Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Luciana Sotelo [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51641
Resumo: A Paralisia Cerebral (PC) pode ser definida como sequela de uma lesão não-progressiva no encéfalo imaturo, levando a um quadro de comprometimento motor. Equoterapia é uma técnica terapêutica que, desde 1970, utiliza movimentos sobre o cavalo, visando a melhora do desempenho motor do paciente. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da Equoterapia no equilíbrio estático e dinâmico e postura ortostática de crianças com paralisia cerebral graus leve (I e II) e moderado (III e IV) do GMFCS. A postura e equilíbrio de sete crianças PC foram avaliados pelo SAPO e PBS, receberam tratamento de equoterapia durante 16 semanas, e depois foram reavaliadas. O grupo leve apresentou melhor equilíbrio que o grupo moderado. Não houve diferença após intervenção para as variáveis da avaliação postural. Houve melhora na habilidade de pegar objeto no chão para o grupo moderado. Após o tratamento, as crianças do grupo leve tiveram melhora em mais itens do PBS que as crianças do grupo moderado. Conclui-se que a equoterapia não influenciou na melhora do alinhamento postural mas houve melhora no equilíbrio estático e dinâmico de crianças PC.
id UFSP_73779bbe53183fab66a761b9aa73933c
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/51641
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia CerebralParalisia CerebralTerapia Assistida por CavalosEquilíbrio PosturalFisioterapiaCerebral PalsyEquine-Assisted TherapyPostural BalancePhysical TherapyA Paralisia Cerebral (PC) pode ser definida como sequela de uma lesão não-progressiva no encéfalo imaturo, levando a um quadro de comprometimento motor. Equoterapia é uma técnica terapêutica que, desde 1970, utiliza movimentos sobre o cavalo, visando a melhora do desempenho motor do paciente. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da Equoterapia no equilíbrio estático e dinâmico e postura ortostática de crianças com paralisia cerebral graus leve (I e II) e moderado (III e IV) do GMFCS. A postura e equilíbrio de sete crianças PC foram avaliados pelo SAPO e PBS, receberam tratamento de equoterapia durante 16 semanas, e depois foram reavaliadas. O grupo leve apresentou melhor equilíbrio que o grupo moderado. Não houve diferença após intervenção para as variáveis da avaliação postural. Houve melhora na habilidade de pegar objeto no chão para o grupo moderado. Após o tratamento, as crianças do grupo leve tiveram melhora em mais itens do PBS que as crianças do grupo moderado. Conclui-se que a equoterapia não influenciou na melhora do alinhamento postural mas houve melhora no equilíbrio estático e dinâmico de crianças PC.The Cerebral Palsy (CP) is defined as non-progressive disturbance in the imature central nervous system that implies on a group of motor disorders. The Equine-Assisted Therapy is a therapeutic intervention that uses horse movements since 1970 to improve the motor performance of the patients. The purpose of this study is to evaluate the effects of EquineAssisted Therapy for static and dynamic balance and ortostatic posture of CP children with mild (I and II) and moderate (III e IV) GMFCS levels. The posture and balance were evaluated in seven PC children by SAPO and PBS; they were treated by Equine-Assisted Therapy during 16 weeks, after that they were evaluated. The balance of mild group was better than moderate group. There was no difference after intervention for postural variables. There was an improvement in the “retrieving object from floor” for moderate group. After intervention, there was an improvement in a number of item from PBS for mild group than moderate group. The conclusion is that Equine-Assisted Therapy doesn’t improve the postural alignment but there was an improvement in static and dynamic balance of PC childrenUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Carvalho, Raquel de Paula [UNIFESP]Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/9259523998158401http://lattes.cnpq.br/7980384093582831Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Medeiros, Luciana Sotelo [UNIFESP]2019-11-27T18:35:57Z2019-11-27T18:35:57Z2010info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion39 f.application/pdfMEDEIROS, Luciana Sotelo. Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral. 2010. 39 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Fisioterapia) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2010.http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51641porSantosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-01T18:02:45Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/51641Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-01T18:02:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral
title Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral
spellingShingle Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral
Medeiros, Luciana Sotelo [UNIFESP]
Paralisia Cerebral
Terapia Assistida por Cavalos
Equilíbrio Postural
Fisioterapia
Cerebral Palsy
Equine-Assisted Therapy
Postural Balance
Physical Therapy
title_short Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral
title_full Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral
title_fullStr Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral
title_full_unstemmed Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral
title_sort Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral
author Medeiros, Luciana Sotelo [UNIFESP]
author_facet Medeiros, Luciana Sotelo [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Raquel de Paula [UNIFESP]
Sá, Cristina dos Santos Cardoso de [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/9259523998158401
http://lattes.cnpq.br/7980384093582831
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Luciana Sotelo [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Paralisia Cerebral
Terapia Assistida por Cavalos
Equilíbrio Postural
Fisioterapia
Cerebral Palsy
Equine-Assisted Therapy
Postural Balance
Physical Therapy
topic Paralisia Cerebral
Terapia Assistida por Cavalos
Equilíbrio Postural
Fisioterapia
Cerebral Palsy
Equine-Assisted Therapy
Postural Balance
Physical Therapy
description A Paralisia Cerebral (PC) pode ser definida como sequela de uma lesão não-progressiva no encéfalo imaturo, levando a um quadro de comprometimento motor. Equoterapia é uma técnica terapêutica que, desde 1970, utiliza movimentos sobre o cavalo, visando a melhora do desempenho motor do paciente. O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da Equoterapia no equilíbrio estático e dinâmico e postura ortostática de crianças com paralisia cerebral graus leve (I e II) e moderado (III e IV) do GMFCS. A postura e equilíbrio de sete crianças PC foram avaliados pelo SAPO e PBS, receberam tratamento de equoterapia durante 16 semanas, e depois foram reavaliadas. O grupo leve apresentou melhor equilíbrio que o grupo moderado. Não houve diferença após intervenção para as variáveis da avaliação postural. Houve melhora na habilidade de pegar objeto no chão para o grupo moderado. Após o tratamento, as crianças do grupo leve tiveram melhora em mais itens do PBS que as crianças do grupo moderado. Conclui-se que a equoterapia não influenciou na melhora do alinhamento postural mas houve melhora no equilíbrio estático e dinâmico de crianças PC.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-11-27T18:35:57Z
2019-11-27T18:35:57Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MEDEIROS, Luciana Sotelo. Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral. 2010. 39 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Fisioterapia) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2010.
http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51641
identifier_str_mv MEDEIROS, Luciana Sotelo. Efeitos da Equoterapia na Postura e Equilibrio de Crianças com Paralisia Cerebral. 2010. 39 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Fisioterapia) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2010.
url http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Santos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1827292254667014144