Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heine, Brunna
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61967
Resumo: O objetivo desta pesquisa é realizar uma abordagem inédita: o estudo da arte e arquitetura funerária de autoria de Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta cuja obra tem sido incessantemente estudada, porém, ainda não observada em profundidade sob esse prisma. A arquiteta projetou dois mausoléus: um exemplar descoberto através dessa pesquisa, localizado na cidade de São Paulo, projetado e construído entre 1951 e 1955 para a família Robell; e outro em Salvador, projetado para a família Odebrecht, projetado em 1958 e construído em 1964. O intuito é relacionar ambas as obras à intensa produção da arquiteta ocorrida durante o recorte temporal estabelecido, tanto na capital paulista, quanto na capital baiana. Para tanto, analisaremos os percursos de Lina Bo Bardi e os possíveis diálogos realizados na carreira da arquiteta que possibilitaram a concepção dos projetos tumulares. Além de contribuir para a historiografia de Lina Bo Bardi e sobre a produção artístico-arquitetônica em solo brasileiro no período em questão, a documentação e análise de tais exemplares deverá ampliar os estudos sobre a arte e a arquitetura tumular de tendência moderna, debruçando-se sobre a compreensão dos desígnios, das questões projetuais, iconográficas, simbólicas, morfológicas e historiográficas associadas à edificação dessas duas últimas moradas. Assim, organizamos as respostas antecedentes de outros arquitetos modernos diante da arquitetura tumular, retornando aos mestres italianos de Lina Bo Bardi até chegarmos à produção nacional. Juntamente com a discussão em torno dos objetos de pesquisa, tensionaremos o conceito da arte e arquitetura tumular moderna a fim de fornecer elementos de relação entre modernidade, memória, o sacro e o laico, no contexto da arquitetura funerária.
id UFSP_6c2778e1d1ef1c1697eee5f3c156f7ca
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/61967
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Heine, Brunnahttp://lattes.cnpq.br/3971928654524898http://lattes.cnpq.br/2910985913890585Rufinoni, Manoela RossinettiRemoto2021-09-15T17:24:20Z2021-09-15T17:24:20Z2021-08-06HEINE, Brunna. Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi. Dissertação de Mestrado em História da Arte – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61967O objetivo desta pesquisa é realizar uma abordagem inédita: o estudo da arte e arquitetura funerária de autoria de Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta cuja obra tem sido incessantemente estudada, porém, ainda não observada em profundidade sob esse prisma. A arquiteta projetou dois mausoléus: um exemplar descoberto através dessa pesquisa, localizado na cidade de São Paulo, projetado e construído entre 1951 e 1955 para a família Robell; e outro em Salvador, projetado para a família Odebrecht, projetado em 1958 e construído em 1964. O intuito é relacionar ambas as obras à intensa produção da arquiteta ocorrida durante o recorte temporal estabelecido, tanto na capital paulista, quanto na capital baiana. Para tanto, analisaremos os percursos de Lina Bo Bardi e os possíveis diálogos realizados na carreira da arquiteta que possibilitaram a concepção dos projetos tumulares. Além de contribuir para a historiografia de Lina Bo Bardi e sobre a produção artístico-arquitetônica em solo brasileiro no período em questão, a documentação e análise de tais exemplares deverá ampliar os estudos sobre a arte e a arquitetura tumular de tendência moderna, debruçando-se sobre a compreensão dos desígnios, das questões projetuais, iconográficas, simbólicas, morfológicas e historiográficas associadas à edificação dessas duas últimas moradas. Assim, organizamos as respostas antecedentes de outros arquitetos modernos diante da arquitetura tumular, retornando aos mestres italianos de Lina Bo Bardi até chegarmos à produção nacional. Juntamente com a discussão em torno dos objetos de pesquisa, tensionaremos o conceito da arte e arquitetura tumular moderna a fim de fornecer elementos de relação entre modernidade, memória, o sacro e o laico, no contexto da arquitetura funerária.The purpose of this research is to perform an unprecedented approach: the study of tomb art and architecture of Lina Bo Bardi (1914-1992), an architect whose work has been unceasingly studied, but not yet seen in depth through this light. The architect designed two mausoleums: an example discovered through this research, located in the city of São Paulo for the Robell family, designed and built between 1951 and 1955; and another in Salvador, for the Odebrecht family, designed in 1958 and built in 1964. The aim is to relate both works to the intense production of the architect that occurred during the time frame established, in São Paulo and Bahia. Therefore, we will analyze the paths of Lina Bo Bardi and the possible dialogues carried out in the architect's career that enabled the conception of the tomb projects. In addition to contributing to the historiography of the architect and the artistic-architectural production on Brazilian soil in the period in question, the documentation and analysis of such examples should broaden the studies on tomb art and architecture of modern tendency, focusing on the understanding of the design, iconographic, symbolic, morphological and historiographical issues associated with the building of these two last houses. So, we organize the previous responses of other modern architects to tomb architecture, returning