Avaliação neurológica pelo método Dubowitz em recém-nascidos prematuros com idade corrigida de termo comparada a de nascidos a termo
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Data de Publicação: | 2009 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5371 http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822009000400009 |
Resumo: | OBJETIVO: Comparar a avaliação neurológica de recém-nascidos pré-termo em idade de termo com a de recém-nascidos a termo e verificar a presença de associação entre alterações na avaliação neurológica e características e intercorrências clínicas nos prematuros. MÉTODO: Estudo transversal de 60 nascidos a termo e 30 prematuros do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (SP), avaliados pelo método Dubowitz. Os pontos de corte da pontuação total foram 30,5 e 26 para comparar recém-nascidos pré-termo e a termo, respectivamente. Os prematuros foram avaliados com idade correspondente ao termo, na 37ª semana, e os do grupo controle, 48 horas após o nascimento. Todos os neonatos foram avaliados pela mesma examinadora, entre as mamadas, nos estágios 4 e 5 de sono e vigília. Para análise estatística, utilizaram-se testes de associação. RESULTADOS: 90% dos nascidos pré-termo não atingiram a pontuação esperada para a idade de termo (p<0,0001), com alterações mais evidentes nas dimensões: tônus, tipo de tônus e movimentos. Dentre os prematuros, 57% não atingiram pontuação total igual ou superior a 26. A sepse neonatal foi a única intercorrência associada de maneira significante, com pontuações abaixo da normalidade em recém-nascidos pré-termo (p=0,009). CONCLUSÃO: Os recém-nascidos pré-termo avaliados com 37 semanas de idade corrigida, quando comparados aos nascidos a termo, apresentaram menor pontuação no exame neurológico e apenas a sepse se associou a alterações neurológicas. |
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Golin, Marina OrtegaSouza, Fabíola Isabel S. deSarni, Roseli Oselka Saccardo [UNIFESP]Universidade Nove de Julho cursos de FisioterapiaFMABCFMABC Departamento de Pediatria Serviço de NutrologiaUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)FMABC Departamento de Pediatria2015-06-14T13:41:18Z2015-06-14T13:41:18Z2009-12-01Revista Paulista de Pediatria. Sociedade de Pediatria de São Paulo, v. 27, n. 4, p. 402-409, 2009.0103-0582http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5371http://dx.doi.org/10.1590/S0103-05822009000400009S0103-05822009000400009.pdfS0103-0582200900040000910.1590/S0103-05822009000400009OBJETIVO: Comparar a avaliação neurológica de recém-nascidos pré-termo em idade de termo com a de recém-nascidos a termo e verificar a presença de associação entre alterações na avaliação neurológica e características e intercorrências clínicas nos prematuros. MÉTODO: Estudo transversal de 60 nascidos a termo e 30 prematuros do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (SP), avaliados pelo método Dubowitz. Os pontos de corte da pontuação total foram 30,5 e 26 para comparar recém-nascidos pré-termo e a termo, respectivamente. Os prematuros foram avaliados com idade correspondente ao termo, na 37ª semana, e os do grupo controle, 48 horas após o nascimento. Todos os neonatos foram avaliados pela mesma examinadora, entre as mamadas, nos estágios 4 e 5 de sono e vigília. Para análise estatística, utilizaram-se testes de associação. RESULTADOS: 90% dos nascidos pré-termo não atingiram a pontuação esperada para a idade de termo (p<0,0001), com alterações mais evidentes nas dimensões: tônus, tipo de tônus e movimentos. Dentre os prematuros, 57% não atingiram pontuação total igual ou superior a 26. A sepse neonatal foi a única intercorrência associada de maneira significante, com pontuações abaixo da normalidade em recém-nascidos pré-termo (p=0,009). CONCLUSÃO: Os recém-nascidos pré-termo avaliados com 37 semanas de idade corrigida, quando comparados aos nascidos a termo, apresentaram menor pontuação no exame neurológico e apenas a sepse se associou a alterações neurológicas.OBJECTIVE: To compare neonatal neurological assessment of preterm newborn infants at term corrected age with term infants, and to identify the presence of association between neurologic abnormalities in preterm infants and demographic characteristics and neonatal clinical conditions. METHODS: This cross-sectional study enrolled 60 term and 30 preterm infants born at the Mario Covas State Hospital in Santo André, São Paulo, Brazil. The Dubowitz method was applied to assess neurobehavior. The total score cut-offs of 30.5 and 26 were used to compare respectively preterm and term infants and to analyze the variables related to performance in the preterm group. Preterm newborns were evaluated at 37 post-conceptual weeks and the control group was evaluated 48 hours after birth. All newborns were evaluated by the same neurologist, between feedings and at sleep-awake stages 4 or 5. Statistical analysis was performed by association tests. RESULTS: 90% of the preterm infants did not reach the expected score for term age. Underachievement was seen mainly in the domains of muscle tonus, type of muscle tonus and movements. Among the 30 preterm infants included in the study, 57% did not reach a total score > 26. Sepsis was the only complication significantly associated with neurological impairment (p=0.009). CONCLUSION: Preterm newborn infants at 37 weeks corrected age do not accomplish the neurologic performance of term infants. Sepsis was the only clinical variable associated with neurological disabilities.Universidade Nove de Julho cursos de FisioterapiaFMABCFMABC Departamento de Pediatria Serviço de NutrologiaUNIFESP Departamento de PediatriaFMABC Departamento de PediatriaUNIFESP, Depto. de PediatriaSciELO402-409porSociedade de Pediatria de São PauloRevista Paulista de Pediatriaexame neurológicorecém-nascidoprematurodeficiências do desenvolvimentoneurologic examinationinfant, newborninfant, prematuredevelopmental disabilitiesAvaliação neurológica pelo método Dubowitz em recém-nascidos prematuros com idade corrigida de termo comparada a de nascidos a termoNeonatal neurological assessment by the Dubowitz method in preterm infants at term corrected age compared with term infantsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPORIGINALS0103-05822009000400009.pdfapplication/pdf416741${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5371/1/S0103-05822009000400009.pdf8b4554fc2dd67c507af1d24a71de4a37MD51open accessTEXTS0103-05822009000400009.pdf.txtS0103-05822009000400009.pdf.txtExtracted texttext/plain35815${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5371/21/S0103-05822009000400009.pdf.txtf79cdd9d07c526f26bbb020c473e6695MD521open accessTHUMBNAILS0103-05822009000400009.pdf.jpgS0103-05822009000400009.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6633${dspace.ui.url}/bitstream/11600/5371/23/S0103-05822009000400009.pdf.jpg749652c671f390250aef5afacfd99c91MD523open access11600/53712023-06-05 20:09:55.447open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/5371Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-05T23:09:55Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
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