DA CELA À SALA- O CARANDIRU NO PARQUE DA JUVENTUDE: ENSINO DE HISTORIA E MEMÓRIAS SENSÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEDROSO, Érico Menezes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61913
Resumo: A demolição da Casa de Detenção do Carandiru, em 2002, é um exemplo importante da invisibilização que a cidade estabelece para lugares incômodos e difíceis - significativamente observada na relativa rapidez com que foi inaugurado um extenso parque urbano, em 2003, em seu lugar. Em nosso estudo, pretendemos observar e analisar esse parque para identificar como essa intervenção urbana é produtora de novas memórias que evitam referências a acontecimentos traumáticos. É isso o que observamos e analisamos aos nos voltar ao Parque daJuventude. A partir disso, pretendemos com esta pesquisa compreender como a construção da memória social na cidade apaga e esconde lugares ligados à violência, tendo como objetivo articular essas questões com o Ensino de História e o papel constitutivo de temas sensíveis como fomentadores de discussões que possibilitem a desmontagem desses apagamentos no meio da malha urbana. A partir dos elementos centrais dessa pesquisa, propusemos um material de apoio para professores na forma de uma sequência didática com atividades de estudo, observação e análise do Parque da Juventude.
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