Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moya, Ana Claudia Carvalho [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/001300000q4bk
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/72349
Resumo: As habilidades de comunicação social, especialmente contato visual e atenção compartilhada, são frequentemente prejudicadas no transtorno do espectro do autismo (TEA) e predizem resultados funcionais. A análise do comportamento aplicada é um dos tratamentos mais frequentes baseados em evidências para o TEA, mas não é acessível à maioria das famílias em países de baixa e média renda, pois é um tratamento caro e intensivo e precisa ser administrado por profissionais especializados. A formação parental surgiu como uma alternativa eficaz com baixo custo. Este é um estudo exploratório para avaliar um grupo de intervenção parental por meio de modelagem de vídeo na aquisição de contato visual e atenção compartilhada de seus filhos. Quatro medidas graduadas de contato visual e atenção compartilhada (ajuda física, ajuda física parcial, ajuda gestual e independente) foram avaliadas em 34 crianças com TEA e deficiência intelectual (DI). Houve uma redução progressiva no nível de estímulo necessário ao longo do tempo para adquirir contato visual e atenção compartilhada, bem como uma correlação positiva entre o tempo de exposição à intervenção e a aquisição de habilidades. Este tipo de treinamento de pais usando modelagem de vídeo para ensinar contato visual e habilidades de atenção compartilhada a crianças com TEA e DI é uma intervenção de baixo custo que pode ser aplicada em ambientes com poucos recursos.
id UFSP_6d4cd5a37244318f78840d6e3e79d118
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/72349
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.Exploring the acquisition of social communication skills in children with autism: preliminary findings from Applied Behavior Analysis (ABA), parent training, and video modelingTranstorno do Espectro AutistaAnálise aplicada do comportamentoTreinamento parentalVídeo modelagemAtenção compartilhadaAs habilidades de comunicação social, especialmente contato visual e atenção compartilhada, são frequentemente prejudicadas no transtorno do espectro do autismo (TEA) e predizem resultados funcionais. A análise do comportamento aplicada é um dos tratamentos mais frequentes baseados em evidências para o TEA, mas não é acessível à maioria das famílias em países de baixa e média renda, pois é um tratamento caro e intensivo e precisa ser administrado por profissionais especializados. A formação parental surgiu como uma alternativa eficaz com baixo custo. Este é um estudo exploratório para avaliar um grupo de intervenção parental por meio de modelagem de vídeo na aquisição de contato visual e atenção compartilhada de seus filhos. Quatro medidas graduadas de contato visual e atenção compartilhada (ajuda física, ajuda física parcial, ajuda gestual e independente) foram avaliadas em 34 crianças com TEA e deficiência intelectual (DI). Houve uma redução progressiva no nível de estímulo necessário ao longo do tempo para adquirir contato visual e atenção compartilhada, bem como uma correlação positiva entre o tempo de exposição à intervenção e a aquisição de habilidades. Este tipo de treinamento de pais usando modelagem de vídeo para ensinar contato visual e habilidades de atenção compartilhada a crianças com TEA e DI é uma intervenção de baixo custo que pode ser aplicada em ambientes com poucos recursos. Social communication skills, especially eye contact and joint attention, are frequently impaired in autism spectrum disorder (ASD) and predict functional outcomes. Applied behavior analysis is one of the most common evidence-based treatments for ASD, but it is not accessible to most families in low- and middle-income countries as it is an expensive and intensive treatment and needs to be delivered by highly specialized professionals. Parental training has emerged as an effective alternative. This is an exploratory study to assess a parental intervention group via video modeling to acquire eye contact and joint attention. Four graded measures of eye contact and joint attention (full physical prompt, partial physical prompt, gestural prompt, and independent) were assessed in 34 children with ASD and intellectual disability (ID). There was a progressive reduction in the level of prompting required over time to acquire eye contact and joint attention, as well as a positive correlation between the time of exposure to the intervention and the acquisition of abilities. This kind of parent training using video modeling to teach eye contact and joint attention skills to children with ASD and ID is a low-cost intervention that can be applied in low-resource settings.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - (CAPES)CAPES - 2012/51584-0Universidade Federal de São PauloCaetano, Sheila Cavalcante [UNIFESP]Bagaiolo, Leila [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0613854186621041http://lattes.cnpq.br/4054738146503695http://lattes.cnpq.br/4756548496805568Moya, Ana Claudia Carvalho [UNIFESP]2024-10-31T15:35:17Z2024-10-31T15:35:17Z2024-10-04info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion70 f.application/pdfMOYA, Ana Claudia Carvalho. Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descobertas preliminares da Análise Comportamental Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2024.https://hdl.handle.net/11600/72349ark:/48912/001300000q4bkporUniversidade Federal de Sao Paulo, São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-11-01T04:04:27Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72349Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:30:38.858039Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.
