, atualmente, a importância de Esmeraldino para a comunidade no choro não condiz com aquilo que até o momento foi pesquisado sobre sua trajetória. O presente trabalho dá início à investigação sobre a trajetória de Esmeraldino, levantando a sua vida de músico profissional, com foco principal em sua atuação no regional da Rádio Tupi desde 1942, sob a liderança de Antônio Rago, Siles, até ele próprio liderar o conjunto, a partir de 1958. Além do rádio, veremos também um pouco de sua atuação como músico na televisão, casas noturnas e gravações de discos, encerrando com sua participação no II Festival de Choro da Bandeirantes (1978), concorrendo com sua composição Arabiando. Com problemas de saúde decorrentes de diabetes e acometido por uma paralisia facial, Esmeraldino vem a falecer no ano seguinte, 1979. Em um segundo momento, analisaremos as suas três composições mais conhecidas: Arabiando, Perigoso e Uma noite no Sumaré, procurando compreender as características do estilo composicional de Esmeraldino e analisar em que suas músicas diferem dos choros mais convencionais. E, por último, vamos discutir a obra de Esmeraldino pela ótica de seus marcadores sociais. Compreender o diálogo que proporcionou entre dois gêneros de matrizes africanas, o jazz e o choro, pela perspectiva da diáspora africana, além de procurar entender o contexto sociorracial em que estava inserido. Além disso, vamos procurar entender as características específicas da indústria cultural paulista e seu impacto sobre a produção de Esmeraldino, e, finalmente, discutir o lugar de sua obra na memória da cidade de São Paulo. |
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Esmeraldino é um compositor com assinatura bastante pessoal, que traz outras linguagens para dentro do choro, alargando possibilidades musicais no gênero e influenciando toda uma geração de músicos, entusiastas da sua obra e de seu estilo composicional. Porém, atualmente, a importância de Esmeraldino para a comunidade no choro não condiz com aquilo que até o momento foi pesquisado sobre sua trajetória. O presente trabalho dá início à investigação sobre a trajetória de Esmeraldino, levantando a sua vida de músico profissional, com foco principal em sua atuação no regional da Rádio Tupi desde 1942, sob a liderança de Antônio Rago, Siles, até ele próprio liderar o conjunto, a partir de 1958. Além do rádio, veremos também um pouco de sua atuação como músico na televisão, casas noturnas e gravações de discos, encerrando com sua participação no II Festival de Choro da Bandeirantes (1978), concorrendo com sua composição Arabiando. Com problemas de saúde decorrentes de diabetes e acometido por uma paralisia facial, Esmeraldino vem a falecer no ano seguinte, 1979. Em um segundo momento, analisaremos as suas três composições mais conhecidas: Arabiando, Perigoso e Uma noite no Sumaré, procurando compreender as características do estilo composicional de Esmeraldino e analisar em que suas músicas diferem dos choros mais convencionais. E, por último, vamos discutir a obra de Esmeraldino pela ótica de seus marcadores sociais. Compreender o diálogo que proporcionou entre dois gêneros de matrizes africanas, o jazz e o choro, pela perspectiva da diáspora africana, além de procurar entender o contexto sociorracial em que estava inserido. Além disso, vamos procurar entender as características específicas da indústria cultural paulista e seu impacto sobre a produção de Esmeraldino, e, finalmente, discutir o lugar de sua obra na memória da cidade de São Paulo.Esmeraldino Salles, musician, composer, multi-instrumentalist of strings, black and paulistano, born in 1916. It has been recorded by several important musicians, such as Canhoto, Laércio de Freitas, Dominguinhos and Yamandu Costa. He was honored through the albums: Ao nosso amigo Esmê (1980), Tributo a Esmeraldino Salles (2002) and Esmê (2017), and by several compositions of relevant musicians such as Izaías Bueno de Almeida, Maurício Carrilho and André Mehmari. Esmeraldino is a composer with a very personal signature, who brings other languages into choro, expanding musical possibilities in the genre and influencing a whole generation of musicians, enthusiastic about his work and his compositional style. However, Esmeraldino\'s importance for the community in choro currently does not match what has been researched about his trajectory so far. The present work begins the investigation on Esmeraldino\'s trajectory by raising his life as a professional musician, with a primary focus on his performance in the regional of Rádio Tupi since 1942, under the leadership of Antônio Rago, Siles, until he himself led the group, the from 1958. In addition to radio, we will also see a little of his performance as a musician on television, nightclubs and recordings, ending in his participation in the II Festival de Choro da Bandeirantes (1978), competing with his composition Arabiando. With health problems resulting from diabetes and facial paralysis, Esmeraldino died in the following year, 1979. In a second moment, we will analyze his three best-known compositions: Arabiando, Perigoso and Uma noite no Sumaré, trying to understand the characteristics of the style Esmeraldino\'s compositional style and what sets his music apart from the more conventional choros. And finally, let\'s discuss Esmeraldino\'s work from the perspective of his social markers. Understand the dialogue it provided between two genres of African origin, jazz and choro, from the perspective of the African diaspora, in addition to seeking to understand the socio-racial context in which it was inserted. In addition, we will try to understand the specific characteristics of the São Paulo cultural industry and how they impact its production and discuss its place in the memory of the city of São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCastro, Marcos Camara deCastro, Felipe Siles de2021-09-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07042022-114022/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-07T15:04:02Zoai:teses.usp.br:tde-07042022-114022Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-07T15:04:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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