Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61967 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é realizar uma abordagem inédita: o estudo da arte e arquitetura funerária de autoria de Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta cuja obra tem sido incessantemente estudada, porém, ainda não observada em profundidade sob esse prisma. A arquiteta projetou dois mausoléus: um exemplar descoberto através dessa pesquisa, localizado na cidade de São Paulo, projetado e construído entre 1951 e 1955 para a família Robell; e outro em Salvador, projetado para a família Odebrecht, projetado em 1958 e construído em 1964. O intuito é relacionar ambas as obras à intensa produção da arquiteta ocorrida durante o recorte temporal estabelecido, tanto na capital paulista, quanto na capital baiana. Para tanto, analisaremos os percursos de Lina Bo Bardi e os possíveis diálogos realizados na carreira da arquiteta que possibilitaram a concepção dos projetos tumulares. Além de contribuir para a historiografia de Lina Bo Bardi e sobre a produção artístico-arquitetônica em solo brasileiro no período em questão, a documentação e análise de tais exemplares deverá ampliar os estudos sobre a arte e a arquitetura tumular de tendência moderna, debruçando-se sobre a compreensão dos desígnios, das questões projetuais, iconográficas, simbólicas, morfológicas e historiográficas associadas à edificação dessas duas últimas moradas. Assim, organizamos as respostas antecedentes de outros arquitetos modernos diante da arquitetura tumular, retornando aos mestres italianos de Lina Bo Bardi até chegarmos à produção nacional. Juntamente com a discussão em torno dos objetos de pesquisa, tensionaremos o conceito da arte e arquitetura tumular moderna a fim de fornecer elementos de relação entre modernidade, memória, o sacro e o laico, no contexto da arquitetura funerária. |
id |
UFSP_6c2778e1d1ef1c1697eee5f3c156f7ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/61967 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Heine, Brunnahttp://lattes.cnpq.br/3971928654524898http://lattes.cnpq.br/2910985913890585Rufinoni, Manoela RossinettiRemoto2021-09-15T17:24:20Z2021-09-15T17:24:20Z2021-08-06HEINE, Brunna. Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi. Dissertação de Mestrado em História da Arte – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61967O objetivo desta pesquisa é realizar uma abordagem inédita: o estudo da arte e arquitetura funerária de autoria de Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta cuja obra tem sido incessantemente estudada, porém, ainda não observada em profundidade sob esse prisma. A arquiteta projetou dois mausoléus: um exemplar descoberto através dessa pesquisa, localizado na cidade de São Paulo, projetado e construído entre 1951 e 1955 para a família Robell; e outro em Salvador, projetado para a família Odebrecht, projetado em 1958 e construído em 1964. O intuito é relacionar ambas as obras à intensa produção da arquiteta ocorrida durante o recorte temporal estabelecido, tanto na capital paulista, quanto na capital baiana. Para tanto, analisaremos os percursos de Lina Bo Bardi e os possíveis diálogos realizados na carreira da arquiteta que possibilitaram a concepção dos projetos tumulares. Além de contribuir para a historiografia de Lina Bo Bardi e sobre a produção artístico-arquitetônica em solo brasileiro no período em questão, a documentação e análise de tais exemplares deverá ampliar os estudos sobre a arte e a arquitetura tumular de tendência moderna, debruçando-se sobre a compreensão dos desígnios, das questões projetuais, iconográficas, simbólicas, morfológicas e historiográficas associadas à edificação dessas duas últimas moradas. Assim, organizamos as respostas antecedentes de outros arquitetos modernos diante da arquitetura tumular, retornando aos mestres italianos de Lina Bo Bardi até chegarmos à produção nacional. Juntamente com a discussão em torno dos objetos de pesquisa, tensionaremos o conceito da arte e arquitetura tumular moderna a fim de fornecer elementos de relação entre modernidade, memória, o sacro e o laico, no contexto da arquitetura funerária.The purpose of this research is to perform an unprecedented approach: the study of tomb art and architecture of Lina Bo Bardi (1914-1992), an architect whose work has been unceasingly studied, but not yet seen in depth through this light. The architect designed two mausoleums: an example discovered through this research, located in the city of São Paulo for the Robell family, designed and built between 1951 and 1955; and another in Salvador, for the Odebrecht family, designed in 1958 and built in 1964. The aim is to relate both works to the intense production of the architect that occurred during the time frame established, in São Paulo and Bahia. Therefore, we will analyze the paths of Lina Bo Bardi and the possible dialogues carried out in the architect's career that enabled the conception of the tomb projects. In addition to contributing to the historiography of the architect and the artistic-architectural production on Brazilian soil in the period in question, the documentation and analysis of such examples should broaden the studies on tomb art and architecture of modern tendency, focusing on the understanding of the design, iconographic, symbolic, morphological and historiographical issues associated with the building of these two last houses. So, we organize the previous responses of other modern architects to tomb architecture, returning to the Italian masters of Lina Bo Bardi until the national production. Along with the discussion around research objects, we will tension the concept of modern tomb art and architecture in order to provide elements to discuss the relations between modernity, memory, the sacred and the laic, in the context of funerary architecture.Não recebi financiamento206 f.porUniversidade Federal de São PauloLina Bo BardiArquitetura tumularArquitetura modernaArte tumularModernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo BardiModernity and remembrance in the tomb art and architecture of Lina Bo Bardiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteOutraArte, Circulações e TransferênciasHistória da ArteNão se aplicaNão se aplicaNão se aplicaNão se aplicaNão se aplicaORIGINALDissertação_Brunna Heine_00.pdfDissertação_Brunna Heine_00.