Exploring the acquisition of social communication skills in children with autism: preliminary findings from Applied Behavior Analysis (ABA), parent training, and video modeling
title Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.
spellingShingle Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.
Moya, Ana Claudia Carvalho [UNIFESP]
Transtorno do Espectro Autista
Análise aplicada do comportamento
Treinamento parental
Vídeo modelagem
Atenção compartilhada
title_short Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.
title_full Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.
title_fullStr Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.
title_full_unstemmed Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.
title_sort Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descoberta preliminares da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo.
author Moya, Ana Claudia Carvalho [UNIFESP]
author_facet Moya, Ana Claudia Carvalho [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Sheila Cavalcante [UNIFESP]
Bagaiolo, Leila [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0613854186621041
http://lattes.cnpq.br/4054738146503695
http://lattes.cnpq.br/4756548496805568
dc.contributor.author.fl_str_mv Moya, Ana Claudia Carvalho [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno do Espectro Autista
Análise aplicada do comportamento
Treinamento parental
Vídeo modelagem
Atenção compartilhada
topic Transtorno do Espectro Autista
Análise aplicada do comportamento
Treinamento parental
Vídeo modelagem
Atenção compartilhada
description As habilidades de comunicação social, especialmente contato visual e atenção compartilhada, são frequentemente prejudicadas no transtorno do espectro do autismo (TEA) e predizem resultados funcionais. A análise do comportamento aplicada é um dos tratamentos mais frequentes baseados em evidências para o TEA, mas não é acessível à maioria das famílias em países de baixa e média renda, pois é um tratamento caro e intensivo e precisa ser administrado por profissionais especializados. A formação parental surgiu como uma alternativa eficaz com baixo custo. Este é um estudo exploratório para avaliar um grupo de intervenção parental por meio de modelagem de vídeo na aquisição de contato visual e atenção compartilhada de seus filhos. Quatro medidas graduadas de contato visual e atenção compartilhada (ajuda física, ajuda física parcial, ajuda gestual e independente) foram avaliadas em 34 crianças com TEA e deficiência intelectual (DI). Houve uma redução progressiva no nível de estímulo necessário ao longo do tempo para adquirir contato visual e atenção compartilhada, bem como uma correlação positiva entre o tempo de exposição à intervenção e a aquisição de habilidades. Este tipo de treinamento de pais usando modelagem de vídeo para ensinar contato visual e habilidades de atenção compartilhada a crianças com TEA e DI é uma intervenção de baixo custo que pode ser aplicada em ambientes com poucos recursos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-31T15:35:17Z
2024-10-31T15:35:17Z
2024-10-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOYA, Ana Claudia Carvalho. Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descobertas preliminares da Análise Comportamental Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2024.
https://hdl.handle.net/11600/72349
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/001300000q4bk
identifier_str_mv MOYA, Ana Claudia Carvalho. Explorando a aquisição de habilidades de comunicação social em crianças com autismo: descobertas preliminares da Análise Comportamental Aplicada (ABA), treinamento de pais e modelagem de vídeo. 2024. 70 f. Dissertação (Mestrado em Psiquiatria e Psicologia Médica) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2024.
ark:/48912/001300000q4bk
url https://hdl.handle.net/11600/72349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 70 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sao Paulo, São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602498794979328