DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68843
Resumo: A musicoterapia tem como definição o próprio nome: a música como terapia. Sabemos que a síndrome de Down (SD) tem muitos métodos de terapia, sendo a musicoterapia um deles. O presente trabalho apresenta a importância e pertencimento da terapia musical em crianças com SD. A monografia organizada como pesquisa bibliográfica, partiu de levantamento preliminar de artigos científicos, teses e dissertações e traz referenciais teóricos e práticos sobre o processo de inclusão, utilizando a musicoterapia para diversos objetivos, principalmente como inclusão no processo escolar.
id UFSP_70016db91daa1669a89438bc53d10d1f
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68843
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃOEducaçãoMusicoterapiaSíndrome de DownInclusãoA musicoterapia tem como definição o próprio nome: a música como terapia. Sabemos que a síndrome de Down (SD) tem muitos métodos de terapia, sendo a musicoterapia um deles. O presente trabalho apresenta a importância e pertencimento da terapia musical em crianças com SD. A monografia organizada como pesquisa bibliográfica, partiu de levantamento preliminar de artigos científicos, teses e dissertações e traz referenciais teóricos e práticos sobre o processo de inclusão, utilizando a musicoterapia para diversos objetivos, principalmente como inclusão no processo escolar.Music therapy is defined by its name: music as therapy. We know that Down syndrome (DS) has many methods of therapy, music therapy being one of them. The present work presents the importance and belonging of music therapy in children with DS. The monograph, organized as a bibliographical research, started from a preliminary survey of scientific articles, theses and dissertations, and brings theoretical and practical references about the inclusion process, using music therapy for several purposes, mainly as inclusion in the school processNão recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloJardim, Vera Lúcia Gomes [UNIFESP]http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=615D15116B2343962B29F446A73E66FE.buscatextual_0Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP]2023-07-31T15:45:02Z2023-07-31T15:45:02Z2023-07-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion41 f.application/pdfSOUZA, Ana Amélia Tavares de. DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68843porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T02:56:59Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68843Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T02:56:59Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO
title DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO
spellingShingle DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO
Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP]
Educação
Musicoterapia
Síndrome de Down
Inclusão
title_short DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO
title_full DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO
title_fullStr DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO
title_full_unstemmed DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO
title_sort DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO
author Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP]
author_facet Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jardim, Vera Lúcia Gomes [UNIFESP]
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=615D15116B2343962B29F446A73E66FE.buscatextual_0
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Musicoterapia
Síndrome de Down
Inclusão
topic Educação
Musicoterapia
Síndrome de Down
Inclusão
description A musicoterapia tem como definição o próprio nome: a música como terapia. Sabemos que a síndrome de Down (SD) tem muitos métodos de terapia, sendo a musicoterapia um deles. O presente trabalho apresenta a importância e pertencimento da terapia musical em crianças com SD. A monografia organizada como pesquisa bibliográfica, partiu de levantamento preliminar de artigos científicos, teses e dissertações e traz referenciais teóricos e práticos sobre o processo de inclusão, utilizando a musicoterapia para diversos objetivos, principalmente como inclusão no processo escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31T15:45:02Z
2023-07-31T15:45:02Z
2023-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Ana Amélia Tavares de. DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68843
identifier_str_mv SOUZA, Ana Amélia Tavares de. DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 41 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268300728729600