A Construção da Identidade Corporal na Revista Cláudia (1960-1965)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lauro, Melanie Adrienne [UNIFESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67838
Resumo: O presente trabalho terá como objetivo norteador perscrutar as representações de corpo veiculadas pela revista Cláudia durante o período de 1960 até 1965. Na contemporaneidade, a relação entre o indivíduo e seu corpo tornou-se bastante peculiar, marcada pelo paradoxo da valorização das formas físicas e estéticas enquanto identidade dos sujeitos, mas também por sua subjugação, enquanto organismo incompleto – rascunho a ser corrigido constantemente. Os critérios de modernidade, cientificidade, praticidade, individualidade, acrescidos da cultura do culto ao corpo condicionavam a relação dos indivíduos com seus próprios corpos. No período estudado, com a expansão da urbanização, intensificou-se a aversão por corpos gordos, que eram considerados, em momentos anteriores, manifestações de fartura e prestígio social. Dessa forma, gradualmente, com a atuação da publicidade feminina, aquelas intolerâncias foram transmitidas para um consumidor em potencial – as mulheres, que passaram a participar de espaços que anteriormente eram destinados apenas ao público masculino, como, por exemplo, o mercado de trabalho. Portanto, compreender as concepções de corpo transmitidas pelo respectivo periódico em um período de efervescência dos novos conceitos relativos aos corpos possibilitará identificar quais parâmetros corporais e comportamentais respaldavam os conteúdos de seus principais instrumentos de trabalho: as matérias e os anúncios publicitários.
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