to the Italian masters of Lina Bo Bardi until the national production. Along with the discussion around research objects, we will tension the concept of modern tomb art and architecture in order to provide elements to discuss the relations between modernity, memory, the sacred and the laic, in the context of funerary architecture.Não recebi financiamento206 f.porUniversidade Federal de São PauloLina Bo BardiArquitetura tumularArquitetura modernaArte tumularModernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo BardiModernity and remembrance in the tomb art and architecture of Lina Bo Bardiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteOutraArte, Circulações e TransferênciasHistória da ArteNão se aplicaNão se aplicaNão se aplicaNão se aplicaNão se aplicaORIGINALDissertação_Brunna Heine_00.pdfDissertação_Brunna Heine_00.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf18293928${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf447621d85b8859c638f5fe9b5754e596MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85820${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/2/license.txtdedf6c1262ab14713897e99361485863MD52open accessTEXTDissertação_Brunna Heine_00.pdf.txtDissertação_Brunna Heine_00.pdf.txtExtracted texttext/plain403516${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf.txtfb6ade229a8ca0b99e9c375d8f5efaeaMD56open accessTHUMBNAILDissertação_Brunna Heine_00.pdf.jpgDissertação_Brunna Heine_00.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4544${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf.jpgccd728ed97e968eb8d4efc74faec5f9aMD58open access11600/619672023-05-24 01:46:11.568open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-24T04:46:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Modernity and remembrance in the tomb art and architecture of Lina Bo Bardi
title Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi
spellingShingle Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi
Heine, Brunna
Lina Bo Bardi
Arquitetura tumular
Arquitetura moderna
Arte tumular
title_short Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi
title_full Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi
title_fullStr Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi
title_full_unstemmed Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi
title_sort Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi
author Heine, Brunna
author_facet Heine, Brunna
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3971928654524898
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2910985913890585
dc.contributor.author.fl_str_mv Heine, Brunna
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rufinoni, Manoela Rossinetti
contributor_str_mv Rufinoni, Manoela Rossinetti
dc.subject.por.fl_str_mv Lina Bo Bardi
Arquitetura tumular
Arquitetura moderna
Arte tumular
topic Lina Bo Bardi
Arquitetura tumular
Arquitetura moderna
Arte tumular
description O objetivo desta pesquisa é realizar uma abordagem inédita: o estudo da arte e arquitetura funerária de autoria de Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta cuja obra tem sido incessantemente estudada, porém, ainda não observada em profundidade sob esse prisma. A arquiteta projetou dois mausoléus: um exemplar descoberto através dessa pesquisa, localizado na cidade de São Paulo, projetado e construído entre 1951 e 1955 para a família Robell; e outro em Salvador, projetado para a família Odebrecht, projetado em 1958 e construído em 1964. O intuito é relacionar ambas as obras à intensa produção da arquiteta ocorrida durante o recorte temporal estabelecido, tanto na capital paulista, quanto na capital baiana. Para tanto, analisaremos os percursos de Lina Bo Bardi e os possíveis diálogos realizados na carreira da arquiteta que possibilitaram a concepção dos projetos tumulares. Além de contribuir para a historiografia de Lina Bo Bardi e sobre a produção artístico-arquitetônica em solo brasileiro no período em questão, a documentação e análise de tais exemplares deverá ampliar os estudos sobre a arte e a arquitetura tumular de tendência moderna, debruçando-se sobre a compreensão dos desígnios, das questões projetuais, iconográficas, simbólicas, morfológicas e historiográficas associadas à edificação dessas duas últimas moradas. Assim, organizamos as respostas antecedentes de outros arquitetos modernos diante da arquitetura tumular, retornando aos mestres italianos de Lina Bo Bardi até chegarmos à produção nacional. Juntamente com a discussão em torno dos objetos de pesquisa, tensionaremos o conceito da arte e arquitetura tumular moderna a fim de fornecer elementos de relação entre modernidade, memória, o sacro e o laico, no contexto da arquitetura funerária.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-15T17:24:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-15T17:24:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-08-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv HEINE, Brunna. Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi. Dissertação de Mestrado em História da Arte – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61967
identifier_str_mv HEINE, Brunna. Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi. Dissertação de Mestrado em História da Arte – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Remoto
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 447621d85b8859c638f5fe9b5754e596
dedf6c1262ab14713897e99361485863
fb6ade229a8ca0b99e9c375d8f5efaea
ccd728ed97e968eb8d4efc74faec5f9a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764168454995968