Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39270 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigar, por meio dos conceitos de mimese e jogo, o potencial emancipador da técnica, tal como antevisto por Walter Benjamin no ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”. A construção desse percurso de leitura será feita em dois momentos. No primeiro deles, pretendo examinar a aparição do conceito de mimese nos textos “A doutrina das semelhanças”, “Sobre a faculdade mimética”, “Infância em Berlim por volta de 1900” e “Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação”. Tentarei mostrar como a mimese e as formas de percepção humana podem ser pensadas como meio de expressão e recepção corporais a partir do conceito de vivência de choque. No segundo momento, procuro mostrar como o cinema se transforma na versão mais atualizada de uma mimese antropológica, contextualizando o conceito de jogo na história da arte, seja do ponto de vista de seus primórdios, no chamado “tempo primevo”, ou das práticas vanguardistas contemporâneas à invenção do cinema, como no teatro épico de Brecht. Todo esforço consiste em vincular a discussão sobre o jogo, a mimese e o cinema, desenvolvida no ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, ao debate sobre a função emancipatória da técnica e sua utilidade como instrumento de aprendizagem. |
id |
UFSP_6909c076f4fc1ffc9b22622cbeeb7906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/39270 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Rodrigues, Franceila de Souza [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Gatti, Luciano Ferreira [UNIFESP]2016-06-22T18:09:28Z2016-06-22T18:09:28Z2014-05RODRIGUES, Franceila de Souza. Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39270Publico-39270.pdfEsta dissertação tem como objetivo investigar, por meio dos conceitos de mimese e jogo, o potencial emancipador da técnica, tal como antevisto por Walter Benjamin no ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”. A construção desse percurso de leitura será feita em dois momentos. No primeiro deles, pretendo examinar a aparição do conceito de mimese nos textos “A doutrina das semelhanças”, “Sobre a faculdade mimética”, “Infância em Berlim por volta de 1900” e “Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação”. Tentarei mostrar como a mimese e as formas de percepção humana podem ser pensadas como meio de expressão e recepção corporais a partir do conceito de vivência de choque. No segundo momento, procuro mostrar como o cinema se transforma na versão mais atualizada de uma mimese antropológica, contextualizando o conceito de jogo na história da arte, seja do ponto de vista de seus primórdios, no chamado “tempo primevo”, ou das práticas vanguardistas contemporâneas à invenção do cinema, como no teatro épico de Brecht. Todo esforço consiste em vincular a discussão sobre o jogo, a mimese e o cinema, desenvolvida no ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, ao debate sobre a função emancipatória da técnica e sua utilidade como instrumento de aprendizagem.This dissertation aims to investigate, throughout the concepts of mimesis and play, the emancipatory potential of art as envisioned by Walter Benjamin in the essay “The Work of Art in the Age of Its Technological Reproducibility”. The construction of this path of reading must be achieved in two stages. In the first one, I intend to examine the appearance of the concept of mimesis in the texts "The doctrine of similarities", "On the mimetic faculty", "Berlin childhood around 1900" and "Reflections on the child, toy and education". I try to show how mimesis and the forms of human perception could be thought of as a medium of bodily expression and reception by means of the concept of shock experience. In the second stage, I intend to show how cinema becomes the most updated version of an anthropological mimesis, contextualizing the concept of play in art history, either from the point of view of its beginnings, the so-called "primeval time," or from the avant-garde practices contemporary to the invention of cinema, as in Brecht's epic theater. Every effort is to link the discussion about the concepts of play, mimesis and cinema, developed in the essay “The Work of Art in the Age of Its Technological Reproducibility”, to the debate about the emancipatory function of technique and its usefulness as a learning tool.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)121 f.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)MimesePrimeira técnicaSegunda técnicaJogoReprodutibilidade técnicaMimesisFirst techniqueSecond techniquePlayTechnological reproducibilityMimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamininfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Filosofia - GuarulhosFilosofiaORIGINALPublico-39270.pdfPublico-39270.pdfapplication/pdf964543${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39270/1/Publico-39270.pdf173421975ff4bcb41352aac6ef30814bMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82957${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39270/2/license.txt3f68c6d9c89833e948b7b39ec3e7f7eaMD52open accessTEXTPublico-39270.pdf.txtPublico-39270.pdf.txtExtracted texttext/plain317672${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39270/4/Publico-39270.pdf.txt462595d48d3dc75be41450ed4a03479fMD54open accessTHUMBNAILPublico-39270.pdf.jpgPublico-39270.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3790${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39270/6/Publico-39270.pdf.jpgb3c157c7ed50c84c65751444c1b3dddfMD56open access11600/392702023-05-15 08:51:38.118open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T11:51:38Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin |
title |
Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin |
spellingShingle |
Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin Rodrigues, Franceila de Souza [UNIFESP] Mimese Primeira técnica Segunda técnica Jogo Reprodutibilidade técnica Mimesis First technique Second technique Play Technological reproducibility |
title_short |
Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin |
title_full |
Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin |
title_fullStr |
Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin |
title_full_unstemmed |
Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin |
title_sort |
Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin |
author |
Rodrigues, Franceila de Souza [UNIFESP] |
author_facet |
Rodrigues, Franceila de Souza [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.institution.pt.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Franceila de Souza [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gatti, Luciano Ferreira [UNIFESP] |
contributor_str_mv |
Gatti, Luciano Ferreira [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mimese Primeira técnica Segunda técnica Jogo Reprodutibilidade técnica |
topic |
Mimese Primeira técnica Segunda técnica Jogo Reprodutibilidade técnica Mimesis First technique Second technique Play Technological reproducibility |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mimesis First technique Second technique Play Technological reproducibility |
description |
Esta dissertação tem como objetivo investigar, por meio dos conceitos de mimese e jogo, o potencial emancipador da técnica, tal como antevisto por Walter Benjamin no ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”. A construção desse percurso de leitura será feita em dois momentos. No primeiro deles, pretendo examinar a aparição do conceito de mimese nos textos “A doutrina das semelhanças”, “Sobre a faculdade mimética”, “Infância em Berlim por volta de 1900” e “Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação”. Tentarei mostrar como a mimese e as formas de percepção humana podem ser pensadas como meio de expressão e recepção corporais a partir do conceito de vivência de choque. No segundo momento, procuro mostrar como o cinema se transforma na versão mais atualizada de uma mimese antropológica, contextualizando o conceito de jogo na história da arte, seja do ponto de vista de seus primórdios, no chamado “tempo primevo”, ou das práticas vanguardistas contemporâneas à invenção do cinema, como no teatro épico de Brecht. Todo esforço consiste em vincular a discussão sobre o jogo, a mimese e o cinema, desenvolvida no ensaio “A obra de arte na época de sua reprodutibilidade técnica”, ao debate sobre a função emancipatória da técnica e sua utilidade como instrumento de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-22T18:09:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-22T18:09:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RODRIGUES, Franceila de Souza. Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39270 |
dc.identifier.file.none.fl_str_mv |
Publico-39270.pdf |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Franceila de Souza. Mimese e jogo: O cinema e o potencial emancipador da técnica em Walter Benjamin. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2014. Publico-39270.pdf |
url |
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/39270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
121 f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39270/1/Publico-39270.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39270/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39270/4/Publico-39270.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/39270/6/Publico-39270.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
173421975ff4bcb41352aac6ef30814b 3f68c6d9c89833e948b7b39ec3e7f7ea 462595d48d3dc75be41450ed4a03479f b3c157c7ed50c84c65751444c1b3dddf |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764179700973568 |