DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68843 |
Resumo: | A musicoterapia tem como definição o próprio nome: a música como terapia. Sabemos que a síndrome de Down (SD) tem muitos métodos de terapia, sendo a musicoterapia um deles. O presente trabalho apresenta a importância e pertencimento da terapia musical em crianças com SD. A monografia organizada como pesquisa bibliográfica, partiu de levantamento preliminar de artigos científicos, teses e dissertações e traz referenciais teóricos e práticos sobre o processo de inclusão, utilizando a musicoterapia para diversos objetivos, principalmente como inclusão no processo escolar. |
id |
UFSP_70016db91daa1669a89438bc53d10d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/68843 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃOEducaçãoMusicoterapiaSíndrome de DownInclusãoA musicoterapia tem como definição o próprio nome: a música como terapia. Sabemos que a síndrome de Down (SD) tem muitos métodos de terapia, sendo a musicoterapia um deles. O presente trabalho apresenta a importância e pertencimento da terapia musical em crianças com SD. A monografia organizada como pesquisa bibliográfica, partiu de levantamento preliminar de artigos científicos, teses e dissertações e traz referenciais teóricos e práticos sobre o processo de inclusão, utilizando a musicoterapia para diversos objetivos, principalmente como inclusão no processo escolar.Music therapy is defined by its name: music as therapy. We know that Down syndrome (DS) has many methods of therapy, music therapy being one of them. The present work presents the importance and belonging of music therapy in children with DS. The monograph, organized as a bibliographical research, started from a preliminary survey of scientific articles, theses and dissertations, and brings theoretical and practical references about the inclusion process, using music therapy for several purposes, mainly as inclusion in the school processNão recebi financiamentoUniversidade Federal de São PauloJardim, Vera Lúcia Gomes [UNIFESP]http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=615D15116B2343962B29F446A73E66FE.buscatextual_0Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP]2023-07-31T15:45:02Z2023-07-31T15:45:02Z2023-07-21info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion41 f.application/pdfSOUZA, Ana Amélia Tavares de. DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68843porUniversidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCHinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-13T02:56:59Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/68843Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-13T02:56:59Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO |
title |
DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO |
spellingShingle |
DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP] Educação Musicoterapia Síndrome de Down Inclusão |
title_short |
DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO |
title_full |
DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO |
title_fullStr |
DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO |
title_sort |
DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO |
author |
Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP] |
author_facet |
Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Jardim, Vera Lúcia Gomes [UNIFESP] http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=615D15116B2343962B29F446A73E66FE.buscatextual_0 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Amélia Tavares de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Musicoterapia Síndrome de Down Inclusão |
topic |
Educação Musicoterapia Síndrome de Down Inclusão |
description |
A musicoterapia tem como definição o próprio nome: a música como terapia. Sabemos que a síndrome de Down (SD) tem muitos métodos de terapia, sendo a musicoterapia um deles. O presente trabalho apresenta a importância e pertencimento da terapia musical em crianças com SD. A monografia organizada como pesquisa bibliográfica, partiu de levantamento preliminar de artigos científicos, teses e dissertações e traz referenciais teóricos e práticos sobre o processo de inclusão, utilizando a musicoterapia para diversos objetivos, principalmente como inclusão no processo escolar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31T15:45:02Z 2023-07-31T15:45:02Z 2023-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Ana Amélia Tavares de. DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023. https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68843 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Ana Amélia Tavares de. DESAFIOS E EXPECTATIVAS NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN: A MUSICOTERAPIA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/68843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
41 f. application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - EFLCH |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268300728729600 |