Promoção da saúde em educação física e esporte: a dinâmica cultural como possibilidade de (re) significação da prática pedagógica no contexto de um equipamento esportivo público municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koumantareas, John [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67206
Resumo: O presente estudo tem como objetivo a compreensão da dinâmica cultural acerca das diferentes estratégias e metodologias de ação que permeiam o processo de ressignificação da prática pedagógica de profissionais de Educação Física e esporte no que se refere à sua atuação no campo da promoção da saúde. Para tanto, realizou-se uma pesquisa etnográfica em um equipamento público esportivo localizado em um município da região metropolitana da Baixada Santista/SP. No seu desenvolvimento, participaram do estudo sete pessoas, sendo dois profissionais de Educação Física e esporte e cinco praticantes. Nos critérios de inclusão, foram considerados: profissionais titulares de cargo efetivo e atuantes em projetos públicos esportivos com modalidades de não formação de atletas, há no mínimo, um ano; formação em Educação Física e esporte, há, no mínimo, dois anos e que tivessem passado por algum curso de formação continuada, nos dois últimos anos anteriores à realização do estudo. No tocante aos participantes, foram considerados aqueles que praticavam as modalidades ofertadas há, no mínimo, um ano. Nos critérios de não-inclusão, foram considerados aqueles que deixaram de responder alguma das questões propostas e/ou se afastaram da prática esportiva por mais de um mês. O campo de pesquisa se deu nas aulas de musculação ofertadas na academia do referido equipamento esportivo e a análise dos dados se deu por meio de categorias não-apriorísticas, fazendo uso da técnica de triangulação, a partir da observação participante, das entrevistas semiestruturadas e dos registros no caderno de campo. Nesse sentido, foram identificadas três grandes narrativas implícitas à problemática do estudo, bem como ao conjunto de categorias obtidas na leitura e interpretação das entrevistas com os (as) participantes do estudo. A saber, a primeira delas nomeada como: “responsabilização individual e o paradigma da aptidão física como possibilidade de (re) significação da prática pedagógica a partir de sua dinâmica cultural”, sendo aquela que se deu centrada nos métodos e estratégias de atuação, bem como de apropriação estritas no que se refere à ideia de promoção da saúde, dialogando assim, de forma direcionada ao conteúdo na prática pedagógica. No que se refere à segunda narrativa, intitulada de: “sociabilidade e a potência do encontro como possibilidades de (re)significação da prática pedagógica a partir de sua dinâmica cultural”, vale destacar, que, a mesma, se deu instrumentalizada na convivência nos grandes grupos e na experimentação esportiva como potencializador da prática da modalidade, assim, portanto, aproximada do modelo alicerçado no conceito da promoção da saúde, bem como aos objetivos e aos métodos empregados na prática pedagógica. Já na terceira narrativa, intitulada aqui de: “promoção da saúde e o processo de educação em saúde como possibilidades de (re) significação da prática pedagógica a partir de sua dinâmica cultural, é aquela que possibilita a instrumentalização de um fio condutor entre as três grandes narrativas, fundamentando o processo de educação permanente em saúde como possível e elegível àquela prática pedagógica na figura dos seus processos avaliativos. Tais achados, nos levam à compreensão de, que, o trato com a temática da promoção da saúde exista naquele ambiente, porém, por meio de um formato não-diretivo.
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spelling Promoção da saúde em educação física e esporte: a dinâmica cultural como possibilidade de (re) significação da prática pedagógica no contexto de um equipamento esportivo público municipalHealth promotion in physical education and sport: the cultural dynamics as possibility of (re)signification of the pedagogical practice in the context of a municipal public sports equipmentPromoção da Saúde; Educação Física; Esporte; Saúde; Prática PedagógicaHealth PromotionPhysical EducationSportHealthPedagogical PracticeO presente estudo tem como objetivo a compreensão da dinâmica cultural acerca das diferentes estratégias e metodologias de ação que permeiam o processo de ressignificação da prática pedagógica de profissionais de Educação Física e esporte no que se refere à sua atuação no campo da promoção da saúde. Para tanto, realizou-se uma pesquisa etnográfica em um equipamento público esportivo localizado em um município da região metropolitana da Baixada Santista/SP. No seu desenvolvimento, participaram do estudo sete pessoas, sendo dois profissionais de Educação Física e esporte e cinco praticantes. Nos critérios de inclusão, foram considerados: profissionais titulares de cargo efetivo e atuantes em projetos públicos esportivos com modalidades de não formação de atletas, há no mínimo, um ano; formação em Educação Física e esporte, há, no mínimo, dois anos e que tivessem passado por algum curso de formação continuada, nos dois últimos anos anteriores à realização do estudo. No tocante aos participantes, foram considerados aqueles que praticavam as modalidades ofertadas há, no mínimo, um ano. Nos critérios de não-inclusão, foram considerados aqueles que deixaram de responder alguma das questões propostas e/ou se afastaram da prática esportiva por mais de um mês. O campo de pesquisa se deu nas aulas de musculação ofertadas na academia do referido equipamento esportivo e a análise dos dados se deu por meio de categorias não-apriorísticas, fazendo uso da técnica de triangulação, a partir da observação participante, das entrevistas semiestruturadas e dos registros no caderno de campo. Nesse sentido, foram identificadas três grandes narrativas implícitas à problemática do estudo, bem como ao conjunto de categorias obtidas na leitura