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf18293928${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf447621d85b8859c638f5fe9b5754e596MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85820${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/2/license.txtdedf6c1262ab14713897e99361485863MD52open accessTEXTDissertação_Brunna Heine_00.pdf.txtDissertação_Brunna Heine_00.pdf.txtExtracted texttext/plain403516${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf.txtfb6ade229a8ca0b99e9c375d8f5efaeaMD56open accessTHUMBNAILDissertação_Brunna Heine_00.pdf.jpgDissertação_Brunna Heine_00.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4544${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf.jpgccd728ed97e968eb8d4efc74faec5f9aMD58open access11600/619672023-05-24 01:46:11.568open accessoai:repositorio.unifesp.br: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-24T04:46:11Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Modernity and remembrance in the tomb art and architecture of Lina Bo Bardi |
title |
Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi |
spellingShingle |
Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi Heine, Brunna Lina Bo Bardi Arquitetura tumular Arquitetura moderna Arte tumular |
title_short |
Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi |
title_full |
Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi |
title_fullStr |
Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi |
title_full_unstemmed |
Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi |
title_sort |
Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi |
author |
Heine, Brunna |
author_facet |
Heine, Brunna |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3971928654524898 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2910985913890585 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heine, Brunna |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rufinoni, Manoela Rossinetti |
contributor_str_mv |
Rufinoni, Manoela Rossinetti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lina Bo Bardi Arquitetura tumular Arquitetura moderna Arte tumular |
topic |
Lina Bo Bardi Arquitetura tumular Arquitetura moderna Arte tumular |
description |
O objetivo desta pesquisa é realizar uma abordagem inédita: o estudo da arte e arquitetura funerária de autoria de Lina Bo Bardi (1914-1992), arquiteta cuja obra tem sido incessantemente estudada, porém, ainda não observada em profundidade sob esse prisma. A arquiteta projetou dois mausoléus: um exemplar descoberto através dessa pesquisa, localizado na cidade de São Paulo, projetado e construído entre 1951 e 1955 para a família Robell; e outro em Salvador, projetado para a família Odebrecht, projetado em 1958 e construído em 1964. O intuito é relacionar ambas as obras à intensa produção da arquiteta ocorrida durante o recorte temporal estabelecido, tanto na capital paulista, quanto na capital baiana. Para tanto, analisaremos os percursos de Lina Bo Bardi e os possíveis diálogos realizados na carreira da arquiteta que possibilitaram a concepção dos projetos tumulares. Além de contribuir para a historiografia de Lina Bo Bardi e sobre a produção artístico-arquitetônica em solo brasileiro no período em questão, a documentação e análise de tais exemplares deverá ampliar os estudos sobre a arte e a arquitetura tumular de tendência moderna, debruçando-se sobre a compreensão dos desígnios, das questões projetuais, iconográficas, simbólicas, morfológicas e historiográficas associadas à edificação dessas duas últimas moradas. Assim, organizamos as respostas antecedentes de outros arquitetos modernos diante da arquitetura tumular, retornando aos mestres italianos de Lina Bo Bardi até chegarmos à produção nacional. Juntamente com a discussão em torno dos objetos de pesquisa, tensionaremos o conceito da arte e arquitetura tumular moderna a fim de fornecer elementos de relação entre modernidade, memória, o sacro e o laico, no contexto da arquitetura funerária. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-15T17:24:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-15T17:24:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-08-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
HEINE, Brunna. Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi. Dissertação de Mestrado em História da Arte – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61967 |
identifier_str_mv |
HEINE, Brunna. Modernidade e memória na arte e arquitetura tumular de Lina Bo Bardi. Dissertação de Mestrado em História da Arte – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2021. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/61967 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
206 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Remoto |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/6/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/61967/8/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Brunna%20Heine_00.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
447621d85b8859c638f5fe9b5754e596 dedf6c1262ab14713897e99361485863 fb6ade229a8ca0b99e9c375d8f5efaea ccd728ed97e968eb8d4efc74faec5f9a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764168454995968 |