Avaliação na Educação Infantil de Guarulhos: uma análise da reforma educacional sob a perspectiva da cultura escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Andressat Sandrini [UNIFESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67953
Resumo: O presente trabalho partiu de questionamentos a respeito da eficácia da Ficha Descritiva como instrumento de acompanhamento do processo de ensino aprendizagem. A Ficha Descritiva é o documento oficial de registro do desenvolvimento do aluno, servindo como meio de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil de Guarulhos. Objetivou-se pesquisar o uso desse instrumento pelos professores, atrelado às concepções que possuem de avaliação da aprendizagem, o que possivelmente poderia estar prejudicando o bom aproveitamento da Ficha Descritiva. A hipótese desta pesquisa é a de que o uso desse instrumento reduz-se principalmente ao cumprimento de uma exigência imposta pelo Sistema de Educação de Guarulhos. As fontes de dados coletadas são de três naturezas distintas: documentais, secundárias e entrevista. Entre as fontes documentais estão os documentos disponibilizados pela EPG Martins Pena e pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) do Município de Guarulhos, ambos foram importantes para conhecer as concepções sobre a avaliação da aprendizagem e sobre a Ficha Descritiva dos professores da referida escola e de todos os professores da rede. Já as fontes secundárias são as sistematizações em protocolos de leitura dos documentos obtidos na escola e no DOEP. Finalmente, para conhecer e contextualizar a adoção da Ficha Descritiva e a concepção do departamento de ensino da rede, o procedimento de método escolhido foi a entrevista. Com a descrição dos dados coletados foi possível identificar uma contradição no discurso dos professores. De um lado, expressam um conceito de avaliação da aprendizagem permeado pelas concepções teóricas presentes na reforma do ensino, proposta pelo DOEP, de outro, fazem críticas à Ficha Descritiva, acionando argumentos pautados nas ações e dificuldades do cotidiano escolar, que revelam um conceito de avaliação construído e fortificado com a cultura escolar. A análise dos dados foi feita à luz do referencial teórico de alguns autores que discutem o conceito de Cultura Escolar, sobretudo Frago e Sacristán. Por meio dos conceitos de cultura e reforma escolares, foi possível identificar que a adoção da Ficha Descritiva e a concepção que lhe é subjacente de colocar o sujeito no centro do processo de desenvolvimento e de considerar a avaliação como um fator integrado e complementar à aprendizagem podem não estar sendo efetivadas, de fato, por conta dos reformadores desconsiderarem a cultura escolar e do professorado. O estudo leva a concluir que todo e qualquer tipo de reforma ou política educacional para ser implementada e praticada deve levar em conta as estruturas de resistência construídas pela cultura escolar, de forma a não deduzir a interiorização de uma reforma apenas pela reprodução verbal dos conceitos da mesma e também de considerar o alcance dos objetivos explícitos e implícitos para sua implementação.
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Objetivou-se pesquisar o uso desse instrumento pelos professores, atrelado às concepções que possuem de avaliação da aprendizagem, o que possivelmente poderia estar prejudicando o bom aproveitamento da Ficha Descritiva. A hipótese desta pesquisa é a de que o uso desse instrumento reduz-se principalmente ao cumprimento de uma exigência imposta pelo Sistema de Educação de Guarulhos. As fontes de dados coletadas são de três naturezas distintas: documentais, secundárias e entrevista. Entre as fontes documentais estão os documentos disponibilizados pela EPG Martins Pena e pelo Departamento de Orientações Educacionais e Pedagógicas (DOEP) do Município de Guarulhos, ambos foram importantes para conhecer as concepções sobre a avaliação da aprendizagem e sobre a Ficha Descritiva dos professores da referida escola e de todos os professores da rede. Já as fontes secundárias são as sistematizações em protocolos de leitura dos documentos obtidos na escola e no DOEP. Finalmente, para conhecer e contextualizar a adoção da Ficha Descritiva e a concepção do departamento de ensino da rede, o procedimento de método escolhido foi a entrevista. Com a descrição dos dados coletados foi possível identificar uma contradição no discurso dos professores. De um lado, expressam um conceito de avaliação da aprendizagem permeado pelas concepções teóricas presentes na reforma do ensino, proposta pelo DOEP, de outro, fazem críticas à Ficha Descritiva, acionando argumentos pautados nas ações e dificuldades do cotidiano escolar, que revelam um conceito de avaliação construído e fortificado com a cultura escolar. A análise dos dados foi feita à luz do referencial teórico de alguns autores que discutem o conceito de Cultura Escolar, sobretudo Frago e Sacristán. Por meio dos conceitos de cultura e reforma escolares, foi possível identificar que a adoção da Ficha Descritiva e a concepção que lhe é subjacente de colocar o sujeito no centro do processo de desenvolvimento e de considerar a avaliação como um fator integrado e complementar à aprendizagem podem não estar sendo efetivadas, de fato, por conta dos reformadores desconsiderarem a cultura escolar e do professorado. O estudo leva a concluir que todo e qualquer tipo de reforma ou política educacional para ser implementada e praticada deve levar em conta as estruturas de resistência construídas pela cultura escolar, de forma a não deduzir a interiorização de uma reforma apenas pela reprodução verbal dos conceitos da mesma e também de considerar o alcance dos objetivos explícitos e implícitos para sua implementação.The starting point of this work was a series of questions about the effectiveness of the Fact Sheet as a monitoring tool of teaching and learning process. The Fact Sheet is the official record of the student's development, serving as a means of assessing learning in Guarulhos' kindergarten. This research aims to investigate the use of this instrument by teachers, linked to their concepts of learning assessment, which could be hindering the proper use of the Fact Sheet. The hypothesis is that the use of this instrument is reduced mainly to fulfill a burocratic requirement of the Education System of Guarulhos. Three different data source were collected: documental source; secondary source and interview. Among the documentary sources there are documents provided by EPG Martins Pena and by the Department of Educational and Pedagogical Guidance (DOEP) of Guarulhos. Both were important to show the teachers’ views on the assessment of learning and the Fact Sheet. The secondary source is a reading protocol that systematizes the information collected from the documents. Finally, to understand and contextualize the establishment of the Fact Sheet and the education department's concept about it, the method chosen was the interview. With the data description it was possible to identify a contradiction in the position of several teachers. On one hand, they express a concept of assessment of learning permeated by theoretical concepts present in the education reform proposed by DOEP. On the other hand, they are critical to the Fact Sheet, bringing arguments based on the actions and difficulties of everyday school life, which reveal a concept of assessment built and fortified within the school culture. Data analysis was made in light of the theoretical framework of some authors who discuss the concept of School Culture, especially Frago and Sacristán. Through the concepts of school culture and educational reform, it was found that the adoption of the Fact Sheet has not been effected due to the disregard of the reformers with the school culture. The study leads to the conclusion that any kind of education reform or policy to be implemented and practiced must take into account the resistance structures built by the school culture so as to not deduct the internalization of a reform only by the retelling its concepts and also consider the scope of explicit and implicit goals for its implementation.165 p.porUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Avaliação da AprendizagemEducação InfantilInstrumento de avaliaçãoCultura EscolarEvaluation of LearningEarly Childhood EducationAssessment instrumentSchool CultureAvaliação na Educação Infantil de Guarulhos: uma análise da reforma educacional sob a perspectiva da cultura escolarAssessment in Early Childhood Education in Guarulhos: an analysis of educational reform from the perspective of school cultureinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPGuarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)Pedagogia11600/679532023-06-07 11:12:37.028metadata only accessoai:repositorio.unifesp.br:11600/67953Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-06-07T14:12:37Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
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