e interpretação das entrevistas com os (as) participantes do estudo. A saber, a primeira delas nomeada como: “responsabilização individual e o paradigma da aptidão física como possibilidade de (re) significação da prática pedagógica a partir de sua dinâmica cultural”, sendo aquela que se deu centrada nos métodos e estratégias de atuação, bem como de apropriação estritas no que se refere à ideia de promoção da saúde, dialogando assim, de forma direcionada ao conteúdo na prática pedagógica. No que se refere à segunda narrativa, intitulada de: “sociabilidade e a potência do encontro como possibilidades de (re)significação da prática pedagógica a partir de sua dinâmica cultural”, vale destacar, que, a mesma, se deu instrumentalizada na convivência nos grandes grupos e na experimentação esportiva como potencializador da prática da modalidade, assim, portanto, aproximada do modelo alicerçado no conceito da promoção da saúde, bem como aos objetivos e aos métodos empregados na prática pedagógica. Já na terceira narrativa, intitulada aqui de: “promoção da saúde e o processo de educação em saúde como possibilidades de (re) significação da prática pedagógica a partir de sua dinâmica cultural, é aquela que possibilita a instrumentalização de um fio condutor entre as três grandes narrativas, fundamentando o processo de educação permanente em saúde como possível e elegível àquela prática pedagógica na figura dos seus processos avaliativos. Tais achados, nos levam à compreensão de, que, o trato com a temática da promoção da saúde exista naquele ambiente, porém, por meio de um formato não-diretivo.The present study aims to understand the cultural dynamics regarding the different strategies and methodologies of action that permeate the process of re-signification of the pedagogical practice of Physical Education and sports professionals with regard to their work in the field of health promotion. For that, an ethnographic research was carried out in a public sports equipment located in a municipality in the metropolitan region of Baixada Santista/SP. In its development, seven people participated in the study, two Physical Education and sport professionals and five practitioners (goers/residents). In the inclusion criteria, the following were considered: professionals holding effective positions and active in public sports projects with non-athlete training modalities, for at least one year; training in Physical Education and sports for at least two years and who had attended a continuing education course in the last two years prior to the study. With regard to participants (goers/residents), those who practiced the modalities offered for at least one year were considered. In the non-inclusion criteria, subjects who failed to answer any of the proposed questions and/or withdrew from sports practice for more than a month were considered. The research field took place in bodybuilding classes offered at the gym of the aforementioned sports equipment. Data analysis was carried out using non-aprioristic categories, using the triangulation technique, based on participant observation, semi-structured interviews and records in the field notebook. In this sense, three major narratives implicit to the study's problem were identified, as well as to the set of categories obtained in the reading and interpretation of the interviews with the study participants. Namely, the first one named as: “individual responsibility and the paradigm of physical fitness as a possibility of (re)signification of the pedagogical practice from its cultural dynamics”, is the one that was centered on the methods and strategies of action, as well as and of strict appropriation with regard to the idea of health promotion, thus dialoguing, in a way directed to the content in the pedagogical practice. With regard to the second narrative, entitled: “sociability and the power of the meeting as possibilities of (re)signification of the pedagogical practice based on its cultural dynamics”, it is worth noting that, it was instrumentalized in the coexistence in the large groups and in sports experimentation as a potential for the practice of the modality, thus approaching the model based on the concept of health promotion, as well as the objectives and methods used in the pedagogical practice. In the third narrative, entitled here: “health promotion and the health education process as possibilities for (re)signification of the pedagogical practice based on its cultural dynamics”, as the one that enables the instrumentalization of a common thread between the three great narratives, supporting the process of permanent health education as possible and eligible for that pedagogical practice in the form of its evaluation processes. Such findings lead us to the understanding that dealing with the theme of health promotion exists in that environment, however, through a non-directive format.Universidade Federal de São PauloOliveira, Rogério Cruz de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/5847188428462650http://lattes.cnpq.br/5116738594967496Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Koumantareas, John [UNIFESP]2023-03-07T19:13:57Z2023-03-07T19:13:57Z2022-12-14info:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion218 f.application/pdfKOUMANTAREAS, John. Promoção da saúde em educação física e esporte: a dinâmica cultural como possibilidade de (re) significação da prática pedagógica no contexto de um equipamento esportivo público municipal. 2022. 218 f. Tese (Doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022.Processo SEI 23089.037710/2022-81https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67206porUNIFESP - campus Baixada Santistainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T14:10:12Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67206Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T14:10:12Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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