A relação médico-paciente no Cecil Textbook of Medicine: um estudo de uma obra de referência na formação médica geral.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oppermann, Paulo Eduardo Ribi [UNIFESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23580
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar e discutir, nas vinte e duas edicoes da obra Cecil Textbook of Medicine, a relacao medico-paciente, no que se refere a abordagem conceitual, as suas finalidades e a perspectiva do desenvolvimento profissional, pelo estudante de medicina, da competencia relacional com seus pacientes. 0 referencial teorico adotado enfocou a producao de varios autores e pesquisadores que configuram as aproximacoes teorico-¬conceituais sobre a relacao medico-paciente, no periodo de 6000 anos passados ate os momentos atuais. Foi tambem revista a obra Cecil Textbook of Medicine, em uma visao historica. 0 estudo consistiu de uma pesquisa documental com enfoque qualitativo, analisando ao longo das edicoes do livro, suas caracteristicas gerais e as reformulacoes apresentadas, conforme o grupo de editores responsaveis. No periodo em que Cecil foi o responsavel pela edicao nao foram observadas mencoes a relacao medico-paciente, consistindo o livro do estudo de uma serie de doencas, sequencialmente apresentadas. Apos a morte de Cecil, os editores foram, em geral, autores de textos introdutorios que apresentavam, em diversas edicoes, a tematica da relacao medico-paciente. Alguns capitulos, ao longo dos anos, estudaram o tema com profundidade, enfatizando seus aspectos humanisticos. Contudo, a visao funcional da interacao, com vistas a obtencao de dados confiaveis a respeito da doenca e da comunicacao de possiveis estrategias de diagnostico e tratamento foi ganhando forca a partir da 15a. edicao, ate que na versao atual a medicina baseada em evidencias desconsidera os aspectos humanos da relacao e foca a utilidade do processo na tomada de decisoes. Futuras edicoes do Cecil terao como desafio conciliar a visao humanistica anteriormente apresentada com o referencial cientifico das evidencias, na relacao medico-paciente
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São Paulo, 2006.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/23580Tese-10479.pdfEsta pesquisa teve como objetivo geral caracterizar e discutir, nas vinte e duas edicoes da obra Cecil Textbook of Medicine, a relacao medico-paciente, no que se refere a abordagem conceitual, as suas finalidades e a perspectiva do desenvolvimento profissional, pelo estudante de medicina, da competencia relacional com seus pacientes. 0 referencial teorico adotado enfocou a producao de varios autores e pesquisadores que configuram as aproximacoes teorico-¬conceituais sobre a relacao medico-paciente, no periodo de 6000 anos passados ate os momentos atuais. Foi tambem revista a obra Cecil Textbook of Medicine, em uma visao historica. 0 estudo consistiu de uma pesquisa documental com enfoque qualitativo, analisando ao longo das edicoes do livro, suas caracteristicas gerais e as reformulacoes apresentadas, conforme o grupo de editores responsaveis. No periodo em que Cecil foi o responsavel pela edicao nao foram observadas mencoes a relacao medico-paciente, consistindo o livro do estudo de uma serie de doencas, sequencialmente apresentadas. Apos a morte de Cecil, os editores foram, em geral, autores de textos introdutorios que apresentavam, em diversas edicoes, a tematica da relacao medico-paciente. Alguns capitulos, ao longo dos anos, estudaram o tema com profundidade, enfatizando seus aspectos humanisticos. Contudo, a visao funcional da interacao, com vistas a obtencao de dados confiaveis a respeito da doenca e da comunicacao de possiveis estrategias de diagnostico e tratamento foi ganhando forca a partir da 15a. edicao, ate que na versao atual a medicina baseada em evidencias desconsidera os aspectos humanos da relacao e foca a utilidade do processo na tomada de decisoes. Futuras edicoes do Cecil terao como desafio conciliar a visao humanistica anteriormente apresentada com o referencial cientifico das evidencias, na relacao medico-pacienteThe present research aimet to study and discuss the doctor-patient relationship in the twenty-two editions of “Cecil Textbook of Medicine”, considering concepts, objectives and the possibilities of development, by medical students, of professional competency concerning interaction with patients. The theorical referencial focused the production of several authors and researchers about the subject, from 6000 years ago to present. The “Cecil Textbook of Medicine” was also reviewed, in a hystorical perspective. The study consisted of a documental qualitative research, analysing in all the editions of the book it’s general characteristics and changes introduced by editors. When Cecil was responsible for edition, the doctor-patient was not mentioned and the book studied human diseases, sequentially presented. After Cecil’s death the editors presented, themselves, introductory chapters were doctor-patient relationship was studied, focusing humanistic aspects. However, a functional view of the interaction, aiming at obtaining truthful information about diseases and at the communication of possible strategies of diagnostic and therapy emerged since 15th. edition. The last edition, supported by evidence-based medicine, disconsiders human aspects of the relation and stresses its utility in desicion making processes. Future editions of Cecil will have to reconcile the humanistic view previously presented with the search for cientific evidences in doctor-patient relationship.BV UNIFESP: Teses e dissertações141 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Relações Médico-PacienteMedicina InternaObras Médicas de ReferênciaEducação MédicaA relação médico-paciente no Cecil Textbook of Medicine: um estudo de uma obra de referência na formação médica geral.Patient-physician relationship in Cecil Texbook of Medicine: a study of a classical book in general medical educationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)Ensino em Ciências da Saúde – São PauloORIGINALTese-10479.pdfTese-10479.pdfapplication/pdf3649458${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23580/2/Tese-10479.pdfc8a718d5f1de0634b11fca16ad5157eaMD52open accessTEXTTese-10479.pdf.txtTese-10479.pdf.txtExtracted texttext/plain172726${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23580/3/Tese-10479.pdf.txtc74cc55fdbcead2ba8a329493bb1d8c6MD53open accessTHUMBNAILTese-10479.pdf.jpgTese-10479.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3815${dspace.ui.url}/bitstream/11600/23580/5/Tese-10479.pdf.jpga9bc7ce1441d562f474b65ce9014daa4MD55open access11600/235802023-05-15 01:18:10.018open accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/23580Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T04:18:10Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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